Take a fresh look at your lifestyle.

Bioplastia Nariz Antes e Depois!

A Bioplastia: nariz, queixo, maxilar, glúteos, entre outros locais, é um dos procedimentos estéticos menos invasivos, que mais traz resultados imediatos e de baixo investimento. Não é à toa que com tantos atrativos, a bioplastia vem se tornando tão popular no Brasil.

Na busca pela perfeição, a cirurgia plástica é a grande aliada de milhares de homens e mulheres que desejam modificar permanentemente alguma parte do corpo. E acreditem, umas das modificações mais realizadas é no nariz.

No entanto, nem todo mundo se sente confortável com intervenções cirúrgicas, e neste caso a bioplastia no nariz se torna uma solução bem mais atraente. Isso porque o procedimento permite realizar diversas modificações no formato do nariz através de preenchimentos com uma substância específica moldável, apenas com anestesia local, sem corte ou suturas.

Quer saber como funciona? Vamos explicar abaixo tudo sobre a bioplastia nariz para que você possa garantir a harmonia do rosto, sem sofrer com cirurgias plásticas.

Vamos lá!

O que é a Bioplastia?

A bioplastia nariz é um procediemnto estético de preenchimento cutâneo.
A bioplastia é um procediemnto estético de preenchimento cutâneo.

A Bioplastia é um procedimento estético não cirúrgico e minimamente invasivo, que promove resultados imediatos, permanentes e/ou prolongados, semelhantes a plástica convencional. A diferença é não haver cortes ou suturas, e ser totalmente indolor, podendo ser até acompanhado pelo paciente.

Isso porque a técnica consiste no preenchimento cutâneo através de biomaterial moldável específico e compatível ao organismo, implantado em profundidade. A substância não tóxica e compatível pelo organismo (PMMA ou ácido hialurônico), é implantada a partir de microcânulas de pontas arredondadas sem nenhum tipo de lesão aos vasos sanguíneos e aos nervos.

O procedimento é feito por profissional capacitado, dermatologista ou cirurgião plástico, podendo ser realizado em várias partes do corpo, em consultório médico, apenas por meio de anestesia local.

Por não se tratar de uma cirurgia plástica, o procedimento pode ser feito a qualquer momento, podendo o paciente voltar às suas atividades normais logo após ser feito.

Através da bioplastia é possível moldar as feições do rosto como um todo, aumentar o volume dos lábios ou mudar o formato da boca e do nariz, uniformizar o queixo, preencher rugas ou eliminar marcas da idade.

Embora seja mais indicada para pequenas áreas da face, a bioplastia também é utilizada para aumentar os glúteos, a panturrilha, dar volume corporal, como bíceps, tríceps, peitoral e muito mais.

Como é feita a Bioplastia

A bioplastia nariz é feita com preenchimento de biomaterial.
A bioplastia é feita com preenchimento de biomaterial.

A bioplastia é feita através do preenchimento cutâneo com micro grânulos feitos de biomateriais compatíveis implantados com agulhas sob as camadas profundas da pele, para que se incorporem naturalmente ao corpo, podendo ser definitivo ou temporário.

As substâncias usadas, por exemplo, são o ácido hialurônico e o Polimetilmetacrilato (PMMA), descoberto anos atrás na Alemanha, mas que já vinha sendo utilizado na medicina para crescimento ósseo, implantes nos joelhos e intra-oculares, para corrigir imperfeições de amputações e eliminar a necessidade de plástica.

No entanto, foi apenas há cerca de 10 anos que esses biomateriais passaram a serem utilizados como substâncias injetáveis na técnica de bioplastia. Mas, logo se tornaram um enorme “hit” por aqui.

O PMMA, por exemplo, é um composto bioexpansor capaz de cobrir todo o local onde é aplicado. Porém, a substância é biologicamente inerte e não tem movimentação na área injetada, apenas a partir de movimentos musculares comuns.

Além disso, após ser injetado, o PMMA reage com a produção de colágeno, elastina e fibroblastos da pele, ajuda a aumentar o volume da região e a sustentar a pele sem ser reabsorvido pelo organismo, promovendo um resultado natural, permanente e duradouro, sem efeitos colaterais ou riscos à saúde.

Importante: o Conselho Federal de Medicina alerta que a substância só deve ser usada em pequenas áreas e em pouca quantidade, sendo o paciente responsável e ciente dos riscos ao optar pelo procedimento.

PMMA e Ácido Hialurônico: Qual é o melhor?

A bioplastia nariz pode ser feita com PMMA.
A bioplastia nariz pode ser feita com PMMA.

As duas substâncias mais utilizadas como biomaterial injetável durante o preenchimento são o PMMA (“metacril”) e o ácido hialurônico, sendo a durabilidade a principal diferença entre elas.

No caso do PMMA, o resultado da aplicação é permanente, pois o biomaterial não é absorvido pelo corpo, e uma vez aplicado, não há como retirá-lo. Por isso, há muito o que se considerar antes de optar pelo procedimento.

Por um lado, você não precisará reaplicar, no entanto, caso não esteja satisfeita com o resultado ou ocorra alguma complicação, não há o que fazer à respeito.

Já o preenchimento com ácido hialurônico é temporário, e costuma durar de 7 a 12 meses, mais indicado para preenchimentos faciais, visto que se trata de uma molécula produzida pelo nosso próprio organismo, natural e sem o risco de rejeição.

A sua desvantagem está no preço e no fato de ter que ser reaplicado anualmente. Por isso, a maioria das pessoas acabam optando pela PMMA.

Onde pode ser feita a Bioplastia

bioplastia nariz
A bioplastia pode ser aplicada em várias partes do corpo, mas é mais indicada para a face.

Já que a bioplastia é mais indicada para pequenas áreas, o preenchimento com PMMA ou ácido hialurônico, pode ser usado para corrigir sulcos ou cicatrizes após cirurgias, mudar o formato indesejado de partes do corpo, preencher e eliminar rugas e marcas de envelhecimento, para moldar os contornos ou dar volume às feições do rosto e outras áreas do corpo que perderam o formato original com a idade. Sendo assim, algumas das áreas onde podem ser tratadas com a bioplastia incluem:

  • Bochechas: permite corrigir imperfeições da pele, como marcas deixadas pela acne e devolver ou aumentar o volume na região;
  • Nariz: permite afinar e levantar a ponta do nariz, assim como diminuir a base do nariz e corrigir desvios ou imperfeições, mudando o formato;
  • Queixo: ajuda a delinear melhor o queixo, aumentar, e deixar mais arredondado, diminuir imperfeições e corrigir assimetrias para dar mais harmonia ao restante do rosto;
  • Lábios: permite aumentar o volume dos lábios, definir os contornos ou mudar o formato;
  • Maxilar: permite dar movimentos de fala e mastigação e alterar a linha do rosto;
  • Glúteos: permite levantar a pele e dar mais volume. No entanto, é uma área maior que o indicado, e tem mais chances de complicações pela quantidade elevada de biomaterial;
  • Mãos: devolve a elasticidade para a pele e ajuda a disfarçar as rugas que surgem naturalmente com a idade.

A bioplastia também pode ser utilizada por portadoras do vírus HIV para corrigir deformações no corpo e no rosto devido aos sintomas da doença e à medicação usada. Da mesma forma, a bioplastia também pode ser útil para melhorar a aparência de pacientes com Síndrome de Romberg, caracterizada pela ausência de tecidos e atrofia da face.

Bioplastia: Nariz

A bioplastia nariz pode ser realizada para corrigir vários defeitos.
A bioplastia nariz pode ser realizada para corrigir vários defeitos.

A bioplastia no nariz é também chamada de plástica sem cortes ou rinoplastia não cirúrgica. Neste caso, o procedimento requer uma anestesia local devido às aplicações com agulha, com o paciente acordado durante todo o procedimento.

Por ser uma técnica de preenchimento cutâneo, normalmente é indicada para quem possui pequenas deformações ou desejam aumentar ou moldar alguma parte do nariz, como empinar ou amenizar o formato “nariz de falcão”.

Apesar de ser um procedimento seguro e simples, como a maioria das bioplastias realizadas em outras partes do rosto e do corpo, a bioplastia nariz não é reversível. No entanto, dependendo do material utilizado, pode ser temporária.

Em todo caso, o biomaterial injetado adere a pele e incorporado como parte do organismo, não sendo possível ser retirado após aplicado, mesmo que não tenha a mesma duração. Por esta razão, é preciso avaliar todas as condições e ter certeza de que o resultado será o desejado.

Para tanto, o profissional faz antes uma análise do caso e utiliza técnicas de visualização de imagens para que o paciente possa estar ciente das alterações, tendo uma prévia de como será o resultado após a aplicação.

Como é Feita a Bioplastia Nariz?

A bioplastia nariz é realizada através de pequena perfuração na base nasal.
A bioplastia nariz é realizada através de pequena perfuração na base nasal.

A aplicação do biomaterial é feita em uma região bem específica, próxima ao osso, para melhor aderir ao local e no meio do músculo, para que possa ser moldado no formato desejado.

O procedimento é feito logo após a aplicação da anestesia local, através de um pequeno furo (pertuito) de agulha, na base nasal, por onde será introduzida uma microcânula para o transporte do biomaterial (PMMA) até o local desejado.

O material implantado é moldável por quatro dias após o procedimento, período que leva para o líquido fazer a suspensão das moléculas, se “solidificar” e ser absorvido e substituído pelo colágeno, produzido naturalmente pelo organismo para manter o formato desejado.

A bioplastia nariz, pode ser feita para empinar a ponta, preenchendo a base do nariz para criar o sustentáculo nasal que irá projetar a ponta para cima. Há quem deseje amenizar o aspecto adunco, também conhecido por “nariz de falcão”, criando um ângulo reto entre a ponta e a região da glabela, onde se inicia o nariz.

Em ambos os casos, o procedimento costuma durar mais ou menos uma hora, podendo ser acompanhado pelo paciente, e o inchaço permanece na pele por no máximo dois dias.

Após o procedimento, o paciente pode voltar às atividades normais, apenas tomar alguns cuidados com a região onde o material foi aplicado.

Leia também: Como emagrecer o rosto? Confira 5 dicas Infalíveis!

Quando é recomendada a Bioplastia Nariz?

A bioplastia nariz é indicada para corrigir deformações no nariz.
A bioplastia nariz é indicada para corrigir deformações no nariz.

A bioplastia no nariz é mais indicada para quem possui uma giba no dorso do nariz (calombo), uma irregularidade no dorso, que basta ser corrigida deixando-o reto.

Antes, para a sua correção as alternativas eram reduzir o calombo ou aumentar o resto do dorso com cirurgia plástica. No entanto, a bioplastia nariz é capaz de fazer preenchimentos na raiz ou base nasal (região entre as sobrancelhas) e/ou na supraponta do nariz, de modo a criar uma linha reta, para que o dorso fique mais alto e disfarce a giba.

Contudo, é importante ressaltar que, justamente por ser um preenchimento, que o procedimento não é muito indicado para quem já possui um nariz grande. Pois, a bioplastia é capaz de corrigir imperfeições, buracos e desvios, e não diminuir o tamanho do nariz.

Muita gente confunde, pois o preenchimento desta área neste caso, acaba dando a sensação de um nariz menor (diminuição por adição), devido a criação da linha reta, que possibilita esse “encurtamento”.

É importante avaliar bem essa questão de “nariz grande”, pois as vezes confundimos o problema estético e atribuímos o efeito a causas erradas. Por exemplo, o problema pode não ser o comprimento do nariz, mas o calo ósseo. Nesse caso, a bioplastia pode ajudar a corrigir esse defeito.

Por outro lado, um dorso muito baixo também pode ser corrigido com a bioplastia, dando uma aparência mais fina e definida ao nariz, através da elevação do dorso. Muitas vezes, esse procedimento é feito para corrigir uma rinoplastia mal sucedida, que reduziu demasiadamente o nariz, deixando-o desproporcional ao rosto.

Veja alguns exemplos, abaixo:

A bioplastia nariz molda e harmoniza as feições
A bioplastia nariz molda e harmoniza as feições
bioplastia nariz: atenuar o osso nasal
A bioplastia nariz para ateuar o osso do nariz.

 

Principais benefícios da técnica

A principal vantagem da bioplastia nariz ou em outras áreas do corpo é o resultado ser imediato e duradouro, sem que você tenha que repetir o procedimento. Além disso, no caso do preenchimento com PMMA, são muito os benefícios:

  • O custo é baixo;
  • Não requer internação;
  • Não possui cortes e suturas;
  • O procedimento é rápido, em consultório apenas com anestesia local;
  • Praticamente indolor;
  • Recuperação rápida;
  • Não é preciso trocar ou remover o produto;
  • Promove a auto estima.

Possíveis riscos para a saúde

Não há como falar dos benefícios sem mencionar os possíveis riscos à saúde que a bioplastia possa vir a oferecer. No caso da bioplastia em geral, os riscos vão depender da substância injetada e do local.

Em se tratando do preenchimento com PMMA, os riscos são elevados quando é aplicado em grandes quantidades, em áreas maiores ou diretamente no músculo. Podendo causar, inchaços e dor no local da aplicação, infecções, morte dos tecidos e deformações no corpo, piorando a autoestima.

No caso da bioplastia nariz, especificamente, os riscos seguem de acordo com o biomaterial utilizado, a seguir:

Bioplastia Nariz: Metacril ou PMMA

A bioplastia de nariz com PMMA divide opiniões entre os dermatologistas. Apesar de ser um procedimento seguro e minimamente invasivo, a alergia ao material é sempre um risco.

Isso porque o material é estranho ao corpo, e a rejeição é possível, sendo mais difícil tratar as complicações, por se tratar de um material não removível. Assim, o tratamento pode resultar em anos de uso de medicamentos corticoides.

No entanto, a maioria dos casos relatados de problemas com a bioplastia envolvem outras regiões, como as nádegas e os seios, sempre relacionados à grande quantidade de metacrilato aplicada. A bioplastia de mama, por exemplo, pode impedir a detecção do câncer de mama.

Assim, ao descartar o procedimento nas mamas e glúteos, ou outras regiões maiores do corpo, a bioplastia nariz não é contra indicada e não oferece maiores riscos, visto pelo local e quantidades menores.

Além disso, é fundamental que o procedimento seja feito por um médico qualificado, para evitar má aplicação que pode resultar em danos físicos, como deslocamento da substância para outro local e deformações, comprometendo a estética facial.

A procedência e qualidade do material também é essencial. O médico deverá também pedir uma bateria de exames pré operatórios, como de alergia à anestesia, aumento da pressão arterial e alergia ao produto.

Caso você apresentar vermelhidão, inchaço ou alteração da sensibilidade no local onde a substância foi aplicada, dirija-se ao pronto-socorro o quanto antes. As complicações de preenchimento com PMMA podem surgir 24 horas depois da sua aplicação ou até anos depois da sua aplicação.

Bioplastia Nariz: Ácido Hialurônico

Como o ácido hialurônico é uma molécula natural, já presente em nosso organismo, os riscos de rejeição ou alergia são praticamente nulos. Inclusive não há relatos de complicações decorrentes do preenchimento com este tipo de biomaterial. Portanto, o procedimento é extremamente seguro. Os únicos sintomas apos a aplicação que possam surgir incluem  vermelhidão, inchaço e endurecimento da região.

Bioplastia Nariz: Cuidados após o procedimento

  • Não usar óculos para evitar apoiar as hastes no local do implante;
  • Tomar antibiótico profilático por cinco dias;
  • Manter o curativo por mínimo 7 a 10 dias, conforme orientação médica, realizando a troca, se necessário;
  • Evitar molhar o curativo, tomando cuidado durante o banho.

Bioplastia Nariz: Preço

O preço da bioplastia nariz vai depender da clínica, cidade e região, mas principalmente do profissional e da substância a ser aplicada e de sua quantidade.

Mesmo assim, os valores praticados podem variar entre R$ 300 a R$ 800, no caso de bioplastia com PMMA, pois o preenchimento nessa área não necessita de grandes quantidades. Por outro lado, no caso do ácido hialurônico, o valor pode variar entre R$1500,00 e R$3000,00.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.