Take a fresh look at your lifestyle.

O que é Banho de Petróleo? Como Fazer?

Se os seus fios de cabelos estão ressecados e opacos, nada como poder contar com o banho de brilho para devolver a vida e a maciez aos seus cabelos. Principalmente, se os seus cabelos forem escuros. Assim, você vai poder contar com os benefícios do banho de petróleo! Já ouviu falar nele?

Pois o banho de petróleo é uma técnica maravilhosa capaz de regenerar os fios, devolver o brilho e restaurar a cor aos cabelos escuros. Ele é especialmente indicado para os cabelos negros, mas também pode ser utilizado nos cabelos castanhos escuros e até mesmo nos fios de tons avermelhados.

Como o banho de brilho comum, o banho de petróleo também pode ser feito em casa, de forma simples e com o mesmo resultado duradouro. No entanto, para que todos os benefícios sejam aproveitados e os resultados satisfatórios, é preciso saber exatamente como fazer o banho de petróleo da maneira correta.

Nesse artigo, vamos explicar direitinho o que é o banho de petróleo, como fazer em casa sem precisar gastar muito dinheiro e devolver o brilho da sua cor rapidinho, sem muito esforço.

O que é o Banho de Petróleo?

banho de petroleo para cabelos escuros
O banho de petróleo é um banho de brilho indicado para cabelos escuros

O banho de petróleo é um tipo de banho de brilho, só que específico para cabelos escuros, sejam eles completamente pretos, em tons de castanho-escuro ou castanho-avermelhado. Ele é bastante recomendado porque as cores escuras, normalmente, costumam aparentar mais a opacidade com o passar do tempo.

Há muito fatores externos que deixam os fios de cabelos sem brilho e a cor desbotada, principalmente se o cabelo possui química. A poluição, o vento, sal do mar, cloro de piscina, exposição solar e falta de nutrientes contribuem para o ressecamento e desgaste dos fios.

Por isso, para devolver o brilho e a maciez aos cabelos, o banho de petróleo é fundamental. Ele tem esse nome por causa do ingrediente Quina de Petróleo, que tem a função de regenerar a pigmentação natural ou artificial dos fios, ao mesmo tempo em que hidrata e nutre os cabelos, devolvendo-lhes mais vida.

O resultado é um cabelo visivelmente negro, macio e super brilhante, imediatamente após a sua aplicação. O melhor de tudo é que o tratamento pode ser feito tanto no salão de beleza quanto em casa, sem precisar precisar gastar muito para isso. O banho de petróleo também pode ser feito tanto com tintura (coloração) no tom do seu cabelo, como com tonalizantes, para quem deseja evitar químicas mais fortes.

Assim, quem optar por fazer o banho de petróleo em casa, existem várias receitas caseiras que podem potencializar ainda mais os efeitos. Mas antes, vamos aos benefícios do banho de petróleo para você que ainda não está convencida.

Benefícios do banho de petróleo

banho de petróleo para cabelos escuros e crespos
Banho de petróleo possui inúmeros benefícios.

O banho de petróleo pode trazer vários benefícios para quem não quer ficar fazendo uso de colorações todos os meses. Seguem alguns deles abaixo:

  • Devolve o brilho natural dos fios;
  • Resgata a cor dos cabelos de forma natural;
  • Revitaliza e hidrata os fios, deixando-os mais macios e sedosos;
  • O banho de brilho com tonalizante, garante uma menor agressão aos fios;
  • Possui longa duração (até dois meses), dependendo do tipo de cabelo e a frequência das lavagens;
  • É prático e de custo baixo;
  • Pode ser feito em casa facilmente e com rapidez;
  • Possui excelente cobertura de fios brancos;
  • Descansa os fios entre uma coloração e outra.

E agora, convencida? Descubra abaixo como revitalizar os cabelos escuros com o banho de petróleo caseiro.

Como fazer banho de petróleo em casa

Banho de petróleo é fácil de fazer em casa e rápido.
Banho de petróleo é fácil de fazer em casa e rápido.

O banho de petróleo é indicado para quem tem os cabelos escuros opacos, pesados e sem vida. Além disso, pode ser usado quando a tintura já estiver gasta, sem precisar retocar, adiando um pouco mais o procedimento químico.

A vantagem do banho de brilho caseiro é poder misturar outros ingredientes para potencializar ainda mais os efeitos do tratamento, dependendo da necessidade dos seus cabelos. Por exemplo, algumas receitas podem adicionar a impermeabilização do silicone ao condicionamento, ou ampolas de vitaminas e óleos naturais como alternativas.

Veja algumas receitas abaixo!

Seja qual for a receita e os ingredientes adicionados, todo banho de petróleo vai precisar dos seguintes itens:

  • Quina de Petróleo (vendida na maioria das lojas de cosméticos, inclusive na internet);
  • Tonalizante ou tintura (na cor do seu cabelo ou um tom mais escuro);
  • Creme de hidratação branco;
  • Creme revelador (tonalizante) ou oxigenada vol. 20 (tintura);
  • 1 par de luvas.

Como aplicar o banho de petróleo:

  • Passo 1 – Misture todos os ingredientes em uma vasilha até obter uma consistência homogênea;
  • Passo 2 – Lave bem o cabelo com shampoo anti resíduo para abrir as cutículas e remover toda a sujeira. Em seguida, retire todo o excesso de água com uma toalha;
  • Passo 3 – Penteie os cabelos dividindo os fios em pequenas mechas para facilitar a aplicação, separando com piranhas de cabelo;
  • Passo 4 – Coloque uma camiseta velha as luvas;
  • Passo 5 – Aplique um creme hidratante nas áreas de contato (testa, orelhas e nuca) para evitar manchar a pele;
  • Passo 6 – Aplique a mistura, mecha por mecha, começando pelas pontas, subindo até a raiz;
  • Passo 7 – Deixe a mistura agir nos fios por 30 minutos;
  • Passo 8 – Enxágue completamente os fios com água fria ou morna, usando um condicionador de sua preferência;
  • Passo 9 – Enxugue os fios com uma toalha, borrife um pouco de soro fisiológico para fechar as cutículas;
  • Passo 10 – Finalize como de costume. Caso não queira secar com secador, deixe secar naturalmente, senão passe um finalizador e seque em temperatura morna.

Tintura permanente vs. Tonalizante

O banho de petróleo pode ser feito com tintura ou tonalizante
O banho de petróleo pode ser feito com tintura ou tonalizante

Colorir o cabelo exige um certo de planejamento, mesmo que o intuito seja apenas um banho de brilho de petróleo. Primeiro, porque o intuito do banho de brilho é devolver o brilho através da pigmentação do fio. Ou seja, de alguma forma ele fará uma coloração, mesmo que de forma mais suave.

Portanto, é preciso definir o resultado que se deseja alcançar. Ems eguida, precisa-se analisar o estado de saúde do cabelo cabelo. Isto é, se ele resistirá à química e quanto tempo você pretende ficar com a tonalidade nos fios.

Entender isso é o caminho certo para conseguir decidir entre um banho de petróleo com tinta permanente ou tonalizante. Pois, apesar da tintura e do tonalizante terem a mesma finalidade, eles possuem grandes diferenças na química dos componentes em cada um.

Então, qual dos dois escolher?

Tintura permanente

A tintura permanente cobre 100% dos fios brancos e age dentro da fibra capilar, por isso agride mais os fios de cabelos. O efeito da tintura também tem uma duração maior, por isso é ideal para transformações capilares mais radicais, como mudanças de cor.

No caso de cabelos virgens, a primeira aplicação já é capaz de ficar bem próxima à cor apresentada na caixinha, mas os cabelos previamente tingidos podem apresentar alterações. Neste caso, o ideal é investir antes na decapagem para não manchar os fios e alterar a cor desejada.

Outro ponto a ser considerado é o fato de que a tinta permanente não deve ser usada em pessoas com outros tipos de química no cabelo, como relaxamento e alisamento. Isso porque pode ocorrer incompatibilidades como queda de cabelo e reações adversas. Nesses casos, o ideal é usar tonalizante que, além de realçar e dar brilho, agride menos.

Tonalizantes

Já os tonalizantes agem de maneira externa, formando apenas uma película de pigmentos na cutícula do cabelo. Por esta razão, os tonalizantes desbotam mais rápido. Por causa dessa atuação mais superficial, os resultados são melhores quando as tonalidades aplicadas são parecidas ao tom natural dos cabelos.

No entanto, o efeito tonalizante, apesar de agredir menos, cobre apenas 70% dos fios brancos, por isso necessitam de retoque entre uma aplicação com mais frequência. O principal benefício do tonalizante é o fato de ser menos agressivo aos fios, por isso é mais recomendado para quem tem muita química no cabelo ou está com os fios muito ressecados ou prefere não usar muita química.

No entanto, o tonalizante é problemático quando se deseja despigmentar os fios. Como ele forma uma película sob a cutícula do cabelo, é difícil retirar os pigmentos por completo da fibra capilar e, por isso, dá mais trabalho na hora de realizar um novo procedimento químico.

Receita de banho de petróleo caseiro com tintura

O banho de petróleo caseiro com tintura utiliza o mesmo procedimento de aplicação acima, mas usa os seguintes ingredientes:

  • Tintura preta natural ou no tom do seu cabelo (um tom mais escuro para uniformizar a cor e cobrir os fios brancos, se necessário);
  • 1 ampola de vitamina A ou 1 colher (sopa) de Quina de Petróleo;
  • 3 colheres (sopa) de creme hidratante branco (para não alterar a cor da tinta).

Receita de banho de petróleo caseiro com vitaminas

O banho de petróleo caseiro com vitaminas utiliza o mesmo procedimento de aplicação acima, mas usa os seguintes ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de creme restaurador ou reconstrutor;
  • 1 ampola de vitamina A ou óleo de argan;
  • Tintura preta ou no tom do seu cabelo (um tom mais escuro para uniformizar a cor e cobrir os fios brancos, se necessário);
  • 1 colher (sopa) de vitamina E;
  • 1 colher (sopa) de Quina de Petróleo;
  • 1 colher (sopa) de água oxigenada (10 volumes).

Receita de banho de petróleo caseiro com tonalizante

O banho de petróleo caseiro com tonalizante utiliza o mesmo procedimento de aplicação acima, mas usa os seguintes ingredientes:

  • 1 tonalizante da cor do seu cabelo ou mais escura (se for mais clara, pode manchar os fios);
  • 3 colheres (sopa) de creme hidratante branco;
  • ½ do creme revelador que vem com o tonalizante;
  • 1 colher (sopa) de Quina de Petróleo ou 1 ampola de vitamina A ou 2 gotas de óleo de Argan.

Dicas para potencializar o banho de petróleo

Quando feito da forma correta o banho de petróleo pode trazes excelentes resultados.
Quando feito da forma correta o banho de petróleo pode trazes excelentes resultados.
  • A quina de petróleo pode ser encontrada na maioria das lojas de cosméticos, mas caso você não encontrar para comprar, substitua o produto por óleo de argan ou uma ampola de vitamina A ou E. Você também pode utilizar tanto as vitaminas como a quina de petróleo na mesma receita;
  • Se você tem muito fios de cabelos brancos, é melhor substituir o tonalizante pela tintura profissional, pois a cobertura é bem maior e mais garantida;
  • A água oxigenada ou fixador já vem na embalagem de algumas marcas de tinturas e tonalizantes, mas se preferir não utilizá-la, utilize uma marca livre de amônia;
  • Ao escolher a cor do tonalizante, escolha sempre um tom igual ou um acima do seu, ou seja, mais escuro. Caso contrário, o tonalizante pode manchar o seu cabelo;
  • Dependendo do comprimento do seu cabelo, não será necessário utilizar o tubo inteiro de tintura ou tonalizante, pois quando adicionar os demais ingredientes a mistura vai render bastante;
  • Caso você coloque pouco do oxidante ou revelador, mesmo que a tintura seja suave, a mistura não vai fixar por muito tempo. Assim, não vai valer a pena o banho de petróleo, caso o objetivo seja uniformizar a cor além de hidratar;
  • Cabelos curtos necessitam de apenas 1/3 da proporção dos ingredientes citados nas receitas acima.

Conclusão

Gostou? O banho de petróleo é mesmo capaz de devolver a cor vibrante aos cabelos de forma natural e ainda hidratar os cabelos regenerando os fios que estavam opcaos e ressecados.

Além da vantagem de poder ser feito em casa, ele é uma excelente alternativa para quem deseja dar um tempo maior entre as colorações mensais, especialmente se um tonalizante for usado ao invés da tintura permanente. Tenho certeza de que você não vai se arrepender se tentar.

Além disso, o banho de brilho pode ser comprado pronto nas melhores lojas de cosméticos e produtos de beleza, caso você não queira fazer as receitas caseiras em casa.

Agora que você sabe tudo sobre o banho de petróleo caseiro, faça um teste em casa e volte aqui para nos contar os resultados. Tenho certeza de que os seus cabelos irão ficar brilhantes, sedosos, cheios de vida e muito mais lindos!

Leave A Reply

Your email address will not be published.