Take a fresh look at your lifestyle.

Batata Doce Engorda ou Emagrece: Tire suas dúvidas!

A batata doce vem sendo considerada uma grande aliada de quem deseja manter a boa forma. Febre das dietas e entre os frequentadores de academias, ela se faz presente na maioria dos pratos para quem deseja emagrecer ou manter um peso ideal. Mas afinal de contas, batata doce engorda ou emagrece?

Bem, de cara já podemos dizer que nenhum alimento é tão milagroso, a ponto de por si só, ser capaz de fazer alguém engordar ou emagrecer. Na verdade, a batata doce é composta por carboidratos saudáveis de baixo índice glicêmico, isto é, com pouco açúcar. Além disso, ela é rica em fibras (4g/100g) e em cálcio, excelente nutriente para a saúde dos dentes e dos ossos.

Portanto, para quem pratica atividades físicas, ela pode ser uma ótima opção de alimento antes e depois do treino, pois suas proteínas ajudam na recuperação muscular.

Assim, uma batata doce e meia por dia é uma boa quantia para incluir no cardápio. No entanto, mais do que isso pode causar um ganho de peso, pois apesar do baixo índice glicêmico, ela não deixa de ser um carboidrato.

Ainda da dúvida? Vamos descobrir juntos abaixo todos os benefícios da batata doce, aprender como melhor consumir o alimento, e desvendar o mistério sobre se a batata doce engorda ou emagrece. Vamos lá!

Por que ganhamos ou perdemos peso?

Se a sua dúvida é se batata doce engorda ou emagrece, saiba que por si só o alimento não faz milagres.
Se a sua dúvida é se batata doce engorda ou emagrece, saiba que por si só o alimento não faz milagres.

Não só apenas os alimentos que nos fazem engordar ou emagrecer. Há uma série de fatores que contribuem para isso, como a qualidade do sono, a prática de atividade física, a dieta alimentar, o equilíbrio energético e a saúde, entre tantos outros.

De uma forma simplificada, ganhamos peso quando ingerimos mais calorias do que o organismo precisa ou pode absorver para realizar suas funções.

Normalmente, o organismo absorve uma quantidade diária de energia vinda dos alimentos e gasta o excesso com as atividades físicas que realizamos. Assim, o que não é gasto é absorvido ou acumulado em forma de gordura armazenada.

Portanto, não é um determinado alimento que vai determinar o emagrecimento ou ganho de peso, mas o que o seu organismo faz com o excesso de calorias que você consome e gasta ou não. Assim, se a batata doce engorda ou emagrece vai depender do seu comportamento ao se alimentar.

O que vai determinar se batata doce engorda ou emagrece ou qualquer outro alimento que você consome é a qualidade deles no seu prato, quantidade e o tanto de energia que você vai precisar gastar no decorrer do seu dia, assim como o seu estilo de vida durante a vida inteira. Dessa forma, a batata doce é um alimento como outro qualquer.

Mas, afinal, batata doce engorda ou emagrece?

Se você quer saber se batata doce engorda ou emagrece saiba que é preciso aliá-la a outras atividades.
Se você quer saber se batata doce engorda ou emagrece saiba que é preciso aliá-la a outras atividades.

A batata doce é a queridinha das dietas saudáveis por ser um alimento rico em fibras e outros nutrientes essenciais. No entanto, ela é um carboidrato e por conta disso, se transforma em açúcar no organismo.

Porém o que a diferencia de outros carboidratos comuns, é ser composta por um carboidrato especial (carboidrato complexo) de baixo índice glicêmico.

Sua estrutura química e suas moléculas são maiores, fazendo com sejam absorvidas pelo organismo mais lentamente, liberando o açúcar no corpo em pequenas doses e, com isso prolongando a sensação de saciedade do indivíduo.

Portanto, se a sua dúvida é se batata doce engorda ou emagrece. A resposta é: ela não engorda. Pelo contrário, a batata doce é uma excelente alternativa hipocalórica para a dieta por ter poucas calorias e gorduras e ser composta quase que 100% de proteínas.

A batata doce também auxilia no emagrecimento não somente por ter poucas calorias, mas também por conter muitas fibras, que controlam a fome e otimizam as funções intestinais, evitando o acúmulo que provoca o inchaço abdominal.

Assim, quando incorporada na dieta associada à prática regular de exercícios físicos e suplementos, a batata doce por si só não emagrece, mas pode contribuir para a perda de peso e auxiliar o organismo a manter a massa magra no corpo.

Por outro lado, ela pode ter um efeito contrário se o seu consumo for exagerado. Assim, se o intuito for ingerir a batata doce para manter um peso ideal, ela deve ser consumida de acordo com uma dieta específica, apenas uma vez um dia, junto às principais refeições à base de proteínas. A quantidade ideal também pode variar com o peso e a frequência com que pratica atividades físicas.

Leia mais: Como Emagrecer 5 Kg em uma semana! Guia Completo!

TABELA NUTRICIONAL DA BATATA DOCE

A tabela de propriedades desse alimento já adianta que esse alimento vantagens que vão além do emagrecimento. Os benefícios da batata-doce são vastos podendo, por exemplo, aumentar a massa muscular e prevenir a diabetes.

Carboidratos18,4g
Proteínas0,6g
Fibra alimentar2,2g
Fibras solúveis0,1g
Cálcio17,2mg
Vitamina B60,1mg
Fósforo15,4mg
Manganês0,1mg
Magnésio11,2mg
Lipídios0,1mg
Ferro0,2mg
Potássio148,4mg
Cobre0,1 mg
Vitamina A2,6mg
Tiamina B10,1mg
Sódio2,7mg

 

Leia mais: Frutas que Ajudam a Emagrecer: Conheça as 15 melhores!

Se o seu objetivo é perder peso cortando calorias, a batata doce na sua dieta pode ajudar a conseguir mais nutrientes. Embora ela contenha apenas cerca de 112 calorias, nenhuma delas é gordura, além de ter 2 g de proteína e mais de 100% da sua quantidade diária recomendada de vitamina A, um nutriente essencial para os olhos, ossos e sistema imunológico.

Além disso, a batata doce oferece pequenas quantidades de vitamina C, B-6 e ácido fólico, cerca de 20% da sua ingestão diária recomendada de ferro, 20% de fósforo e 10% ou mais de zinco, magnésio e cálcio.

No entanto, como qualquer outro alimento calórico, a batata doce engorda apenas se for ingerida em excesso, todos os dias.

Quantidade de fibras na batata doce

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, recomenda-se a ingestão de 38g de fibras por dia para homens e 25g para mulheres. E uma batata doce média é capaz de oferecer 4g de fibras, uma quantidade maior que uma tigela de aveia (cerca de 3 gramas).

Uma boa quantidade de fibras ajuda a manter o colesterol baixo, proteger o organismo de doenças cardiovasculares e regular o nível de açúcar no sangue. Quando dizemos que batata doce emagrece, significa que as fibras contidas no alimento nos fazem sentir satisfeitos por mais tempo.

Quantidade de carboidratos na batata doce

Segundo o Departamento de Agricultura, uma xícara de batata doce pode oferecer 28 g de carboidratos complexos, de lenta absorção e de baixo teor glicêmico. Além de promover uma maior saciedade, ela fornece energia extra para manter o cérebro ativo e alerta, produzindo glicose e evitando a letargia.

Índice Glicêmico Baixo

Como dissemos, a batata doce tem um baixo índice glicêmico e não causa picos de níveis de açúcar no sangue, ajudando no seu controle e inibindo a concentração de gordura abdominal. Níveis de açúcar no sangue instáveis geralmente levam a resistência à insulina, um precursor da obesidade.

Quantidade alta de água

Pode-se dizer que a batata doce emagrece porque possui uma grande quantidade de água, que além de hidratar, também promove uma sensação maior de saciedade evitando ingerir uma quantidade maior de alimentos durante e entre as refeições.

Como podemos incluir a batata doce no cardápio?

A batata doce pode ser incorporada à dieta com outros alimentos,
A batata doce pode ser incorporada à dieta com outros alimentos,

Para saber se batata doce engorda ou emagrece, é preciso entender que por ser uma excelente fonte de carboidrato e fibras, ela não deve ser consumida em excesso, mas aliada à outras atividades e na quantidade certa, mesmo que tenha uma absorção mais lenta pelo organismo.

Isso porque esse tempo que leva para o carboidrato se transformar em glicose no sangue não depende apenas do alimento em si, mas da composição total da sua refeição, da quantidade de fibras, gorduras e proteínas. Ou seja, é a combinação dos alimentos no prato que vai fazer a diferença.

Portanto, se você ainda se pergunta se a batata doce engorda ou emagrece, saiba que ela não deve ser incorporada em todas as refeições, como no café da manhã, almoço, lanche e jantar, todos os dias.

Isso porque o ideal é variar os alimentos no prato e não repetir sempre o mesmo alimento. Assim, devemos comer de forma variada e com qualidade, garantindo uma harmonia no prato com alimentos de todos os grupos a fim de consumir uma maior variedade de nutrientes.

Portanto, esqueça a dúvida se batata doce engorda ou emagrece, pois você pode incluí-la no seu prato, desde que aliada a outros tipos de alimentos, como as proteínas, e nunca em todas as refeições ou sozinha. Não se esqueça, o ideal é variar os alimentos.

Batata doce pode substituir alimentos calóricos

A batata doce é um alimento tão versátil que pode substituir outros alimentos mais calóricos. Por exemplo, ela pode ser adicionada a sopas ou cozidos para engrossá-los evitando usar os cremes ricos em gordura. Pode substituir doces, batatas, macarrão ou arroz.

Como selecionar e armazenar

Ao selecionar batatas doces, procure por pequenas ou médias, com casca macia e sem marcas, evitando qualquer as que possuam “barba” branca, que indica estar madura demais e provavelmente dura.

Batatas doces são frágeis e estragam facilmente. Sendo assim, um corte ou marca na superfície podem se espalhar rapidamente, estragando a batata toda. Evite também colocá-las na geladeira para não acelerar a deterioração.

Dicas de Preparo

A maneira como a batata doce é preparada também pode influenciar no resultado da dieta. Fritar, o alimento por exemplo, aumenta o seu índice calórico em pelo menos três vezes.

Portanto, o ideal é consumi-la cozida ou assada para não correr o risco de engordar. Para cozinhar batatas doces, não descasque para evitar a perda de nutrientes e conservar a doçura natural.

A variedade seca e amarela pode ser usada em qualquer receita para substituir as batatas normais. As variedades mais escuras e mais doces são tipicamente assadas ou cozidas. Você pode também amassá-las, desde que não adicione açúcar.

Benefícios da batata doce

São muitos os benefícios além de saber se batata doce engorda ou emagrece.
São muitos os benefícios além de saber se batata doce engorda ou emagrece.

Bom, se batata doce engorda ou emagrece você já sabe, mas precisa entender que ela é um alimento que pode trazer muitos benefícios ao seu organismo. São eles

  • Fonte de energia para atividades físicas
  • Carboidratos saudável para os diabéticos
  • As vitaminas A e C presentes fortalecem o sistema imunológico e evita viroses
  • Possui potencial anti-inflamatório, devido aos seus betacarotenos e ao manganês
  • Previne doenças do aparelho digestivo, artrite, enfisema pulmonar e úlceras no estômago
  • Batata doce roxa contém antocianinas de propriedades antioxidantes
  • Diminuem a secreção de leptina, hormônio que controla o metabolismo de gordura

Referências externas:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Manual de nutrição, 2009.
UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais