Take a fresh look at your lifestyle.

Cabelo Curto Ruivo 2019

O cabelo ruivo curto já é uma das maiores tendências há algum tempo. Embora a tonalidade avermelhada represente apenas 1% da população em todo mundo, isso nunca impediu que a mulherada mais ousada adotasse o ruivo como coloração preferida para mudanças de visual.

Se você sempre foi ruiva, já sabe que para manter a cor e a saúde dos fios são necessários alguns cuidados especiais. E se você nunca coloriu os cabelos de ruivo, melhor levar em consideração todos esses cuidados com a cor antes de aderir ao vermelho.

Os vermelhos, sejam eles bem intensos e vibrantes, apenas acobreados ou tons mais alaranjados como o “strawberry blonde”, estão entre as colorações que mais sofrem com o desbotamento acelerado nos fios e alterações de tonalidades ao longo do tempo.

Dependendo da sua cor original e da tonalidade escolhida na mudança, é até possível ficar ruiva sem descolorir os cabelos por inteiro. Mas fique atenta, entre os processos de tonalização ou descoloração e os retoques são muitos os cuidados que não podem ser ignorados para manter a cor vibrante e bonita.

Por isso, um bom corte de cabelo pode ajudar nessa mudança e manutenção, como os cortes para cabelo curto ruivo, como o long bob (nos ombros ou pouco acima) ou short bob (acima da linha do queixo), channels clássicos ou de bico e as muitas variações de pixies, desfiados, com franja, entre tantos outros.

O cabelo curto ruivo logo se tornou uma das maiores tendências para turbinar o visual e adquirir uma aparência bem moderninha. Além disso, cabelo curto nunca sai de moda, ideal para o verão e super adequado a todas as estações.

E aí, interessada em testar? Separamos abaixo várias dicas de cortes que se encaixam em todos os estilos, e ainda incluímos algumas informações sobre tratamentos e produtos necessários para manter a saúde, a cor intensa e a beleza dos fios após a transformação para o cabelo curto ruivo dos seus sonhos.

Inspire-se!

Por Que o Cabelo Curto Ruivo é o Ideal?

cabelo curto ruivo é ideal
O cabelo curto ruivo é ideal para quem quer ter praticidade e a aparência jovem.

As tonalidades de ruivo são as mais difíceis de se obter com precisão. Dependendo da cor original dos cabelos, o pigmento vermelho é capaz de fornecer diversos tons diferentes de ruivo até chegar na tonalidade desejada.

Além da cor original dos cabelos, muitas outras variáveis entram na equação, como a resposta dos fios em detrimento da descoloração, a forma como eles irão absorver o pigmento e claro, o tom escolhido.

Diferente do loiro, que pode misturar inúmeros reflexos e nuances em uma mesma coloração, os tons de vermelho tem origem em uma coloração global distribuída de forma homogênea por todo o comprimento e extensão dos cabelos para evitar manchar.

No caso dos cabelos mais longos, serão necessários mais pigmentos para colorir o cabelo por inteiro. Além disso, os cuidados para com os fios também serão maiores. Além de desbotarem mais rapidamente, as pontas são a área que mais sofre com os desgastes ao longo do tempo, adquirindo logo o aspecto espigado.

Já no caso do cabelo ruivo curto, o desbotamento e o perigo do ressecamento das pontas é bem menor. Isso porque o cabelo curto demanda menos manutenção com relação ao comprimento dos fios e as extremidades são retiradas periodicamente para manter o corte.

Além disso, por causa do comprimento mais curto, a tonalidade é distribuída mais facilmente, sem que haja diferenças de cores ou perigo de manchar. Sem falar que a quantidade de coloração usada é bem menor.

Como Escolher o Ruivo Mais Adequado ao Seu Tom de Pele

A tonalidade original do cabelo vai influenciar dependendo da tonalidade do cabelo curto ruivo.
A tonalidade original do cabelo vai influenciar dependendo da tonalidade do cabelo curto ruivo.

Você pode pintar os cabelos da cor que quiser, mas algumas tonalidades são mais adequadas ao tom de pele da pessoa que outras. No caso dos tons de vermelhos, as possibilidade são quase que infinitas.

Sendo assim, o vermelho pode oferecer tonalidades de ruivos mais alaranjados, mais escuros, intensos e vibrantes ou apenas acobreadas. O ideal é escolher uma tonalidade que irá promover uma melhor harmonia com os seus traços, tom de pele e corte de cabelo junto ao seu estilo.

Para isso, existem os profissionais visagistas que estão mais habilitados para descobrir o tom de ruivo que melhor vai se encaixar no seu tom de pele e no seus estilo de ser.

De um modo geral, as tonalidades de ruivos mais abertas, como o laranja e o cereja, entre outros, são ideais para os tons de pele claros e rosados. Já os tons de pele amarelados combinam mais com as variações de fundo acobreado, com o strawberry blond.

No caso da pele morena, as tonalidades devem valorizar a sua cor sem causar muito contraste. Assim, o ideal é apostar em variações acobreadas mais escuras, como o vermelho borgonha e acaju.

Já a pele negra deve entender que os tons de vermelho profundo não são os mais indicados, por isso o ideal é investir em tonalidades menos intensos.

E Quem Deseja o Ruivo Mas Não Quer Descolorir?

Tem muita mulher que gostaria de testar a tonalidade do ruivo, mas não quer descolorir os cabelos. Saiba então, que a descoloração pode não ser necessária, mas isso é uma exceção.

Entenda que o procedimento de descoloração depende muito da tonalidade que a pessoa deseja adotar e o tom original da sua cor nos cabelos.

Para se ter uma ideia, as tonalidades de ruivo mais escuras e avermelhadas, como borgonha e marsala, são bem mais fáceis de atingir por não necessitarem de um fundo mais claro.

Portanto, na maioria das colorações que envolvem estas tonalidades, não há necessidade de descoloração. No entanto, quanto mais escuro for a cor original do cabelo, menos intenso será a tonalidade do ruivo.

Já se a sua cor desejada for os ruivos acobreados, dourados ou até alaranjados como o strawberry blonde, somente uma avaliação prévia vai poder determinar a necessidade ou não de descoloração. Mas em geral, cabelos mais escuros vão exigir a descoloração para que o pigmento seja distribuído uniformemente.

Minha Cor Original Influencia na Coloração Final?

Como já mencionamos, dependendo da tonalidade que você deseja adotar, a cor original dos cabelos, seja ela natural ou tingida, vai influenciar no resultado final.

Sem dúvida, os cabelos loiros ou mais claros vão precisar descolorir menos ou nada, dependendo do tom de ruivo escolhido. Já as tonalidades de castanho vão dificultar mais o processo. Mas isso não quer dizer que não possa ser feito.

No caso do cabelo já ter um excesso de pigmento nos fios de colorações anteriores mais escuras que o tom de ruivo escolhido, como preto, castanho ou mesmo vermelho, a descoloração é fundamental.

Existem até casos que o especialista recomenda a retirada total da coloração anterior antes do procedimento. Isso pode ser feito deixando os cabelos crescerem naturalmente e utilizando shampoos antirresíduos para ajudar a remover os pigmentos. Ou fazer uma decapagem, que é uma descoloração intensa em que se retira todo o pigmento dos cabelos.

Outro fator importante é sempre dizer ao especialista quais procedimentos já foram realizados nos fios e que permanecem neles, incluindo colorações, resultados anteriores e outras químicas. Só assim, ele vai poder saber o que fazer para proporcionar o resultado que você espera sem provocar danos à fibra capilar.

Como Cuidar do Cabelo Curto Ruivo Após Coloração

O cabelo curto ruivo necessita de cuidados especiais.
O cabelo curto ruivo necessita de cuidados especiais.

Normalmente, os cuidados com os cabelos após uma descoloração são mencionados ao final da postagem. Mas resolvemos falar sobre isso antes das dicas de cabelo curto ruivo abaixo para que você tenha consciência de tudo que será necessário antes de optar pela transformação.

Isso porque, se você se arrepender, tirar o ruivo dos cabelos é muito mais difícil, e escurecê-los será a sua única opção. Portanto, tenha certeza daquilo que você quer antes de adotar um cabelo curto ruivo.

Mesmo sem ter passado por uma descoloração, o cabelo curto ruivo vai precisar de cuidados especiais para prolongar ao máximo a sua cor, pois o pigmento vermelho costuma sair com facilidade da fibra capilar.

Sendo assim, é fundamental investir em produtos que ajudem a preservar a intensidade da cor para adiar o desbotamento, prolongar a cor e manter a saúde dos fios. Como por exemplo, shampoos específicos para cabelos tingidos que contenham fórmula antioxidante, propriedades hidratantes e filtro UV.

Além dos produtos específicos, não pense que o cabelo curto ruivo não vai precisar de tratamentos. Portanto, um cronograma capilar com hidratações e nutrições é fundamental para que o cabelo se mantenha hidratado e não fique poroso, perdendo a cor mais rapidamente.

Outro fator muito importante é sempre utilizar um protetor térmico nos cabelos com filtro solar para criar uma camada de proteção extra nos fios, porque os cabelos ruivos sofrem demais com os danos causados por agentes externos (exposição solar, falta de umidade do ar, poluição,etc).

Os cabelos ruivos costuma se oxidar e desbotar facilmente quando molhados ou expostos à todos esses fatores. Alterne também as lavagens e nunca em água com temperatura muito quente para não abrir demais as cutículas ou shampoo antiressíduos em excesso, tudo isso vai retirar o pigmento mais rápido dos cabelos e acelerar o seu desbotamento.

Produtos Específicos Para Cabelo Curto Ruivo

As tonalidades de ruivos necessitam de produtos especialmente desenvolvidos cabelos quimicamente tratados. Portanto, o ideal é investir em shampoos sem sal e finalizadores com filtro UV, que protegem os cabelos contra os raios solares, o principal fator de desbotamento das cores mais vibrantes.

O cabelo curto ruivo também vai precisar se modelado, dependendo do corte, para dar mais movimento aos fios, mudar a aparência de vez em quando e deixá-los mais modernos. Assim, aposte em finalizadores e pomadas modeladoras para um visual mais ousado, ou leave-in e óleos para mantê-los alinhados.

O leave-in, por exemplo, deve ser termoativado para ajudar a manter os fios hidratados e protegidos de altas temperaturas do secador, difusor e chapinha.

Eles são ideais para tipos de cabelo curto ruivo mais finos, lisos e oleosos, mas também são indicados para todos os tipos de cabelos. Opte por aqueles que contenham filtro solar acima de 30 FPS para proteger dos raios de sol também.

No caso dos óleos, o óleo de Argan e o silicone são excelentes para dar um acabamento macio, se livrar das pontas duplas e ajudar a reduzir o frizz. Mas se quiser mesmo hidratar, o óleo de argan fará todo o trabalho.

Utilize também um protetor térmico sempre antes de secar os cabelos com o secador, chapinha ou babyliss. O spray Vitamino Color 10-em-1 , protege os fios e ainda controla o frizz, tem ação antiquebra, acentua o brilho e sela as pontas duplas.

Todos esses produtos irão blindar os fios das agressões externas e prolongar a cor intensa e radiante por muito mais tempo dos cabelos curtos ruivos.

Banho de Brilho no Cabelo Curto Ruivo

Já que o vermelho é um dos tons que mais desbotam com facilidade, é importante sempre mantê-lo hidratado e protegido de todas as agressões diárias. Assim, inclua no seu cronograma capilar um banho de brilho com tonalizante para hidratar e prolongar a cor dos cabelos.

O banho de brilho tem o poder de hidratar e valorizar a tonalidade escolhida para o cabelo curto ruivo que já está meio desbotado, mas que ainda não está no momento de fazer um retoque profundo.

É uma ótima opção para quem quer mantê-los saudáveis entre as colorações. Para fazer o banho de brilho, basta comprar o produto pronto ou misturar um tonalizante na cor escolhida com uma máscara hidratante e creme revelador.

A aplicação é feita nos cabelos úmidos pré lavados e deixar agir por 30 minutos. Depois é só enxaguar e aplicar um condicionador para cabelos tingidos e finalizar como preferir.

Leia mais: Tonalizantes indicados para grávidas: Existe? Quais os melhores?

Hidratação e Nutrição para Cabelo Curto Ruivo

Se o seu cabelo estiver ressecado, você vai recisar fazer uma hidratação capilar antes do procedimento. No entanto, após a coloração ela deve fazer parte também do seu cornograma capilar semanal para repor a água e os lipídios perdidos durante o processo, principalmente se envolver descoloração.

Inclua também a nutrição na sua rotina de cuidados, que vai agir profundamente na fibra capilar repondo todos os nutrientes perdidos, não apenas água. Você pode investir em máscaras nutritivas e mais potentes ou fazer uma umectação nos cabelos com óleos essenciais.

Leia mais: Cabelos Quebradiços: Como Recuperar? Hidratação?

Reconstrução Capilar para Cabelo Curto Ruivo

Caso o cabelo curto ruivo tenha passado por uma descoloração profunda para receber o tom desejado, a reconstrução é muito indicada para devolver a massa, umidade e nutrientes perdidos à fibra capilar.

Normalmente, a reconstrução capilar é feita com produtos à base de queratina líquida, proteína natural dos cabelos essencial para a saúde deles.

A queratina pode ser incorporada no seu cronograma capilar, podendo ser utilizada até semanalmente, dependendo dos danos causados. Só não pode ser usada sem necessidade e em excesso, pois causa o enrijecimento dos fios provocando quebras.

Opções de Cortes de cabelo Curto Ruivo

As opções para cabelo curto ruivo são praticamente infinitas.
As opções para cabelo curto ruivo são praticamente infinitas.

Agora que você optou pelo cabelo curto ruivo e já sabe como cuidar dos cabelos tingidos, está na hora de decidir o melhor corte para valorizar a sua cor.

Uma das maiores tendências dos últimos anos são os fios cortados acima do queixo, como no “Short Bob” ou o tradicional “Chanel”. Os Bobs podem ser feitos com ou sem graduação com uma base reta e estruturada.

É um estilo que combina com todos os tipos de rosto, podendo ser adaptado a cada um para valorizar os traços ou disfarçar os defeitos. Como por exemplo, o rosto redondo demais e gordinho, que devem optar por uma versão em fio reto. Já os rostos mais alongados podem optar por versões com franja e repicados, no estilo mais bagunçado.

O Chanel pode ser tradicional ou até de bico, em que a frente é mais longa que atrás, para um visual mais moderno. Ele pode também ser usado com franja ou não, dependendo do formato do rosto.

Os pixies são mais modernos e dramáticos, para quem não tem medo de ousar. Eles pode ter franja alongada, nuca batida e orelhas expostas, excelentes opções para cabelo curto ruivo. O pixie é perfeito para os rostos mais ovalados, mas pode ser adaptado a todos os outros tipos de rostos, através de camadas no topo da cabeça ou fios mais alongados.

Leia mais: Corte Para Quem Tem Pouco Cabelo: Melhores Dicas com Fotos!

Cabelo Curto Ruivo: Short Bob

O Short Bob nada mais é que uma versão atualizada do Chanel, mas que funciona muito bem em todos os tipos de cabelos, dos lisos aos cacheados. O corte mantém a base reta na altura do queixo, batendo na nuca, mas pode trazer bicos alongados na parte da frente e ter um efeito “messy hair” ou “beach like”, bagunçadinho que valoriza ainda mais o estilo.

O short bob é uma excelente opção de corte de cabelo curto ruivo para quem deseja cortar mas “nem tanto”. As colorações ideais para o cabelo curto ruivo no Short Bob podem ter reflexos acobreados ou tons de loiros avermelhados para acentuar o efeito do corte. Já os ruivos mais escuros e profundos, como o cereja ou borgonha, são mais ousados, despojados e descontraídos.

Para finalizar, deixando os fios mais cacheados e ondulados com mais movimento, amasse as pontas com leave-in ou creme para pentear. Veja mais opções abaixo:

cabelo curto ruivo short bob
O cabelo curto ruivo short bob com tonalidade mais viva é super moderno.

Cabelo Curto Ruivo: CHANEL

O Chanel é um dos cortes mais atemporais de todos os tempos, sendo perfeito para quem escolheu acompanhar as tendências para o cabelo curto ruivo. No cabelo curto ruivo, o visual fica meio retrô, principalmente nas tonalidades mais claras, como o vermelho natural, vermelho acobreado e o loiro acobreado ou avermelhado.

Leia mais: Chanel de Bico: Curto, Franja, Cacheado, etc

Você pode apostar em várias versões do corte chanel, como o chanel de bico, por exemplo, que é perfeito para quem deseja um certo ar de modernidade e atenuar o rosto mais gordinho. Já o chanel com franja deixa o visual ainda mais vintage e emoldura mais o rosto. Veja mais opções abaixo:

cabelo curto ruivo chanel
O cabelo curto ruivo chanel reto com franja pode ser moderno e sofisticado ao mesmo tempo quando em tons alaranjados.
cabelo curto ruivo chanel
cabelo curto ruivo chanel de frnaja reta clássico tem um ar romântico.
cabelo curto ruivo chanel
Um cabelo curto ruivo chanel de fios alongados e bagunçados ficam super modernos.
cabelo curto ruivo chanel
O cabelo curto ruivo chanel de bico é tendência atual.
cabelo curto ruivo chanel
Um cabelo curto ruivo chanel bem curtinho fica super moderninho e ainda elegante.

Leia mais: Ombré Hair Vermelho: Perca o medo e se atreva a ficar maravilhosa!

Cabelo Curto Ruivo: PIXIES

Os cortes pixies são sempre tendência e nunca saem de moda. Eles possuem muitas variações que podem se adequar a qualquer formato de rosto. É o cabelo curto ruivo que mais faz sucesso para quem quer mudar o visual drasticamente.

Nas suas várias versões, o pixie pode vir com franja longa ou curtinha, desfiado ou com fios mais alongados na frente, cortados em camadas, arrepiados, mais repicados, de nuca bem batida e levantada, mais volumoso no topo, entre tantas outras.

Seja qual for a opção, o pixie pode ser elegante e muito sensual, caindo super bem em todo tipo de cabelo. O visual sempre será autêntico e destacará todos os traços do rosto.

Para o cabelo curto ruivo pixie, aposte em tons de ruivo mais fechados, como vermelho profundo, fantasia, acaju e borgonha para ser mais dramático. Já os tons mais próximos dos ruivos naturais, como o strawberry blonde e o ruivo acobreado dão uma aparência mais retrô. Veja algumas opções abaixo:

cabelo curto ruivo pixie
O cabelo curto ruivo pixie com franja mais longa e lateral curta é super atual.
cabelo curto ruivo pixie
O cabelo curto ruivo pixie em tons alaranjados são super arrojados e modernos.
cabelo curto ruivo pixie
O cabelo curto ruivo pixie em tonalidade mais escura fica super elegante.
cabelo curto ruivo pixie
O cabelo curto ruivo pixie com mechas mais vibrantes dão uma apar6encia jovem e moderna.
cabelo curto ruivo pixie
O cabelo curto ruivo pixie é muito versátil e combina com todas as tonalidades.

Cabelo Curto Ruivo: Acobreado

Os cortes de cabelo curto ruivo acobreado são opções para quem não deseja radicalizar na cor, mas dar uma iluminada no visual. Eles são ideais para quem já tem os cabelos castanhos não muito escuros ou loiros. Ficam bem em qualquer tipo de corte. Veja algumas opções abaixo:

cabelo curto ruivo acobreado
O cabelo curto ruivo acobreado com franja longa lateral e leves ondas está super atual.
cabelo curto ruivo acobreado
O cabelo curto ruivo acobreado no Shor Bob bagunçado fica super moderno e jovial.
cabelo curto ruivo acobreado
O cabelo curto ruivo acobreado no corte chanel é ótima opção para quem não quer ousar demais.
cabelo curto ruivo acobreado
o cabelo curto ruivo acobreado fica bem em qualquer corte de cabelo dando uma r sofisticado.

Cabelo Ruivo Curto: Com Franja

O cabelo curto ruivo com franja pode ser usado de muitas maneiras: com franja mais longa e desfiada, franja reta e curta ou franja longa. As franjas disfarçam os rostos mais redondos mas também podem criar uma moldura no rosto destacando ainda mais as feições. Veja algumas opções abaixo:

cabelo curto ruivo com franja
Cabelo curto ruivo com franja pode ser usado com fios mais longos e repicados.
cabelo curto ruivo com franja
cabelo curto ruivo com franja curta e fios mais longos em camadas disfarçam o rosto mais cheinho.
cabelo curto ruivo com franja
O chanel de bico para cabelo curto ruivo com franja curta fica super moderno.
cabelo curto ruivo com franja
O cabelo curto ruivo com franja mais longa lateral é um clássico que não sai de moda

Cabelo Curto Ruivo Cacheado

Os cabelos cacheados podem se beneficiar muito dos cortes de cabelo curto ruivo, pois iluminam o rosto, dão mais volume e movimentos aos fios. Veja algumas opções abaixo:

cabelo curto ruivo cacheado
Cabelo curto ruivo cacheado com franja longa dá volume e movimento aos cachos.
cabelo curto ruivo cacheado
O Short Bob cai muito bem para cabelo curto ruivo cacheado.
cabelo curto ruivo cacheado
Cabelo curto ruivo cacheado fica lindo na cor acobreada.

Cabelo Curto Vermelho Escuro

O cabelo curto vermelho escuro é ideal para quem gosta de destacar o rosto e dar um ar mais dramático ao corte de cabelo. Costuma combinar bastante com estilos modernos e mais arrojados. Veja algumas opções abaixo:

cabelo curto ruivo escuro
A pele morena fica bem com cabelo curto ruivo escuro masala.
cabelo curto ruivo escuro
O cabelo curto ruivo escuro fica muito sofisticado no corte chanel.
cabelo curto ruivo escuro
fazer mechas mais avermelhadas para contrastar com o cabelo curto ruivo escuro dá um visual mais moderno.
cabelo curto ruivo escuro
O cabelo curto ruivo escuro fica ótimo para quem já tem o cabelo castanho.
cabelo curto ruivo escuro
Para quem não quer descolorir o cabelo, o cabelo curto ruivo escuro é ideal.

Cabelos Ruivos Curtos Masculinos

Os cabelos ruivos curtos masculinos podem ter os mais variados estilos, seja um undercut com mais volume no topo, combinando barba, cacheado ou não, é sempre uma aparência moderna. Veja algumas opções abaixo:

cabelo curto ruivo masculino
Cabelo curto ruivo masculino combinando com a barba fica super bacana.
cabelo curto ruivo masculino
O cabelo curto ruivo masculino com laterias mais compridas e fios longos no topo da cabeça é bastante versátil.
cabelo curto ruivo masculino
Para cabelo curto ruivo masculino apostar no topete é um clássico.
cabelo curto ruivo masculino
O cabelo curto ruivo masculino undercut em camadas e fios compridos na frente do tipo moicano é super moderno.
cabelo curto ruivo masculino
Um cabelo curto ruivo masculinomais curto na lateral e no topo vai bem em qualquer estilo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.