Take a fresh look at your lifestyle.

Botox Capilar O que é? Antes e Depois, Benefícios

Já está provado que em se tratando de beleza, as mulheres brasileiras são uma das maiores consumidoras de produtos no mercado. Por esta razão, há uma infinidade de tratamentos estéticos capilares disponíveis através de métodos diferentes nos salões de beleza, sendo um dos mais populares o botox para cabelo.

Quando falamos em botox, a palavra logo remete ao tratamento estético que leva o nome comercial da toxina botulínica para amenizar a aparência de rugas e marcas de expressão no rosto. No entanto, esse o tratamento não leva a mesma substância, apesar de existirem muitos produtos de cabelo vendidos como botox.

Na verdade, o botox capilar é um tratamento feito em salões de beleza, que pode ser reproduzido em casa para hidratar profundamente os cabelos e eliminar o ressecamento, o frizz, pontas duplas, etc.

A técnica garante a reconstrução dos fios, revitalizando os cabelos e promovendo uma maior maleabilidade às mechas por mais tempo, partindo de um princípio similar ao botox facial ao repor os nutrientes perdidos pelos fios.

Com isso, é possível manter os cabelos mais alinhados e bem cuidados no dia a dia, de forma bem mais prática. Por isso, o botox para cabelo logo se tornou um dos tratamentos capilares “queridinhos” das mulheres.

No entanto, muita gente ainda confunde o tratamento com outras técnicas de alisamento, gerando muita confusão e descontentamento. Para que isso não aconteça, vamos explicar o que é botox capilar e tirar todas as suas dúvidas à respeito. Confira todos os detalhes abaixo!

O que é botox capilar?

O Botox para cabelo é um tratamento reconstrutor.
O Botox para cabelo é um tratamento reconstrutor.

O botox para cabelo, também chamado de botox capilar, é um tratamento intensivo de hidratação aplicado diretamente nos fios, que promove o preenchimento de lacunas deixadas nas fibras capilares pela perda de nutrientes.

O seu objetivo é melhorar a aparência dos cabelos ao recuperar o brilho e a elasticidade dos cabelos. Ele é capaz de reduzir o volume e acabar com o ressecamento, eliminando o frizz e as pontas duplas graças ao realinhamento térmico de zonas alfa e beta da fibra capilar.

Assim, o tratamento promove um aspecto mais saudável através de uma proposta menos agressiva em comparação a outros procedimentos químicos. Por isso, ganhou força após uma série de polêmicas envolvendo o uso de ácido glioxílico – substância que quando aquecida libera o formol, antes utilizado na escova progressiva.

Isso porque o botox capilar é formulado com matérias-primas de baixíssimo peso molecular e que, ao contrário da escova progressiva, não leva formol em sua composição, além de não ter cheiro e não provocar desconfortos como coceira ou ardência nos olhos durante a sua aplicação. Ou seja, na prática, é o tipo de tratamento completamente indolor, inodoro e inofensivo.

Botox facial X Botox capilar

O botox facial é um tratamento de preenchimento cutâneo cuja composição é à base de toxina botulínica tipo A, extraída da bactéria Clostridium botulinum, que atua na paralisação muscular, a fim de amenizar a aparência de rugas e linhas de expressão.

No entanto, como o termo “botox” está sendo também empregado comercialmente para definir alguns cosméticos para tratamentos capilares, algumas pessoas confundem os procedimentos.

Na verdade, ambos compartilham o mesmo nome devido à funcionalidade e efeitos semelhantes. Da mesma maneira que o botox facial relaxa os músculos e ameniza as rugas, o botox para cabelo promove o preenchimento das fibras capilares, melhorando o seu aspecto.

Porém, o botox capilar não utiliza os mesmos componentes, mas aminoácidos, nutrientes e vitaminas próprias para a saúde dos cabelos.

Benefícios do Botox para cabelo

Um dos maiores benefícios do botox para cabelo é a hidratação profunda que vai amenizar os efeitos do ressecamento, agindo internamente na estrutura capilar para repor nutrientes perdidos.

De quebra, o tratamento vai promover o alinhamento da fibra capilar, reduzindo o frizz e até 50% do volume sem remover as ondulações naturais dos cabelos. O botox também protege os cabelos contra agentes externos ao produzir uma blindagem nos fios com uma camada protetora ao redor do fio.

Além disso, graças a selagem e a reposição da massa perdida, que regenera os fios quebradiços e com pontas duplas, o cabelo cresce mais forte e resistente. E por fim, o tratamento ainda vai promover um brilho mais intenso e duradouro, deixando uma aparência bem mais saudável nos cabelos.

Sem falar que, para quem não é adepta a escova e secador no dia a dia, e não tem muita paciência para arrumar os cabelos, o botox capilar deixa os fios mais maleáveis. Portanto, você ganha mais praticidade na sua rotina.

Para que serve e como funciona o botox capilar?

O Botox para cabelo serve para alinhar e hidratar os fios, acabando com o ressecamento, frizz e pontas duplas.
O Botox para cabelo serve para alinhar e hidratar os fios, acabando com o ressecamento, frizz e pontas duplas.

A partir dessas informações, agora já dá pra imaginar para que serve o botox para cabelo. Como ele vai vai agir selando as cutículas (escamas dos fios), o cabelo deixa de perder a sua umidade natural e os nutrientes, normalmente perdidos ao longo do tempo, e passa a ter uma resistência maior, mais brilho e maleabilidade, menos volume e frizz.

Portanto, o botox capilar tem ação reconstrutora e hidratante. Isso porque o tratamento de botox capilar possui várias substâncias nutritivas (aminoácidos, e vitaminas) e hidratantes que vão oferecer ao cabelo as proteínas e vitaminas necessárias para manter a força, flexibilidade e maciez deles.

Como por exemplo, a queratina e a melanina, responsáveis pela rigidez e cor dos fios, respectivamente. A queratina é uma proteína formada por aminoácidos presente em praticamente 90% da fibra capilar, também encontrada na pele e nas unhas. Ela está localizada na parte interna do fio, o córtex.

O córtex, por sua vez, é preservado por uma camada externa protetora, produzida por células sobrepostas e com aparência de escamas, denominada cutícula. É a cutícula que quando abertas e ressecadas ficam com a aparência frisada e sem vida.

Assim como a pele, os cabelos também envelhecem devido a ação do tempo, tornando-se mais ressecados, quebradiços e com perda de pigmentação. Além disso, fatores externos como vento, sol, poeira, umidade, poluição, secador, chapinha e procedimentos químicos também causam perda e queratina, prejudicando a estrutura dos fios.

Pois, é nessa hora que entra a ação do botox no cabelo, a fim de reestruturar as fibras capilares, restituir a massa capilar perdida e deixar os fios hidratados, devolvendo a aparência saudável.

O que podemos esperar como resultado?

O botox para cabelo é capaz de promover a reconstrução dos fios e devolver os nutrientes e massa perdida.
O botox para cabelo é capaz de promover a reconstrução dos fios e devolver os nutrientes e massa perdida.

O sucesso do botox foi tão grande que muitas marcas de produtos para cabelo passaram a usar o nome. No entanto, a intenção inicial do tratamento foi de agir como reconstrutor para recuperar a massa capilar.

Porém como dissemos anteriormente, o efeito da selagem das cutículas causa um alinhamento dos fios e uma perda de volume que acabou sendo interpretado como um alisamento, e até vendido como se fosse o caso.

Mas, apesar dos fios parecerem mais lisos, o botox capilar não é uma escova progressiva, pois ele apenas diminui o frizz e o volume, mas não os cachos e ondas. Ou seja, ele não muda a estrutura do cabelo, e por isso não tem o poder de alisar realmente.

Sendo assim, desconfie de quem oferecer o serviço com a promessa de alisamento total e definitivo dos fios. Pois esta NÃO é a proposta original do botox capilar, e o tratamento pode conter substâncias mais agressivas para fornecer esse resultado prometido.

Assim, para evitar qualquer confusão ou mal entendido, sempre pergunte ou olhe a fórmula do produto antes de fazer o procedimento. Caso identifique a presença de agentes alisantes como o ácidos, guanidina, formol ou tioglicolato de amônia, já está claro que não é tratamento reconstrutor com botox, mas um tipo de escova definitiva ou progressiva.

Já o botox capilar reconstrutor é rico em queratina e aminoácidos, sendo mais indicado para cabelos extremamente danificados, que necessitam de uma selagem no cabelo para controlar a porosidade.

No caso do botox para cabelo, os resultados esperados são cabelos naturalmente alinhados, sem frizz, brilhantes e maleáveis com um “efeito salão de beleza” todos os dias. Porém, cabelos cacheados com ondulações tipo 2A (leves) e 2B (intermediárias) podem perder essas características e ficar com um aspecto mais liso, ainda que por um tempo limitado.

Botox capilar tem formol?

Para que fique ainda mais claro, vamos enfatizar aqui que os produtos para realizar o botox capilar não devem conter formol em sua formulação, nem outros agentes químicos capazes de mudar a estrutura dos fios.

A substância é proibida p pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por causar danos à saúde, além de reações adversas como dores de cabeça, falta de ar, irritação das mucosas e náuseas.

Geralmente, a presença deste químico está vinculada a promessas de alisamento intenso e definitivo, sendo que a sua aplicação envolve o uso de chapinha para ativar a química com o calor.

Já o botox para cabelo é um tratamento reconstrutor com base em queratina e aminoácidos, além de vitaminas, como nas máscaras e revitalizadores.

Indicações e contraindicações para botox capilar

O botox para cabelo não possui contraindicações e pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.
O botox para cabelo não possui contraindicações e pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.

Por ser um tratamento reconstrutor, o botox para cabelo é recomendado para quem precisa de fazer uma hidratação profunda ou repor massa capilar. Ele pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, sendo liso, cacheado ou crespo, que estejam ressecados ou muito finos, , sem volume ou brilho, com frizz e pontas duplas ou danificados por alisamentos ou coloração.

Não há contraindicações, efeitos colaterais ou riscos à saúde, pois não utiliza substâncias químicas nocivas, mas só deve ser realizado à partir dos 12 anos de idade. Além disso, sempre fique atenta à fórmula do produto e consulte um profissional antes de aplicar o tratamento, especialmente se você estiver grávida ou amamentando.

No entanto, por conter queratina na fórmula, o tratamento não deve ser aplicado em excesso, pois pode causar engrossamento e endurecimento dos fios. Assim, não é recomendado fazer botox para cabelo mais de 3 ou 4 vezes ao ano, para não acarretar em quebra, queda e enfraquecimento capilar.

Quanto tempo dura o botox no cabelo?

O tempo de duração do botox para cabelo pode variar de uma pessoa para outra, mas em geral os efeitos costumam durar por cerca de 1 mês a 1 mês e meio, dependendo do tipo de cabelo, estado dos fios e dos cuidados empregados após o tratamento.

Com 30 dias já se pode notar diferenças no cabelo, havendo necessidade de uma nova aplicação. As manutenções devem ser realizadas pelo menos a cada 15 dias ou 20 dias, principalmente se os cabelos forem muito crespos, tiverem muito volume ou os fios ainda estiverem muito ressecados.

Vale lembrar que alguns cuidados específicos ajudam a prolongar sua ação por até 2 meses, como lavar o cabelo em dias alternados, usar água fria ou morna e evitar exposição solar intensa.

Como aplicar o botox no cabelo?

O botox para cabelo pode ser feito no salão ou em casa.
O botox para cabelo pode ser feito no salão ou em casa.

O tratamento de botox capilar pode ser realizado tanto em um salão de beleza quanto em casa. No entanto, os produtos utilizados possuem especificações distintas para cada uso. Por isso, fique atenta aos produtos caseiros e profissionais.

Normalmente, os tratamentos caseiros são à base de queratina e máscaras reconstrutoras. Mas a queratina líquida também pode ajudar a manter o resultado obtido no salão. A sua aplicação é bem simples e pode ser feita em casa.

Como fazer o botox com queratina em casa

Basta lavar os cabelos com shampoo e dar algumas borrifadas de queratina líquida mecha por mecha, aguardando 10 minutos. Em seguida, passe uma máscara hidratante por cima da queratina e deixe agir por três minutos. Por fim, é só enxaguar com água abundante e finalizar a lavagem com o condicionador.

Tratamento de botox capilar no salão

Para aplicar o tratamento com botox para cabelo no salão, reserve pelo menos 2 a 3 horas do seu tempo, dependendo do comprimento e da quantidade de cabelo.

Durante o procedimento, o profissional vai lavar os seus cabelos com um shampoo de limpeza profunda (antirresíduos) para eliminar todas as impurezas acumuladas no couro cabeludo e ao longo dos fios.

Isto vai abrir ainda mais as cutículas e preparar os fios para receber os nutrientes do produto, permitindo que ele penetre mais profundamente nas fibras.

Em seguida, o botox é aplicado para repor os nutrientes, ao longo de toda a extensão dos fios, massageando da raiz até as pontas. Depois de aplicado, o produto deve permanecer nos cabelos molhado em torno de 20 a 90 minutos.

A partir disso, o profissional poderá prosseguir com o processo de duas formas: enxaguar o botox deixando apenas 20% da substância nos cabelos antes de secar e finalizar com chapinha, ou permitir que o produto permaneça no cabelo enquanto seca para que ele penetre de maneira mais intensa.

Depois disso, faz-se um enxágue final e seca novamente com a escova e secador. Os resultados podem ser percebidos logo após a finalização do processo.

Como fazer botox capilar caseiro

Como dissemos, o botox para cabelo também pode ser aplicado em casa. Mas faça os testes de toque e mecha antes de iniciar o tratamento, e fique atenta ao passo a passo para a aplicação do produto:

  • Lave os cabelos por 2 vezes com um shampoo antirresíduos ou shampoo do kit de botox capilar;
  • Retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha e utilize o secador, deixando os fios cerca de 70% ainda úmidos;
  • Separe os cabelos em mechas uniformes;
  • Aplique o produto massageando os cabelos, se estendendo da raiz às pontas, esticando bem os fios com um pente, mecha por mecha;
  • Deixe o botox agir por 20 minutos ou de acordo com a recomendação do fabricante. Não sendo necessário cobrir a cabeça;
  • Lave o cabelo com água abundantemente;
  • Seque bem o cabelo com o secador e escova, podendo finalizar com a chapinha.

Cuidados pós tratamento com botox no cabelo

O botox para cabelo exige alguns cuidados após a sua aplicação para prolongar o sue efeito.
O botox para cabelo exige alguns cuidados após a sua aplicação para prolongar o sue efeito.

Apesar de não haver químicas agressivas em sua composição e ter efeitos positivos, o tratamento com botox para cabelo requer cuidados após a sua aplicação.

Como por exemplo, fazer hidratações semanais ou quinzenais com máscaras ou ampolas de tratamento nutritivo, além de uma cauterização a cada 30 ou 45 dias. Além disso, deve-se evitar shampoos antirresíduos, para não retirar o produto dos fios e diminuir o seu tempo de ação e eficácia.

Marcas Recomendadas de Botox Capilar

Todo produto destinado ao tratamento de botox para cabelo deve seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alerta que a aplicação associada ao uso de chapinha para surtir efeito pode indicar que o produto contenha alguma substância capaz de liberar formol ao ser aquecido.

Portanto, cuidado! SEMPRE analise a marca utilizada para o procedimento e os ingredientes contidos na sua formulação, além de levar em conta a sua confiança no profissional. O produto ideal a ser usado vai depender do seu tipo de cabelo e efeitos desejados.

O seu cabelereiro poderá indicar o melhor produto para o seu caso, sendo que as opções mais usadas nos salões de beleza e em casa o Botox Capilar Argan Oil ou Botox orgânico da Forever Liss; o BBTox Repair Gold da Ykas e o Plástica de Argila, Cadiveu, além das opções citadas abaixo:

1 – L’Oréal Fiberceutic (uso profissional)

Botox para cabelo com L’Oréal Fiberceutic
Botox para cabelo com L’Oréal Fiberceutic

O L’Oréal Fiberceutic é o produto ideal para cabelos grossos, danificados, com porosidade alta. Normalmente, quando as cutículas estão muito abertas, os fios absorvem a água muito rapidamente, mas perdendo na mesma prontidão.

O produto garante mechas saudáveis e flexíveis, através da molécula Intra-Cylane, que permeia até chegar no núcleo da fibra capilar, onde as moléculas são mais resistentes. Segundo a marca, a molécula é capaz de agir por 10 lavagens.

2 – Botox Portier Ciclos (uso profissional)

Botox para cabelo com Botox Portier Ciclos.
Botox para cabelo com Botox Portier Ciclos.

O Botox Portier Ciclos promete um alinhamento e selagem dos fios, além de diminuir o volume e reconstruir as fibras capilares.

O produto contém proteína de trigo, que umedece os fios; ácido lático, que recupera as mechas danificadas; e proteína de soja, que garante movimento e maleabilidade ao cabelo.

3 – Creme Alisante Lola Vintage Girls – 100g (uso caseiro)

Botox para cabelo com Creme Alisante Lola Vintage Girls
Botox para cabelo com Creme Alisante Lola Vintage Girls

O Creme Alisante Lola Vintage Girls é indicado para todos os tipos de cabelo, especialmente os danificados por chapinha e secador.

Sua ação consiste em alinhar e reduzir o volume dos cabelos, com ingredientes que rejuvenescem, alisam e revitalizam os fios. Preço médio: entre R$ 30 e R$ 35.

4 – Botox Capilar Desalfy Hair Biotex Asiática – 250g (uso caseiro)

Botox para cabelo com Botox Capilar Desalfy Hair Biotex Asiática
Botox para cabelo com Botox Capilar Desalfy Hair Biotex Asiática

O produto é indicado para o tratamento de cabelos com química e volumosos, tendo como base a queratina, além de óleo de argan e proteínas, promovendo uma hidratação intensa e a selagem capilar. Não possui formol. Preço médio: R$ 57.

5 – Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume – 100mL (uso caseiro)

Botos para cabelo com Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume
Botos para cabelo com Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume

O Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume é indicado para cabelos volumosos, armados ou rebeldes. Sua composição é à base de óleos de Argan, Monoi, Macadâmia e Ojon.

O produto é liberado para a técnica Low Poo, método de lavagem capilar sem agressões químicas. Preço médio: R$ 25.

6 – Botox de Chuveiro Retrô Cosmético Mona & Lisa – 50g (uso caseiro)

Botox para cabelo de Chuveiro Retrô Cosmético Mona & Lisa
Botox para cabelo de Chuveiro Retrô Cosmético Mona & Lisa

O Botox de Chuveiro Retrô Cosmético Mona & Lisa é indicado para cabelos normais ou ressecados, com ou sem tratamento químico. Sua fórmula não contém formol, mas ácidos naturais, que agem na preparação dos fios para serem termicamente ativados. Preço médio: R$ 8,77.

7 – Natuhair Botox Tradicional – 210g (uso caseiro)

Botox para cabelo com Natuhair Botox Tradicional
Botox para cabelo com Natuhair Botox Tradicional

O Natuhair Botox Tradicional é indicado para todos os tipos de cabelo, pois é um realinhador térmico que promove a redução de volume.

Não tem formol, mas oléo de Argan e Arginina. Preço médio: entre R$ 46 até R$ 53.

Botox para cabelo: Preços

O preço a ser pago no tratamento feito no salão de beleza vai depender do comprimento e volume dos fios, bem como o tipo de produto a ser aplicado. Além disso, também pode variar de acordo com o local na sua região e os profissionais.

Os valores do tratamento podem variar desde R$ 100 a R$ 600. Mas você pode ficar atenta em promoções em salões de beleza ou optar pela compra dos produtos individuais.

Os produtos para o botox capilar podem ser encontrados em lojas online ou lojas específicas de venda de produtos para cabeleireiros, dependendo da marca e quantidade de produto comprado.

Botox capilar injetável

Existe também outro tratamento capilar com Botox que vem sendo muito usado nos Estados Unidos por mulheres que sofrem de suor em excesso (hiperidrose) na cabeça.

Normalmente, a hiperidrose acomete mulheres entre 39 e 50 anos, durante o período da menopausa, devido às muitas alterações hormonais.

O problema é que nem todas as mulheres que aderem ao tratamento possuem o problema. A maioria faz uso do tratamento para evitar o suor no couro cabeludo durante a prática de exercícios físicos e não estragar o penteado.

O tratamento consiste em injeções de toxina botulínica tipo A para diminuir a transpiração excessiva na cabeça, que resseca os fios e obstrui os folículos capilares. A substância inibe o impulso nervoso que induz a produção de suor pelas glândulas sudoríparas, que possuem um revestimento fino de células musculares ao seu redor, que ao se contraírem liberam o suor.

O botox capilar injetável possibilita ficar sem lavar os cabelos por mais tempo, além de “supostamente” estimular o crescimento do cabelo, apesar de não ser comprovado.

As injeções são aplicadas a cada 2 centímetros da região a ser tratada. No couro cabeludo são necessárias 7 aplicações próximas à nuca e mais 6 na região da testa, sendo que os efeitos podem durar por cerca de 7 meses.

Quando absorvido pelo organismo, o botox injetável pode diminuir seus efeitos a partir de 2 a 3 meses após a primeira aplicação. Além disso, o tratamento pode simplesmente não funcionar.

No entanto, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA), não autoriza a utilização deste tipo de tratamento e nem ele é feito aqui no Brasil.

Botox capilar – Antes e Depois

botox-capilar-antes e depois botox-capilar-antes e depois botox-capilar-antes e depois botox-capilar-antes e depois botox-capilar-antes e depois botox-capilar-antes e depois

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre botox para cabelo, vai poder decidir se esse é a melhor opção de tratamento para os seus cabelos. Experimente, e depois volte aqui para compartilhar os resultados da sua experiência.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.