Take a fresh look at your lifestyle.

Cabelo Chumbado: O que é? Como tirar?

Uma das tendências de moda que apareceu nos últimos tempos foi o cabelo platinado com nuances acinzentadas. No entanto, esse efeito “granny hair” nem sempre é o resultado de uma escolha consciente. Às vezes, os cabelos loiros adquirem um efeito parecido, mais conhecido por “cabelo chumbado”, sem que fosse esse o objetivo.

Isso é muito comum de acontecer durante a coloração, estragando o efeito iluminado. Mas neste caso, tem solução!

Normalmente, os fios de cabelo acabam acumulando pigmentos de colorações anteriores e muitos resíduos de outros procedimentos, além de sofrerem diversas agressões ambientais (poluição, vento, sujeira, exposição solar), físicas (escovas, secador, chapinha) e químicas (alisamentos, tinturas), que retiram seus nutrientes e o brilho natural.

Por outro lado, o excesso de tintura no cabelo, por conta dos ajustes na manutenção da cor, os fios acabam obtendo esse aspecto de cabelo chumbado, ao ganhar tonalidades acinzentadas, irisadas, metalizadas e até mesmo verdes e arroxeadas, após o tingimento. E isso não é só um problema específico das loiras, como veremos mais a seguir.

Assim, pensando em acabar com esse terror capilar, vamos desvendar abaixo tudo sobre o efeito “cabelo chumbado”, para que você saiba porque acontece, como prevenir e manter o brilho e a cor intactos por mais tempo. Agora, se a sua intenção é “chumbar” os cabelos de propósito, continue lendo que também vamos ensinar como conseguir o efeito!

Confira!

O que é efeito “cabelo chumbado”?

Cabelo chumbado é quando os fios ficam acinzentados e sem brilho
Cabelo chumbado é quando os fios ficam acinzentados e sem brilho

De acordo com os profissionais, chamamos de cabelo chumbado fios que estão sobrecarregados pelo acúmulo de pigmentos de colorações anteriores e outros resíduos deixados por produtos químicos para alterar a tonalidade dos fios, como os tonalizantes, banhos de brilho e até mesmo máscaras matizadoras.

Tudo isso, ao longo do tempo, acaba deixando resíduos nos fios que, modificam a cor desejada ou causam o efeito de cabelo chumbado.

Normalmente, o fenômeno é muito mais comum nos cabelos loiros, devido a descoloração dos fios para atingir os tons mais claros. Como os pigmentos dos fios são retirados nesse processo, os cabelos ficam mais sensíveis e com mais facilidade para absorver qualquer outro pigmento ou tipos de químicas, durante a manutenção da cor e cuidados.

No entanto, o cabelo chumbado não é só um problema específico das loiras. As morenas e ruivas também podem sofrer do mesmo problema, podendo ocorrer em todas as tonalidades de cabelos, especialmente as que possuem um fundo amarelado e que foi descolorido para obter essa cor.

Como identificar um cabelo chumbado?

Para identificar o cabelo chumbado, basta observar a tonalidade dos fios e a sua opacidade. Geralmente, o cabelo chumbado adquire uma aparência opaca, sem brilho, com tonalidades que variam entre acinzentadas, esverdeadas, azuladas, arroxeadas ou até irisadas (nas cores do arco-íris) após o tingimento.

Caso tenha notado essas características, é hora de começar um tratamento específico para reverter o efeito, embora ele seja capaz de sair naturalmente durante as lavagens, sem muitos esforços.

Cabelo Chumbado Verde

Normalmente, os cabelos com efeito chumbado costuma apresentar um aspecto acinzentado, em diferentes tonalidades de cinza. Mas o efeito o mesmo efeito cabelo chumbado pode apresentar tons de verde.

Em geral, isso acontece muito quando os cabelos muito claros ou platinados ficam expostos constantemente às químicas utilizadas na água para tratar piscina. O cloro e outros químicos são os principais responsáveis pelas mudanças de coloração dos cabelos, deixando-os esverdeados.

Cabelo Chumbado Roxo

O efeito de cabelo chumbado também pode mudar a tonalidade dos fios para o roxo. Isso acontece muito quando utilizamos os shampoos e cremes matizadores para desamarelar os cabelos. Como tempo, estes produtos deixam tantos resíduos que os fios começam a pegar o pigmento roxo desses produtos, responsáveis pela matização e desamarelamento dos fios.

Como fazer a correção de cabelo chumbado?

Para reverter o efeito do cabelo chumbado é preciso retirar o excesso de pigmento dos cabelos.
Para reverter o efeito do cabelo chumbado é preciso retirar o excesso de pigmento dos cabelos.

Alguns especialistas explicam que, dependendo do estado em que os cabelos se encontram, a decapagem se faz necessária. Ou seja, uma limpeza de reflexo e tom através de uma descoloração profunda.

Um bom produto para esta tarefa é pó descolorante Effaçol Spécial Coloriste, de L’Oréal Professionnel, que além de descolorir com segurança sem danificar os fios, ainda é capaz de retirar inclusive cores escuras mais difíceis de sair, como preto, marrons chocolate intensos e os tons de vermelho.

Por outro lado, existem também inúmeras outras maneiras de reverter o efeito do cabelo chumbado, capazes de retirar imediatamente os tons desagradáveis dos fios. Seguem algumas dicas abaixo:

1 – Utilize um shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos é uma das maneiras mais fáceis e econômicas para se livrar do cabelo chumbado em poucas lavagens.

Em geral, shampoos antirresíduos possuem pH alcalino (entre 7.4 e 8.5), que ao fazer uma limpeza profunda nos fios, removem os excessos de impurezas e restos de produtos, evitando que eles se acumulem. Sendo assim, acabam também ajudando a remover o excesso de químicas dos fios.

Para isso, basta lavar os cabelos com o shampoo antirresíduos em água morna, deixando a espuma agir por, pelo menos, 5 minutos, depois enxaguar. Se quiser, pode repetir o processo e, em seguida aplicar o condicionador, finalizando a lavagem como de costume.

Tente fazer em dias alternados ou a cada 10-15 dias, evitando usar diariamente para não ressecar demais os fios, provocando quedas, e aumentar ainda mais a sua opacidade.

Vá repetindo o processo por algumas semanas consecutivas, até que ele consiga remover o efeito cabelo chumbado aos poucos. Tenha paciência!

2 – Lave com shampoo e pó descolorante

Uma das receitas mais utilizadas para reverter o efeito de cabelo chumbado mais rapidamente é a lavagem com uma mistura de pó descolorante. Para tanto, basta misturar 5 colheres de água oxigenada 20 volumes com 1 colher de pó descolorante (Effaçol Spécial Coloriste, de L’Oréal Professionnel ou outro de sua preferência) em 1 colher de shampoo branco (perolado ou leitoso).

Para potencializar ainda mais o efeito, lave antes com o shampoo antirresíduos como indicado acima, retirando todo o excesso de água com uma toalha, e aplique a mistura nos
cabelos ainda úmidos, massageando bem os fios. Em seguida, deixe agir por, pelo menos, 5 minutos.

Repita esse processo a cada 10 ou 15 dias, alternando apenas com lavagens com shampoo antirresíduos. Se notar que os fios estão ficando muito ressecados, faça uma hidratação leve com máscara branca.

3 – Utilize leite e vinagre de maçã

Outra receita muito utilizada e bastante econômica para reverter o efeito de cabelo chumbado, é utilizar o leite com vinagre de maçã, devido à sua composição ácida. Mas, quando aliado ao leite, que tem efeito hidratante, pode devolver o brilho e a vida aos cabelos.

Para preparar a receita, basta misturar 1 copo (300ml) de leite morno com 30ml de vinagre de maçã, e aplicar nos cabelos úmidos, previamente lavados, deixando agir até notar uma melhora no efeito chumbado dos fios.

4 – Shampoo antirresíduos com Vitamina C

Por incrível que pareça, a vitamina C também também é capaz de remover tinturas, por isso não recomenda-se a sua utilização após colorações. Mas neste caso, ela vai ajudar a reverter o efeito do cabelo chumbado.

Para a receita, misture 20 gotas de vitamina C ou um tablet triturado em 4 colheres (sopa), ou 15ml de shampoo antirresíduos de sua preferência. Em seguida, lave os cabelos deixando o produto agir por 10 ou 15 minutos, dependendo do quanto o cabelo está chumbado.

Casos o tom esteja acinzentado demais, aplicar a vitamina nos fios ainda secos e deixando agir por, pelo menos, 30 minutos, enxaguando em seguida. Para evitar o ressecamento, faça uma hidratação após a utilização do produto.

5 – Utilize produtos corretores de cor

Um outro método indicado por especialistas para reverter o efeito cabelo chumbado, é apostar em produtos que eliminam os reflexos amarelados. Uma opção é o Color Corrector Blondes, que é capaz de neutralizar a tonalidade artificial e sem brilho dos cabelos em apenas uma aplicação, proporcionando uma cor mais natural.

Outra opção é ir ao salão para fazer uma cauterização dos fios com a linha Absolut Repair Córtex Lipidium, que será capaz de combater a porosidade dos fios, ajudando a recuperar o brilho, maciez e a força dos cabelos.

Como prevenir ou evitar o cabelo chumbado?

Para prevenir o cabelo chumbado é preciso tomar cuidados específicos ao matizar os fios.
Para prevenir o cabelo chumbado é preciso tomar cuidados específicos ao matizar os fios.

Para prevenir e evitar o cabelo chumbado, principalmente se você for loiro, o ideal é tomar muito cuidado quando for matizar os cabelos para se livrar o amarelado artificial. Toda mulher que tem os cabelos loiros sabe que aplicar shampoos e máscaras matizadoras é importante para manter os fios iluminados com a cor sempre viva.

No entanto, o excesso de resíduos deixados por esses produtos é uma das principais causas do cabelo chumbado. Na verdade, eles são capazes de desamarelar os fios, mas se usados ou deixados por muito tempo agindo nos cabelos, acabam por provocar o efeito acinzentado ou até roxear os cabelos. O ideal é matizar por apenas 15 minutos, no máximo.

Outra dica é seguir todas essas dicas dadas acima para reverter o cabelo chumbado sempre na frente de um espelho. Assim, você vai conseguir perceber as mudanças na tonalidade dos cabelos.

Também não recomendamos aplicar todas elas no cabelo de uma só vez. O ideal é escolher uma delas e ir testando para ver qual funciona melhor, dependendo do efeito chumbado dos fios. Caso uma delas não dê o resultado esperado, tente outra receita na próxima lavagem.

Na verdade, todas essas dicas foram dadas a fim de evitar a total descoloração dos fios, que vai deixá-los ainda mais ressecados e sem brilho, podendo provocar danos piores e mais graves, como a queda, descamação do couro cabeludo, entre outros.

Um outro truque bem rápido é utilizar a técnica da shampoozada para reverter a situação do cabelo chumbado em casa, caso a cor não esteja muito profunda. Basta aplicar um shampoo antirresíduo nos fios secos e deixar agir por 30 a 40 minutos, enxaguando em seguida. Se necessário, repita o procedimento.

Por fim, não se esqueça de sempre hidratar os cabelos após aplicar essas receitas nos fios, pois esses ingredientes, como o descolorante, shampoo antirresíduos e vitamina C, costumam ressecar bastante as fibras capilares.

Como obter o cabelo chumbado com tinta

Para obter o cabelo chumbado ou granny hair é preciso descolorir os cabelos.
Para obter o cabelo chumbado ou granny hair é preciso descolorir os cabelos.

Agora as dicas são em reverso. Se você platinou e está querendo obter um efeito cabelo chumbado, mas conhecido por “granny hair”, há várias maneiras diferentes de conseguir esse efeito de propósito.

O Granny Hair é um estilo de coloração capilar que tem como objetivo dar uma aparência de fios grisalhos. É uma excelente forma de fazer essa transição, se você já tem muitos cabelos brancos.

Mas a tendência pode ser adotada por qualquer idade, pois fica super moderno. São muitas as tonalidades que podem ser atingidas. Mas em todas elas, os cabelos passam pelo processo de descoloração total dos fios.

Outra dica é não tentar fazer pela primeira vez em casa. Pois o processo de descoloração e tingimento até atingir a tonalidade ideal para o seu tom de pele é demorada e bem mais complicada de fazer ou consertar, caso ocorra algum erro. As cores mais utilizadas são os cinzas platinados e os de tons mais próximos do “chumbo” ou azulados.

Vale ressaltar também que, para sustentar o Granny Hair, não é preciso apenas coragem, personalidade e estilo, mas também muita paciência e cuidados diários específicos com os cabelos para mantê-los na cor ideal, já que os fios ficam mais frágeis e suscetíveis à queda e quebra, devido ao processo de descoloração e tingimento.

Leia mais: Cabelo Platinado Para Morenas: Saiba algumas dicas de manutenção tonalidades e estilos

Como fazer o granny hair

O primeiro passo para fazer o granny hair é descolorir totalmente os cabelos para deixá-los praticamente brancos, a fim de receber a coloração depois, com tintura permanente ou tonalizante. Em geral, os ingredientes necessários são:

  • Pó descolorante para cabelos;
  • Fortificante (ajuda a neutralizar o tom do cabelo, evitando manchas amareladas);
  • Água oxigenada (volume 30, no máximo);
  • Tonalizante ou tintura cinza;
  • Queratina líquida.

Para preparar a mistura, coloque o pó descolorante, o fortificante e a água oxigenada em um recipiente de plástico e mexa até obter uma mistura bem homogênea. Em seguida, aplique a queratina líquida envelopando todos os fios do cabelo, evitando que eles fiquem exageradamente úmidos.

Feito isso, separe o cabelo em mechas finas e aplique a mistura com um pincel de tingir cabelos, deixando agir por, aproximadamente, 50 minutos. Vá verificando a ação nos fios sempre a cada 10 minutos pelo menos, para ver se o cabelos está resistindo.

Passado o tempo, enxágue bem o cabelo até que a mistura saia completamente dos fios. Se precisar, repita o processo, sem a queratina, para descolorir até o tom desejado. Se o seus cabelos resistirem a despigmentação, espere mais 2-3 dias para repetir o processo, pois a descoloração em um único dia não fará bem aos cabelos.

Com a descoloração finalizada, aplique o tonalizante cinza ou a tintura permanente de sua escolha e deixe agir por cerca de 30 minutos.

Cabelo chumbado com Keraton Prata

O keraton Prata é excelente para desamarelar os cabelos loiros e dar um banho de brilho, caso os seus cabelos sejam loiros bem claros. No entanto, os cabelos platinados podem se beneficiar do produto como um matizador pós descoloração, apesar de que só funciona nos cabelos totalmente sem pigmento. os demais devem utilizar o processo acima com tintura e tonalizante para obter uma tonalidade nos cabelos ou o granny hair.

Para a receita, basta misturar o produto com um creme banco, aos poucos até obter um violeta médio, depois aplicar nos cabelos úmidos, deixando agir por cerca de 5 minutos apenas – ou o tempo que preferir para a tingir o tom de ciza desejado. Só tome cuidado para não deixar o cabelo chumbado roxo.

Cabelo chumbado com violeta genciana

A violeta genciana pode ajudar a acinzentar os cabelos para obter o efeito chumbado ou granny hair. Além disso, ela é muito usada para matizar e desamarelar o loiro. É uma opção muito barata que custa em média R$ 1,50, em qualquer farmácia, podendo ser misturada a qualquer creme ou shampoo que você tiver em casa.

Para tingir os cabelos loiros, já descoloridos, recomenda-se misturar 2 gotinhas para 3 colheres de sopa de creme de tratamento branco ou 100ml de shampoo. Basta aplicar essa mistura nos cabelos úmidos, deixando agir pelo tempo determinado pelo fabricante da máscara/creme ou do shampoo.

No caso dos cabelos castanhos claro a louro, a mistura deve ser um pouco mais escura, 3 a 4 gotas para 3 colheres de sopa de creme de tratamento, deixando agir pelo tempo determinado pelo fabricante da máscara/creme ou shampoo.

Mas tenha cuidado, pois o excesso de violeta genciana pode resultar em um cabelo chumbado roxo. Se acontecer, não tem problema, basta seguir todas as dicas acima ou deixar que as lavagens se encarreguem do processo de retirada.

E aí, curtiu nossas dicas? Agora você vai conseguir remover o efeito do cabelo chumbado rapidinho! Teste já e depois volte para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.