Take a fresh look at your lifestyle.

Café no Cabelo: Antes e Depois, É bom? Funciona?

Não há dúvidas que o café fornece energia para o organismo, podendo até ser usado como combustível antes do treino. Além disso, é comum encontrarmos produtos de beleza que contenham o café em suas formulações. Um exemplo são as máscaras faciais para hidratação e esfoliação. Mas você sabia que café no cabelo também pode trazer muitos benefícios para o fios e o couro cabeludo?

Pois é verdade! Assim como tem ação estimulante no organismo, o café no cabelo pode também estimular o crescimento dos fios, fazer uma limpeza profunda e hidratar o couro cabeludo, dando brilho e mantendo os cabelos saudáveis.

Então, por que não fazer um shampoo de café poderoso ou potencializar a sua máscara de hidratação com o ingrediente para obter todos os seus benefícios. Quer saber como incluir o café no cabelo e transformar a sua rotina capilar para ter cabelos mais fortes, saudáveis e longos mais rápido? Confira abaixo!

Café no Cabelo: Benefícios

O café no cabelo pode trazer muitos benefícios aos fios e ao couro cabeludo.
O café no cabelo pode trazer muitos benefícios aos fios e ao couro cabeludo.

O principal benefício do café no cabelo é o fato dele poder ajudá-lo a crescer mais rapidamente. De acordo com um estudo realizado na Universidade Lübeck, na Alemanha, o crescimento dos fios pode aumentar em até 25% quando aplicamos café no cabelo diretamente no couro cabeludo.

Isso porque o café é um estimulante natural, devido à cafeína em sua composição, que em contato com o couro cabeludo aumenta a circulação do sangue na região, estimulando o crescimento dos fios.

No caso do estudo mencionado acima, a substância utilizada foi a anidra, uma versão de cafeína sintética, completamente pura e sem água em sua composição, ao contrário do café que costumamos comprar no mercado.

Além disso, um estudo publicado no Jornal Internacional de Dermatologia, na Inglaterra, demonstrou que a cafeína bloqueia o DHT, hormônio responsável pela calvície que afeta os folículos capilares, matando as células que produzem os fios.

Durante o estudo, os folículos em contato com a cafeína tiveram uma melhora de 46% em seu crescimento quando comparados aos outros, além de ter o seu ciclo de vida estendido em 37%. No entanto, o resultado positivo também é atribuído ao fato do café conter antioxidantes, que combatem os radicais livres e aumentam a quantidade de nutrientes nas células capilares, evitando que sejam danificadas por eles.

Com isso, de acordo com o jornal Food Research International, o metabolismo dessas células é acelerado e o crescimento do cabelo aumenta significantemente.

Café no Cabelo: Para que Serve

O café no cabelo é capaz de estimular a corrente sanguínea no couro cabeludo e promover o seu crescimento.
O café no cabelo é capaz de estimular a corrente sanguínea no couro cabeludo e promover o seu crescimento.

O couro cabeludo é o grande responsável pelo crescimento dos cabelos. Por isso, é importante manter a saúde da região através de uma limpeza adequada para que os nutrientes possam penetrar na fibra capilar e fortalecer os fios.

Nesse caso, o café no cabelo pode ser de grande ajuda para o couro cabeludo, devido ao teor de cafeína no grão, que ajuda na limpeza das raízes e ativa a circulação sanguínea da região, ajudando a estimular o crescimento dos cabelos.

Apesar dos estudos comprovarem apenas a eficácia da cafeína na versão anidra, tanto a versão do café em pó quanto a solúvel também funcionam da mesma forma nos cabelos.

O único problema é que o café em pó é bem mais difícil de sair dos fios, por isso o café solúvel pode ser mais indicado, principalmente para quem tem os cabelos mais volumosos e ressecadas.

Outra questão é em relação à torra, quanto mais escura, melhor. Isso porque a torra escura possui mais oxidantes. E quanto ao cheiro do café no cabelo, não se preocupe. O cheiro costuma sair rápido na lavagem, principalmente se você fizer o último enxágue com um pouco de vinagre de maçã.

Como Usar o Café no Cabelo

O café no cabelo pode ser usado como shampoo, solução para escurecer, para esfoliação direta noc outro cabeludo ou no creme de hidratação para potencializar os seus efeitos.
O café no cabelo pode ser usado como shampoo, solução para escurecer, para esfoliação direta noc outro cabeludo ou no creme de hidratação para potencializar os seus efeitos.

Muita gente sai por aí dizendo que se misturar o café que consumimos no shampoo, ele será capaz de promover algum efeito no crescimento dos cabelos. Mas, para obter os mesmos resultados do estudo, o ideal seria realizar um tratamento com profissionais especializados, que podem receitar uma formulação específica para o seu caso.

No entanto, há também shampoos de café especialmente criados para esta finalidade, que contém como ingrediente principal a cafeína ou o café, para promover a aceleração no crescimento dos fios, além de combater a queda.

De qualquer forma, os pesquisadores alemães já conseguiram provar que café no cabelo, quando aplicado diretamente no couro cabeludo, faz uma pequena esfoliação, enquanto limpa profundamente.

Isso faz com que a cafeína penetre através dos folículos capilares na camada externa da pele e estimule assim a circulação da região, promovendo o crescimento. Assim, não há razões para não tentar utilizar café no cabelo para obter esses benefícios. Afinal, ele é um ingrediente totalmente natural e super acessível.

Veja como utilizar o café no cabelo abaixo:

Shampoo bomba de café

Para esfoliar o couro cabeludo e fortalecer os cabelos, nada como um shampoo bomba de café. Sendo assim, basta utilizar um shampoo sem sal e um pouco de café.

O ideal é aplicar essa mistura nos fios apenas 2 a 3 vezes por semana, no máximo, para evitar ressecar os cabelos. Veja como fazer abaixo:

  • 1º passo: coloque 3 colheres de café em pó em um frasco de 250 ml de shampoo sem sal (sem sulfato, se possível), misturando bem.
  • 2º passo: deixe a receita descansar de um dia para o outro.
  • 3º passo: aplique o shampoo como de costume, massageando levemente com a ponta dos dedos e fazendo movimento circulares no couro cabeludo, e deixe agir de 3 a 5 minutos.
  • 4º passo: por fim enxágue sem deixar nenhum resíduo e finalize com um condicionador.

Leia mais: Shampoo de Café: Saiba como utilizar para crescer cabelos

Hidratação: Cabelo com Café

Outra forma de usar café no cabelo é fazendo um creme de hidratação que, além de hidratar e dar brilho, também vai fortalecer aos fios. Já o café quando aliado ao mel vai deixar os cabelos mais alinhados e muito mais macios. Veja como fazer a receita abaixo:

  • Utilize uma boa máscara de hidratação – uma excelente opção seria a SOS BOMBA Máscara Desmaia com alga vermelha;
  • Misture 3 colheres de sopa de máscara com 1 colher de mel e 2 colheres de café torrado em pó;
  • Aplique a mistura nos cabelos lavados, sem condicionador e úmidos, deixando agir por
    20/40 minutos;
  • Passado o tempo, enxague bem a mistura, aplique o condicionador e finalize como de costume.

Ambas as receitas podem fazer parte da sua rotina de beleza capilar para ajudar a estimular o crescimento dos cabelos, dar um brilho extra e hidratar. Mas o mais importante, o café vai manter o couro cabeludo saudável através da sua limpeza profunda.

Leia mais: Hidratação com café: Saiba como obter todos os seus benefícios

Café no Cabelo para esfoliar

O pó de café solúvel, por exemplo, possui grãos mais grossos, e quando aplicado no couro cabeludo em sua forma pura, pode ajudar a fazer uma esfoliação perfeita de limpeza e desobstrução dos poros.

Você pode também utilizar a borra de café úmida, basta ativar a cafeína com água fervida por alguns minutos, deixar esfriar e aplicar no couro cabeludo para esfoliar.

Café no cabelo escurece

O café noc abelo pode ser usado para obter tonalidades de castanhos dourados mais quente - como o cold brew
O café noc abelo pode ser usado para obter tonalidades de castanhos dourados mais quente – como o cold brew

O café no cabeo também pode ser usado para escurecer a tonaidade alguns níveis. Mas desta vez você vai usar o café em sua forma líquida. Basta fazer uma solução bastante concentrada e aplicar, depois de fria, nos cabelos secos antes de lavar. Deixe agir por uns 20-30 minutos, depois lave normalmente. Você pode aplicar a solução toda semana até atingir a tonalidade desejada.

Café no cabelo loiro

Como dissemos acima, o café no cabelo pode tingir e escurecer o tom do seu cabelo, principalmente se ele for loiro e bem claro. Se não for esta a sua intenção, melhro evitar. Mas, se você estiver cansada do loiro dourado ou platinado e quiser uma tonalidade mais quente, próxima à um castanho dourado ou chocolate, o café vai ajudar a cehgar nesse tom.

Café no cabelo cacheado

Os cabelos cacheados costumam ser mais secos do meio para as pontas, por conta da dificuldade que as raízes possuem em distribuir a oleosidade natural para o resto dos fios encaracolados. Sendo assim, apesar de promover a hidratação no couro cabeludo através da esfoliação, o café no cabelo cacheado pode aumentar o seu ressecamento.

Isso não quer dizer que você não possa usar as receitas acima para obter os seus benefícios quanto ao crescimento, mas saber dosar a frequência do tratamento e redobrar a sua hidratação para evitar que ele resseque os fios.

Bacana, né? Então teste hoje mesmo e depois volte aqui para compartilhar o resultado com a gente!

Leave A Reply

Your email address will not be published.