Take a fresh look at your lifestyle.

Box Braid Feminino: Como Fazer?

Já ouviu falar em box braid? Mesmo que nem imagine o que pode ser isso, temos certeza que já viu muita gente circulando por aí com elas na cabeça. Ainda não faz ideia do que pode ser? As box braids são tranças mais grossas feitas com material sintético trançadas ao seu cabelo natural.

Elas têm enfeitado o visual de homens e mulheres em todo o mundo, se tornando uma das estilizações mais usadas por quem tem cabelos afro ou não. E são realmente lindas, estilosas e ajudam a aumentar o comprimento dos fios, auxiliando na transição capilar e deixando o visual super bacana e moderno.

Além disso, ainda carregam toda uma simbologia de empoderamento da cultura negra, ressaltando a identidade, a luta e a resistência da raça.

O look caiu rapidamente no gosto de muitas mulheres e já pode ser visto até em pessoas de outras raças, negras ou não, além de em tons diferentes, como castanhos, loiros, pretos e coloridos (azul, roxo, vermelho). Além da diversidade de cores, há também diferentes comprimentos e materiais utilizados.

Se você está enjoada do seu visual e quer dar uma renovada impactante ou está passando por uma transição capilar demorada, as box braids podem ser uma opção muito estilosa. Mas se você ficou com vontade de aderir ao estilo, mas ainda tem dúvidas por não saber como são colocadas, quanto tempo demora para fazer, qual o material utilizado e quais cuidados no dia a dia, nós explicaremos tudinho aqui.

Confira!

Box braid: o que é?

o box braid é uma técnica de trançar o cabelo em fibras sintéticas.
o box braid é uma técnica de trançar o cabelo em fibras sintéticas.

Para quem não sabe, as box braids são tranças individuais mais grossas, feitas em toda a extensão do cabelo, trançando desde a raiz os fios naturais aos fios sintéticos específicos para esta finalidade.

Esses fios têm o poder de alongar os fios, “engrossar” a trança e dar mais durabilidade à ela, garantindo que ela não se desmanche rápido e não fique com uma aparência frisada.

Após o cabelo todo trançado, o fio sintético também desempenha uma função fundamental, dando um acabamento hidro selado, ao ser mergulhado em água quente para que as pontas das tranças sejam fixadas e não se desfaçam.

A maioria das pessoas que optam por essa técnica de penteado é para dar mais volume aos cabelos ou mais compridos, embora você possa utilizar na espessura e comprimento que quiser. O box braid pode ser feito também em cabelos bem curtos, a partir de uns dois dedos de comprimento.

Por isso, muita gente acaba optando pela técnica após ter feito o “big chop” para se livrar das químicas, ou por quem já está com as duas texturas diferentes no cabelo (natural e alisada), por conta da transição capilar ao abandonar a química dos alisamentos.

O box braid é ideal porque conseguem manter a integridade dos fios enquanto eles crescem. Em geral, as mulheres trançam os cabelos por 2, 4 ou 6 meses e ao tirá-las, os cabelos naturais já cresceram o suficiente para cortar toda a química ou lidar com eles naturalmente no comprimento em que está.

Tipos de fibras sintéticas para box braid

O box braid utiiza vários tipos de fibras sintéticas.
O box braid utiiza vários tipos de fibras sintéticas.

Como dissemos, o box braid é feito com tranças de fios sintéticos presos aos cabelos naturais da pessoa. Os materiais mais conhecidos para a tarefa são o jumbo e o kanekalon, cada um trazendo um efeito e custo benefício diferentes.

Por isso, analise antes todas as opções disponíveis para escolher aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos. Veja abaixo:

  • Jumbo: essa é a versão mais comum entre homens e mulheres por ser mais leve, mais fácil de encontrar e com um preço mais acessível também. As pontas podem ficar soltas, se a pessoa quiser e o resultado é fantástico.
  • Kanekalon: essa versão já pesa um pouco mais nos cabelos e não é tão fácil assim de encontrar. Por conta disso, o seu preço é um pouco mais caro. Entretanto, tem gente que acha que ele deixa uma aparência de plástico, enquanto outras acham bastante natural.
  • : essa versão possui o diferencial de oferecer box braids coloridas e estilosas, com uma aparência mais divertida e rústica. Além disso, a lã é mais leve e tem um custo mais baixo também.

Quem pode colocar a box braid?

O box braid deve ser feito por um especialista experiente.
O box braid deve ser feito por um especialista experiente.

Se você decidiu colocar a box braid, a primeira coisa a ser feita é garantir que seus cabelos estejam saudáveis, para que eles aguentem os entrelaçamos sem quebrar. Depois, você deve pesquisar bons profissionais.

As indicações de quem já fez também são válidas, neste caso os grupos e comunidades nas redes sociais ajudam bastante com muitas dicas. Sendo assim, pesquise bastante. O seu cabeleireiro pode te aconselhar ou indicar um bom profissional, se ele próprio não puder fazer.

A loja em que você for comprar a fibra sintética também pode indicar alguém, o importante é procurar por quem tem experiência na técnica. Além disso, observar o trabalho do(a) trancista antes é fundamental para saber se ele(a) atenderá às suas expectativas.

Como são colocadas as box braids e quanto demora?

A box braid é trançada manuamente na raiz dos cabelos.
A box braid é trançada manuamente na raiz dos cabelos.

O box braid é trançada ao cabelo natural através das fibras sintéticas, manualmente da raiz ao comprimento que você quiser. Há quem opte por trançar até as pontas, outros já preferem trançar até metade do cabelo, deixando a outra metade para baixo solta para criar uma mistura mais estilosa. Essa escolha fica a critério da pessoa.

A duração do procedimento vai depender do comprimento escolhido e da experiência do profissional e sua assistente, que pode ir adiantando o outro lado da cabeça. Tranças na altura do peito, por exemplo, pode levar seis horas. Já as tranças abaixo da cintura para baixo costumam demorar, em média, oito horas para serem finalizadas.

O box braid dura três meses, mas é preciso fazer uma manutenção, tirando algumas tranças da frente para serem refeitas com um novo jumbo, por exemplo. Os preços também podem variar de acordo com o tamanho das tranças e o material utilizado.

Cuidados e manutenção

É preciso tomar cuidados específicos com a box braid e fazer a manutenção no período correto.
É preciso tomar cuidados específicos com a box braid e fazer a manutenção no período correto.

As box braids requerem uma atenção especial e alguns cuidados específicos para que o cabelo natural trançado à elas não danifique.

Há um famoso mito em relação à box braid que sugere que a técnica costuma quebrar os cabelos. Mas isso não é verdade e só acontece em duas ocasiões: quando o cabelo está muito danificado por química anterior ou devido à demora para fazer a manutenção.

No caso do cabelo quimicamente tratado, ele costuma ficar muito frágil, podendo ficar mais suscetível às quebras ao serem amarrados nas tranças, mas isso também pode acontecer se a pessoa demorar para voltar ao salão para fazer a manutenção, provocando mais quebras.

Como as box braids costumam durar em média de dois a três meses, intervalo de renovação das tranças deve ser de dois meses ou no máximo de dois meses e meio, porque senão a estrutura começa a soltar e o acabamento já não é mais o mesmo.

Além disso, o ideal é deixar os cabelos naturais descansarem por alguns dias no intervalo entre a retirada e a reaplicação das tranças. Não se esquecendo de seguir com o cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução semanal, tomando cuidado para não deixar nenhum resíduo nos fios.

A hidratação é liberada para quem tem cabelos crespos, pois quanto mais crespo for o cabelo, mais bonita e durável será a box braid. Assim, pode-se hidratar normalmente, e até protetores solares.

Por outro lado, quem tem cabelos cacheados ou lisos, o creme pode fazer a trança escorregar, então hidrate apenas durante o intervalo de manutenção e renovação.

Mas, os cuidados básicos incluem não deixar de lavar toda semana com apenas shampoo, esfregando a raiz delicadamente com as pontas dos dedos no sentido trançado. Evite usar o condicionador para não soltar as tranças e deixar o couro cabeludo ensebado/oleoso.

Lembre-se também que você não deve dormir de cabelo molhado, ele deve estar 100% seco, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. E para evitar o frizz, faça uso de turbantes e toucas para dormir, para proteger as tranças do atrito com o travesseiro.

Modelos de penteados box braids

As box braids podem ser usadas soltas, mas existem várias outras formas de se usar. Os coques, por exemplo, são os penteados mais comuns em variações de estilos. Mas ainda dá para inovar no visual com rabos de cavalo e half buns (semi presos com um nó em cima).

Além disso, os acessórios também podem ser incorporados ao visual, através de lenços, chapéus e até em headbands. Veja abaixo:

  • Coques: esse é o penteado mais popular para usar a box braid, podendo variar bastante, desde algo no topo da cabeça ou mais para baixo, mais solto ou mais apertado, com ou sem acessórios, entre outros.
  • Twists: é possível torcer os fios e adicionar elementos extras para deixar o penteado mais criativo, como por exemplo, torcer o rabo de cavalo ou a franja.
  • Tranças: também dá para fazer tranças a partir das tranças e variar o penteado com várias ideias criativas.

Coque simples

O box braid pode ser usado em um coque simples.
O box braid pode ser usado em um coque simples.

É a maneira mais simples de usar box braid, basta torcer todos os fios e prender no topo da cabeça.

Coque clássico

O box braid fica lindo no coque clássico.
O box braid fica lindo no coque clássico.

Como o coque simples, com a diferença de que as torções são mais alinhadas para que o penteado pareça um coque rosquinha, para um resultado mais leve.

Dois coques

Podem ser feitos dois coques com o box braid.
Podem ser feitos dois coques com o box braid.

Esse é um penteado que se destaca, mais indicado para quem tem atitude. Basta dividir o cabelo em duas partes e prendê-las em coques separados.

Dois coques soltos

O penteado com dois coques soltos é super moderno e bacana.
O penteado com dois coques soltos é super moderno e bacana.

Parecido com os “dois coques”, porém presos no alto com os fios da parte de baixo mais soltos.

Coque com franja lateral

O coque é feito também no topo da cabeça e a franja fica na lateral em cima da testa, excelente opção para casamentos ou festas de formaturas.

Coque com acessórios

O acessórios incrementam o look, como anéis em toda a extensão da box braids.

Coque com turbante

O coque com turbante de box braid fica super estiloso.
O coque com turbante de box braid fica super estiloso.

O turbante também deixa o visual mais empoderado e cheio de atitude.

Rabo de cavalo simples

Para fazer o rabo, basta puxar todas as tranças para trás e prender com um elástico de modo que nenhuma fique de fora.

Rabo de cavalo preso de lado

O rabo de cavalo de lado com box braid é super tradicional.
O rabo de cavalo de lado com box braid é super tradicional.

Esse é o mesmo penteado acima, com a diferença de fazer o rabo de cavalo na lateral, podendo escolher em fazer no alto ou mais embaixo.

Rabo de cavalo com lenço ou turbante

O box braid com rabo de cavalo e leço turbante fica muito moderno e alegre.
O box braid com rabo de cavalo e leço turbante fica muito moderno e alegre.

Os acessórios e as amarrações com lenços ou turbantes também podem ser usados com rabo de cavalo.

Semi preso

Box braid semi preso fica super natural.
Box braid semi preso fica super natural.

O penteado semi preso também é muito fácil e simples de fazer. Basta pegar a parte em cima e prender, e deixar a parte de baixo solta.

Parte entrançado, parte solta

Esse penteado é ótimo para fazer tranças com as tranças, bastando pegar uma ou mais mechas do cabelo com box braids, trançar e deixar uma parte solta.

Trança embutida

A trança embutida é perfeita para quem deseja manter a box braid sempre alinhada, sem qualquer fio ou trança caindo no rosto.

Torções para o lado

O box braid com torções para o ladofica lindo.
O box braid com torções para o ladofica lindo.

Este penteado é prático e ajuda a tirar qualquer fio do rosto, podendo ser facilmente obtido ao torcer a entrança do cabelo para o lado.

Solto com acessórios

O box braid usado solto com acessórios fica incrível.
O box braid usado solto com acessórios fica incrível.

Se você não quiser adotar nenhum dos penteados anteriores, pode deixar a box braid solta e apenas adicionar algum acessório no cabelo como anel ou lenço.

Viu que incrível? A box braid pode ser uma ótima opção para mudar o visual e passar pela transição capilar sem sofrimento. Experimente! Depois volte aqui para nos contar como ficou!

Leave A Reply

Your email address will not be published.