Take a fresh look at your lifestyle.

Cabelos Quebradiços: Como Recuperar? Hidratação?

Os cabelos estão sempre sendo expostos a inúmeras agressões (poluição, sol, ventos e químicas), diariamente. Com isso, os fios vão perdendo nutrientes e enfraquecendo, ficando cada vez menos resistentes e consequentemente, tornando-se cabelos quebradiços.

O problema é que muita gente não consegue diferenciar o problema de um cabelo quebradiço de outros problemas mais sérios, como a queda ou até mesmo calvície. Na verdade, os fios de cabelos podem se quebrar por todo o comprimento, ficando mais visível na frente, próximo à raiz ou nas pontas.

No entanto, quando os cabelos começam a crescer após um período de renovação capilar, é normal que os fios novos se pareçam com fios quebrados na frente ou próximos à raiz.

Neste caso, basta observar se o restante dos cabelos estão saudáveis e hidratados. Agora se você notar que, além desse efeito “frizado ou franzido”, algumas mechas possuem espessuras diferentes com textura endurecida ou emborrachada, estão sem brilho e sem elasticidade ou com pontas duplas, esses são indícios claros de cabelos quebradiços.

Calma, não precisa sair por aí arrancando todos os cabelos! O problema é bem simples de ser resolvido. Basta ficar sempre atenta a estes sinais e tentar seguir uma rotina de cuidados para reverter o caso. Os tratamentos são vários e irão variar de acordo com os danos causados, mas em geral todos muitos fáceis.

Quer aprender como tratar dos cabelos quebradiços para nunca mais ter o problema novamente? Então continue lendo o artigo abaixo e entenda porque isso acontece, como tratar e prevenir para que não volte mais. Confira!

Como identificar os cabelos quebradiços?

Para identificar os cabelso quebradiços fique atenta à textura do cabelo.
Para identificar os cabelso quebradiços fique atenta à textura do cabelo.

É perfeitamente normal passar a mão nos cabelos e perceber que alguns fios se desprendem facilmente. Isso não é motivo nenhum para se preocupar, pois em condições normais costumamos perder cerca de 100 fios de cabelo diariamente, por conta da renovação capilar.

No entanto, se esse volume aumentar e você notar que o bulbo capilar não está junto dos fios, isso pode ser sinal de cabelos quebradiços. Neste caso, procure observar também a sua textura e aparência. A identificação dos cabelos quebradiços é feita pelo desgaste da estrutura dos fios.

Se todos os fios tiverem uma aparência hidratada, brilhante e uniforme, a situação está normal. Cabelos saudáveis têm os fios cobertos por camada de escamas bem fechadas (cutículas), que protegem o interior do cabelo, através de um padrão regular — capaz de reter as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo — mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

Porém, se os fios de cabelos parecerem porosos, ásperos, opacos, sem brilho, sensibilizados, secos, finos, espigados, sem elasticidade, franzidos, sem cor e com pontas curtas, duplas e rígidas, você precisará tratá-los para reverter esse quadro.

Por que os cabelos se quebram?

Os cabelos quebradiços são causados por danos de ressecamento por química ou outros agentes físicos.
Os cabelos quebradiços são causados por danos de ressecamento por química ou outros agentes físicos.

Cabelos quebradiços podem ocorrer devido aos danos físicos ou químicos. Além dos fatores físicos naturais, como exposição solar (raios ultravioletas), vento, poeira, falta de umidade do ar, água do mar e cloro, a tração mecânica da escova e o excesso de calor do secador e da chapinha são algumas das suas causas mais comuns.

Já os danos químicos podem ser causados por excesso de tintura, descoloração, procedimentos como escovas progressivas ou de relaxamento (alisamentos) e uso de produtos sem filtro solar.

Além disso, a exposição frequente ao ar condicionado, prender o cabelo molhado ou úmido com elástico, usar shampoos muito concentrados com detergente, falta de cuidados adequados e uma alimentação inadequada pobre em nutrientes (vitaminas e minerais) também contribuem para o ressecamento dos fios culminando em cabelos quebradiços.

Dentre os procedimentos químicos mais perigosos e que mais danificam os cabelos, estão a descoloração ou decapagem, que além de utilizar amônia, retiram todos os pigmentos, oxida os aminoácidos, e destrói de 15 a 45% da cisteína. As escovas progressivas, especialmente que utilizam formol, também são grandes responsáveis.

Os cabelos submetidos à todos esses danos acabam perdendo muitos dos seus nutrientes e ficando fragilizados, por isso tendem a ter uma maior facilidade para quebras. Há casos também em que as quebras se devem à doenças, como a tricorrexe nodos, que altera o fio de cabelo com o aparecimento de nós ao longo dos fios; e as doenças endócrinas, que afetam a tireoide, por exemplo.

Diferença entre quebra e queda capilar

As causas dos cabelos quebradiços são diferentes de queda de cabelo.
As causas dos cabelos quebradiços são diferentes de queda de cabelo.

Com as explicações acima, já dá para diferenciar quando o problema é quebra ou queda capilar. Caso tenha observado alguns fios pela casa, procure notar de alguns deles ainda possuem uma pequena massa esbranquiçada. Caso sim, o seu problema é a queda de cabelo, que se desprende da raiz trazendo consigo parte do bulbo capilar.

Agora, no caso da quebra, os fios não caem por inteiro, se rompendo antes mesmo de chegar à raiz, se partindo em dois e apresentando uma ponta mais espessa.

As quedas podem ter diversas causas também, como estresse, carências alimentares e uma doença chamada Alopecia Areata (calvície). Nesses casos, o fluxo de queda dos cabelos é bem maior, provocando falhas de formato redondo pela cabeça. Neste caso, recomenda-se procurar um dermatologista ou tricologista para obter o diagnóstico e o tratamento adequado.

Apesar de parecer simples, nem sempre essa identificação é fácil, mas é crucial para determinar o tratamento correto.

Como recuperar os cabelos quebradiços

Com alguns cuidados você consegue recuperar a aparência saudável dos cabelos quebradiços.
Com alguns cuidados você consegue recuperar a aparência saudável dos cabelos quebradiços.

No caso de cabelos quebradiços ao longo dos fios ou nas pontas, as causas mais prováveis para a quebra devem estar relacionadas aos fios ressecados e danificados por inúmeros fatores.

O seu tratamento vai depender do quanto os fios estão danificados. Por isso, procure a ajuda de um profissional para avaliar melhor os cabelos e indicar o tratamento mais adequado.

É importante lembrar que quanto mais químicas agressivas você submeter os seus cabelos, como alisamento, tintura, relaxamento e até escovas — mais problema de quebras você terá.

Os cuidados adequados vão evitar cortar os fios para se livrar das pontas duplas. Assim, de um modo geral, recupera-se os cabelos quebradiços das seguintes formas:

  • Utilize suplementos alimentares à base de vitamina E e outros nutrientes para fortalecer os fios (leia mais sobre isso abaixo);
  • Hidrate semanalmente os cabelos com produtos adequados ou ingredientes naturais;
  • Aposte em produtos enriquecidos com óleos essenciais, queratina ou uréia;
  • Evite alisar ou pintar os cabelos, secador e chapinha mais de 1 vez por semana;
  • Faça tratamentos profundos como cauterização capilar, selagem capilar ou botox capilar para recuperar os fios, de vez em quando.

Normalmente, os tratamentos e cuidados com os cabelos quebradiços são capazes de recuperar totalmente os fios em aproximadamente 2 anos. Porém, já é possível disfarçar os danos em cerca de 1 ou 2 meses com os cuidados e tratamentos seguidos corretamente.

Os tratamentos de cauterização e selagem capilar, por exemplo, são excelentes opções para hidratar profundamente o cabelo e obter o efeito imediato e prolongado. Veja mais sobre eles abaixo.

Produtos para recuperar cabelos quebradiços

É possível utilizar vários produtos diferentes para tratar os cabelos quebradiços.
É possível utilizar vários produtos diferentes para tratar os cabelos quebradiços.

Além das sugestões de cuidados acima, é preciso incluir produtos específicos capazes de restaurar os fios, mantendo-os saudáveis e macios ao longo do tempo de tratamento. Sendo assim, alguns exemplos de tratamentos para cabelos quebradiços devem conter os seguintes ingredientes:

  • Óleos essenciais: os óleos de Argan, Monoï ou Melaleuca, por exemplo, são capazes de reconstruir as camadas de proteção dos cabelos;
  • Capilisil: é um tipo de açúcar que preenche os espaços entre as escamas dos fios, formando uma nova camada de proteção nos cabelos, fortalecendo da raiz até as pontas;
  • Uréia: é um hidratante super potente que ajuda a reter a água dentro dos cabelos;
  • Shampoo sem sal: o shampoo sem sal é mais suave e menos agressivo aos fios fragilizados;
  • Queratina e ceramida: substâncias que agem diretamente na estrutura dos fios, deixando-os mais grossos e substituindo temporariamente a queratina natural do cabelo perdida.
  • Silicone: cria uma capa protetora que protege os fios de novas agressões e sela não deixando a umidade sair.
  • Esfoliante capilar: envolve uma combinação de produtos naturais que permite uma limpeza profunda desde a raiz, restaurando o cabelo danificado e fortalecendo os novos fios.

Leia mais: Óleo de amêndoas doce: para que serve?

Tratamentos para os cabelos quebradiços

Existem muitos tratamentos para os cabelos quebradiços.
Existem muitos tratamentos para os cabelos quebradiços.

De acordo com especialistas, a recuperação dos cabelos quebradiços vai depender muito do estado em que o cabelo se encontra. No caso de danos sofridos por processos químicos, desde que não sejam a escova progressiva de alisamento, a hidratação constante pode resolver, podendo ser feita até em casa e com ingredientes naturais.

Já os casos de danos muito agressivos, os tratamentos mais profundos realizados em salões, como cauterização ou botox capilar são os mais indicados. A maioria deles utilizam técnicas de recuperação com queratina, proteína que acaba prejudicando a estrutura do cabelo quando retirada em excesso.

Veja todas as opções abaixo:

Hidratação Capilar

Uma das melhores opções para tratar cabelos quebradiços é repondo a umidade natural dos fios perdida pelo ressecamento através de uma hidratação capilar. Ela pode ser feita em casa ou no salão de beleza, com ingredientes caseiros (hidratação com mel) ou com uma boa máscara de hidratação.

Leia mais: Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços! Veja aqui!

Reconstrução Térmica

A reconstrução térmica também é uma técnica que possui bons resultados, como a selagem capilar, que usa como base a queratina para recuperar a estrutura dos fios, repor a massa perdida e depois selar as cutículas para garantir uma maior duração dos seus efeitos.

Leia mais: Reconstrução capilar Caseira: Como fazer? Funciona?

Cauterização ou Plástica Capilar

O tratamento de cauterização é capaz de repor vitaminas, proteínas e a queratina perdidos na fibra capilar de forma mais eficaz e profunda que na hidratação. O seu principal ativo também é a queratina que promove uma recuperação de dentro para fora, devolvendo massa e força aos cabelos, deixando-os mais fortes, macios, hidratados e revitalizados. O tratamento é indicado para os cabelos quebradiços altamente danificados, porosos, com pontas duplas ou muito lesionados pelo uso constante de secador e chapinha.

Leia mais: Realinhamento Capilar Funciona? Veja 10 benefícios!

Botox Capilar

Outra alternativa para cabelos quebradiços é o botox capilar, uma técnica de recuperação que age diretamente na estrutura dos fios, selando as cutículas e repondo a massa perdida dos fios por agentes externos como sol e poluição. Assim, o preenchimento incorpora mais espessura a raiz e as pontas, eliminando pontas duplas, o frizz e o volume do cabelo.

Cronograma capilar

O cronograma capilar é uma espécie de tratamento intensivo que pode ser incorporado na rotina de beleza dos cabelos. Ele vai ajudar na recuperação dos cabelos quebradiços ao alternar tratamentos e técnicas diferentes para repor nutrientes perdidos e manter os cabelos saudáveis. Basicamente, ele consiste em alternar a reconstrução, hidratação e devoluções de massa capilar e vitaminas para um cabelo.

Sugestão de tratamento intensivo para cabelos quebradiços

É possível fazer um tratamento intensivo para recuperar os cabelos quebradiços em 2 semanas.
É possível fazer um tratamento intensivo para recuperar os cabelos quebradiços em 2 semanas.

Segue abaixo uma sugestão de tratamento intensivo para recuperar a vitalidade dos fios de cabelos quebradiços em duas semanas.

Para iniciar o tratamento, você vai precisar cortar as pontas duplas e ressecadas e passar a lavar os cabelos em dias alternados (um dia, outro não), alternando as hidratações caseira (2 vezes), profunda (3 vezes) e instantânea (2 vezes), prosseguindo na sequência abaixo:

1º Dia – 1ª lavagem

Faça um hidratação profunda com 2 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de abacate. Lavar os cabelos com shampoo, retirar o excesso de água com uma toalha e passar a mistura nos fios, evitando o couro cabeludo. Deixar agir por 20-30 minutos e depois enxaguar normalmente.

3º Dia – 2ª lavagem

Faça uma hidratação caseira com ½ abacate + 1 gema de ovo, misturando no mixer ou liquidificador. Em seguida, passe a mistura nos cabelos secos, incluindo o couro cabeludo, e deixe agir por 30 minutos, lavando depois normalmente com shampoo e condicionador.

5º Dia – 3ª lavagem

Faça uma hidratação instantânea com uma ampola da sua preferência. Lave os cabelos como de costume e retire o excesso de água com uma toalha, para em seguida passar a ampola nos cabelos, deixando agir por 5 minutos. Depois, enxágue normalmente.

7º Dia – 4ª lavagem

Faça um hidratação profunda com 2 colheres de creme hidratante + 10 ml de Bepantol líquido. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe a mistura nos fios, evitando o couro cabeludo. Por fim, deixe agir por 20-30 minutos e enxágue em seguida.

9º Dia – 5ª lavagem

Faça uma hidratação instantânea com uma a ampola de sua preferência. Lave os cabelos, retirando todo o excesso de água com uma toalha e passe a ampola nos cabelos, deixando agir por 5 minutos. Em seguida, enxágue bem.

11º Dia – 6ª lavagem

Faça uma hidratação caseira com um mix de óleos: óleo de coco, óleo de abacate e óleo de rícino, misturando uma colher de sopa de cada óleo. Passe a mistura nos fios secos desde o couro cabeludo até as pontas e coloque uma touca, deixando agir por 30 minutos. Por fim, lave os cabelos com shampoo para retirar todo o resíduo do óleo e finalize com um condicionador.

13º Dia – 7ª lavagem

Faça um hidratação profunda com 2 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida, lavando bem os cabelos com shampoo antes e retirando o excesso de água com uma toalha. Passe o creme nos fios, evitando o couro cabeludo e deixando agir por 20-30 minutos. Por fim, enxágue bem.

15º Dia – Coloração

Após passado o período da hidratação, invista na coloração para devolver o aspecto saudável aos fios, recuperar e reavivar o tom natural dos cabelos com coloração, tonalizante ou apenas banho de brilho.

Leia mais: Melhores marcas de tinta de cabelo

Como recuperar a saúde dos cabelos com suplementação?

Nada vai adiantar os tratamentos no cabelo se você não estiver mantendo uma alimentação adequada ou estiver com deficiência de vitaminas e minerais. Existem vários suplementos para melhorar a saúde dos fios. Os nutrientes essenciais para manter um cabelo saudável, são os seguintes:

  • Proteínas: recuperam e fortificam os cabelos quebradiços;
  • Ômega 3: mantém a saúde do couro cabeludo e a hidratação natural dos fios;
  • Biotina: ajuda a aumentar a circulação do couro cabeludo, promovendo o crescimento rápido e saudável do cabelo;
  • Silício: atua na regeneração da derme capilar, regularizando a secreção sebácea e fortalecendo os fios;
  • Vitamina A: promove o brilho, agindo na síntese de gordura dos folículos pilosos, estimulando o crescimento do cabelo;
  • Vitamina E: estimula a circulação no couro cabeludo ajudando no crescimento;
  • Ferro e Vitamina C: reduz a perda de cabelo, aumentando a circulação no couro cabeludo e ajudando no crescimento.

Veja também: Falta de vitamina D causa queda de cabelo?

Dicas para manter os cabelos saudáveis

É possível fazer um tratamento intensivo para recuperar os cabelos quebradiços em 2 semanas.
Para manter os cabelos saudáveis e evitar cabelos quebradiços mantenha uma rotina de cuidados.

Para evitar os cabelos quebradiços, o ideal é seguir com uma série de cuidados além dos tratamentos capilares descritos acima. Na verdade, o melhor tratamento é a prevenção através desses mesmos cuidados.

As máscaras de tratamento à base de queratina vão ajudar a restaurar a camada externa dos fios e protegê-los das agressões externas, os shampoos anti quebras irão fortalecer o bulbo capilar dos processos químicos e evitar que os fios se rompam.

Mas de um modo geral, os cabelos vão caindo e nascendo lentamente através de um ciclo de vida de aproximadamente 5 anos. Portanto, para garantir que os cabelos se mantenham sempre saudáveis durante esse período, siga as dicas abaixo:

  • Use sempre um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e que não contenha muito sal, evitando friccionar demais o couro cabeludo (movimentos leves com as pontas dos dedos, espalhando de cima para baixo);
  • Retire sempre todo o excesso de shampoo e condicionador ao enxaguar os cabelos;
  • Lave os cabelos no máximo duas vezes por semana;
  • Não lave os cabelos em água quente, que desidrata e estimula a produção de sebo, podendo provocar a descamação do couro cabeludo;
  • Evite usar o secador, e quando usar mantenha-o afastado no mínimo a 10 centímetros dos fios;
  • Aplique uma máscara de hidratação semanalmente para manter o cabelo saudável e nutrido;
  • Utilize pentes de madeira com dentes largos para pentear, que evitam a eletricidade dos fios diminuindo o frizz;
  • Durante o processo de recuperação evite expor os cabelos aos raios solares sem filtro;
  • Mantenha uma alimentação balanceada sem alimentos gordurosos e refrigerantes;
  • Invista em cápsulas e suplementos alimentares para auxiliar no tratamento dos cabelos quebradiços;
  • Fique longe da chapinha, mas quando for utilizar passe um protetor térmico;
  • Evite o mar ou piscina enquanto estiver com os cabelos quebradiços;
  • Penteie os cabelos de baixo para cima, subindo vagarosamente;
  • Evite friccionar demais a toalha na cabeça;
  • Não fique enrolando os cabelos com os dedos, isso enfraquece os fios;
  • Não prenda o cabelo molhado com elástico, a umidade pode causa dermatite seborreica, que deixa o cabelo oleoso e opaco, além da caspa.

Conclusões finais

Se mesmo com todos os cuidados para manter o cabelo saudável e hidratado, eles permanecerem quebradiços por semanas ou meses, procure um médico especialista para avaliar a necessidade de exames de sangue para diagnosticar possíveis doenças que possam estar causando estas alterações nos cabelos.

O tratamento para cabelos quebradiços pode ser longo e trabalhoso, porém os resultados são bastante eficazes e duradouros.

Mas, seguindo todas essas dicas e tratamentos, os seus cabelos ficarão mais fortes, bonitos e resistentes por muito mais tempo. Volte para nos contar como foi a sua experiência!

Leave A Reply

Your email address will not be published.