Take a fresh look at your lifestyle.

Banho de Brilho Natural, Tonalizante. Conheça os melhores!

A mais nova técnica de hidratação capilar que mistura tintura ou tonalizante com creme hidratante vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptas. O tratamento é conhecido por banho de brilho ou “hair glazing”, pois devolve a vida e a cor aos cabelos ressecados e desbotados, deixando os fios mais brilhantes, sedosos e com uma aparência natural.

A técnica é revolucionária, pois além de poder ser feita em qualquer tipo de cabelo, virgem ou tingido, ainda traz muitos benefícios sem o menor esforço. A diferença do banho de brilho para os demais tratamentos de hidratação é o fato do produto conter pigmentações capazes de nutrir os fios de cabelo, assim como realçar a sua cor.

Mas não confunda banho de brilho com coloração capilar, pois apesar do tratamento colorir levemente os fios, ele não possui substâncias químicas e oxidantes que agridem os cabelos. Portanto, se você está querendo dar uma mudada no visual reavivando a cor, mas prefere não radicalizar, o banho de brilho é uma boa alternativa.

O artigo abaixo vai explicar direitinho como a técnica de banho de brilho funciona e ainda passar várias receitas incríveis de banhos de brilho para todos os tipos de cabelos. Confira!

Banho de Brilho: O que é e como funciona?

mulher com banho de brilho nos cabelso negros.
O banho de brilho é um tratamento capz de reativar a cor dos cabelos nutrindo e dando brilho.

O banho de brilho ou “hair glazing” é uma técnica de tratamento capilar para qualquer tipo de cabelo, virgem ou tingido, que consiste em realizar uma selagem na fibra capilar a partir de ativos que formam uma película nos fios, hidratando-os, protegendo-os e corrigindo as imperfeições das mechas.

Em geral, o produto é feito a partir da combinação entre um tipo de coloração (tonalizante ou tintura), uma máscara de hidratação e vitaminas. Em outras palavras, é uma aplicação de tintura ou tonalizante misturados a um creme hidratante capilar. Existem também algumas versões incolores e até mesmo possibilidade de banho de brilho caseiro, para quem não quer colorir os fios, apenas devolver o brilho natural.

A técnica é muito usada por mulheres que estejam com os cabelos ressecados, opacos e sem brilho ou que estejam com a coloração já desbotada e sem vida, mas que ainda não deseja tingir novamente.

Assim, essa mistura no banho de brilho é capaz de ressaltar a cor do cabelo mantendo a coloração ou prevenindo o seu desbotamento, colorindo novamente os fios enquanto hidrata e devolve o brilho e a maciez dos fios.

Normalmente, o banho de brilho é recomendado mesmo para quem faz hidratação constante nos cabelos, pois o seu efeito não é prolongado (8 a 10 lavagens). Por isso, recomenda-se fazer um banho de brilho a cada 15 dias, adiando a coloração por mais tempo sem que os cabelos fiquem com uma má aparência tão rápido.

Banho de brilho: Principais vantagens

banho de brilho com coloração cinza
O banho de brilho realça a cor dos cabelos colorindo suavemente e restaurando o brilho natural dos cabelos.

Rapidamente o banho de brilho ganhou seguidoras fiéis. Isso porque é o tipo de tratamento capilar que traz muitas vantagens aos cabelos, além de ser muito fácil de fazer, sem que seja preciso ir ao salão de beleza.
Se você está com os fios de cabelos danificados e opacos, seja pelo uso de tinturas, de outros procedimentos químicos ou pela ação natural de outros fatores externos, como exposição solar, cloro, sal, umidade, veja como o banho de brilho pode te ajudar:

  • Recupera o brilho natural dos cabelos;
  • Deixa os fios com uma aparência mais saudável;
  • Evita o desbotamento da cor;
  • Mantém a coloração por mais tempo;
  • Recupera os fios danificados por químicas;
  • Devolve a vida, movimento e maciez aos cabelos;
  • Cobre os fios brancos deixando reflexos naturais;
  • Tem custo baixo;
  • É simples de fazer e pode ser feito em casa.

Banho de brilho: Quando é indicado?

O banho de brilho é ideal para quem deseja dar mais brilho aos fios de cabelo e para realçar a cor hidratando, sem precisar abusar da química. Assim, recomenda-se o uso quando:

  • Há tintura no cabelo, mas não faz-se uso de filtro solar ou shampoos para cabelos tingidos;
  • Lava os cabelos tingidos diariamente;
  • Os cabelos são expostos ao sol, água de mar ou piscina;
  • Há poucos fios brancos e não deseja tingir;
  • No caso dos cabelos cacheados ou crespos mais ressecados naturalmente, devido à dificuldade do óleo natural do couro cabeludo percorrer a extensão dos cachos;
  • Há a necessidade de realçar a cor entre colorações.

Banho de brilho com tinta ou tonalizante?

banho de brilho com tonalizante loiro
O banho de brilho tanto pode ser feito ocm tonalizante ou tintura, basta utilizar máscara hidratante e outros nutrientes.

Como já foi dito, a principal função do banho de brilho é apenas dar realçada na cor natural e devolver o brilho aos cabelos. Mas há dois tipos de banho de brilho: com tintura ou com tonalizante. A escolha vai depender de cada cabelo.

O banho de brilho feito com tintura é um pouco mais agressivo aos fios quando comparado ao feito com tonalizante. Isso porque as tinturas possuem amônia na composição, que faz com que as cutículas dos fios se abram, podendo ficar ainda mais ressecados.

Assim, o banho de brilho com tintura é mais indicado às mulheres de cabelos tingidos que desejam fazer o tratamento na intenção de adiar um pouco mais o retoque da coloração no salão de beleza.

No entanto, quem tem mechas, luzes ou reflexos nos cabelos pode alterar o tom dos fios se usar o método de banho de brilho com tintura. Assim, o banho de brilho com tonalizante de tom abaixo das mechas é mais indicado.

A mesma dica se aplica à mulheres com cabelos virgens que não pretendem tingir os cabelos, mas apenas realçar a cor natural. O ideal é usar um banho de brilho com tonalizante para não pigmentar demais os fios.

Banho de brilho com tintura

O banho de brilho com tintura é mais indicado aos cabelos virgens ou tingidos por completo. Neste caso, a tintura deve ser misturada a um creme hidratante branco para não influenciar no tom da coloração final.

O banho de brilho resultará na cor do cabelo – tingida ou natural – com muito mais brilho e maciez. Para incrementar a mistura, adicione mais nutrientes que recuperam a fibra capilar, como ampolas de vitaminas dependendo das necessidades do cabelo.

Banho de brilho com tonalizante

O banho de brilho com tonalizante deve ser feito por quem tem os cabelos com mechas, luzes, reflexos ou quem já faz uso de tonalizantes. A mistura é praticamente a mesma do banho de brilho com tintura, mas que neste caso leva o tonalizante. Ele pode até ser incolor, caso você não deseje mudar a cor.

O banho de brilho com tonalizante tem a vantagem de não levar amônia em sua composição, assim não penetram na cutícula dos fios e agem apenas como um revestimento externo para os fios, protegendo do ressecamento e do desbotamento. Assim, o tratamento é também super indicado para quem já faz outro tipo de procedimento químico, como os alisamentos.

No entanto, o banho de brilho com tonalizante vai ser ainda menos duradouro, talvez tendo que ser repetido mais vezes caso as lavagens sejam mais constante. Principalmente, se haverem muitos fios brancos.

O que fazer antes do banho de brilho?

Apesar do banho de brilho ser eficaz em devolver o brilho e realçar a cor dos cabelos, é importante seguir alguns passos e preparar o cabelo antes de começar o tratamento. Dessa forma, você irá potencializar a ação do tratamento e obter melhores resultados. Confira abaixo:

Escolha a coloração certa

Seja o banho de brilho com tintura ou tonalizante, a coloração deve ser adequada ao tom do seu cabelo atual. No caso do banho de brilho com tintura, o ideal é escolher a tinta da cor exata dos fios ou levemente mais clara para não manchá-los, já que não há amônia na composição. Ainda assim, há especialistas que recomendam, independente dos produtos, uma cor um tom acima da tonalidade natural do cabelo.

Por exemplo, se o seu cabelo é castanho, os tons deverão ser marrons ou chocolate. No caso dos cabelos grisalhos e louros, há ainda uma maior variação de tonalidade. Caso você prefira o procedimento com tonalizante, os produtos mais indicados são versões incolores, darão o mesmo efeito sem pigmentar os fios.

Retoque as raízes antes

À não ser que você ainda não tenha as raízes completamente comprometidas pelos fios brancos e eles estejam apenas espelhados ou concentrados em pequenos locais, talvez não faça diferença no resultado. Neste caso você vai obter reflexos mais claros onde os fios brancos tiverem maior concentração.

No entanto, de nada vai adiantar fazer um banho de brilho se a raiz do seu cabelo precisa ser retocada, seja por uma tintura diferente da sua cor natural, ou por já estar grisalha. Neste casos, o ideal é retocar as raízes antes de realizar o tratamento, principalmente se o
banho de brilho será de uma coloração diferente da que usa normalmente.

Assim você evita de obter resultados diferentes espalhados pelo cabelo, acabando ficando com o cabelo manchado, raiz mais clara ou reflexos indesejados. Isso porque a pigmentação contida no banho de brilho não é alta quanto na de uma tintura comum que vai amônia. Já se você tem cabelos virgens ou colore os fios em um tom semelhante à cor sua natural, você não corre esse perigo.

Proteja a pele

Quem já está acostumada a tingir os cabelos sabe que é preciso proteger a pele das das manchas de tinta. Apesar do banho de brilho conter menos pigmentação que as tinturas, ainda assim pode manchar a orelha, as têmporas, a nuca e a testa. Principalmente se as tonalidades escolhidas forem mais escuras, como grafite, o chocolate, etc.

Para proteger a pele, passe um creme hidratante à base de vaselina na pele antes de aplicar a mistura ou o produto. Use luvas também. Muitos produtos contém luvas plásticas ou você pode comprar descartáveis de silicone, borracha ou plástico.

Invista nos ingredientes

Para fazer um bom banho de brilho, o ideal é investir em bons produtos ou ingredientes. Caso você vá seguir uma receita de banho de brilho caseiro, você tem que conhecer bem os ingredientes que vai usar para potencializar o resultado.

Em geral, os ingredientes essenciais são boas máscaras de hidratação, ampolas de vitaminas, óleos hidratantes, entre outros. Afinal, não basta apenas escolher a coloração mais adequada e que contenha queratina (restaura a estrutura capilar). Afinal, são todos esses produtos juntos que irão deixar o cabelo nutrido e sedoso por muito mais tempo.

Depois de escolher uma tintura ou tonalizante de qualidade e na cor adequada ao seu cabelo, a máscara hidratante deve ser branca. Não precisa ser o creme mais caro do mercado, mas ele deve conter ceramidas, lipídios, aloe vera (babosa) e ácidos graxos em sua composição, pois todos esses componentes devolvem água e maciez ao fio.

Já as ampolas de vitaminas podem ser de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, marcas como a Dermabel e Semi Di Lino são excelentes opções. O pantenol pode ser puro ou o Bepantol líquido, vendido em farmácias.

Cuidado com as alergias

Caso você nunca tenha tingido os cabelos e não sabe como seria a reação do seu organismo com os produtos, não deixe de fazer um teste de mecha antes. É fácil e rápido. Aplique o produto em uma pequena mecha do cabelo e observe os indícios de irritações.

Para testar o couro cabeludo, faça uma prova simples de toque aplicando uma pequena quantidade do produto na dobra do braço e espere alguns minutinhos. Caso não ocorram reações adversas você pode aplicar o produto nos cabelos e nas raízes. Mas, caso você tenha alguma ferida ou coceira no couro cabeludo, é melhor esperar cicatrizar primeiro para utilizar o banho de brilho.

Utilize uma touca térmica

Para potencializar o resultado do banho de brilho nos cabelos é essencial o uso de uma toca térmica enquanto estiver com o produto agindo nos fios. A touca irá fornecer calor suficiente para abrir as cutículas dos fios, proporcionando uma absorção mais rápida. Dessa forma, os penetrarão mais rapidamente na fibra capilar, favorecendo resultados mais precisos.

Quais os nutrientes usados no banho de brilho?

banho de brilho com coloração e outros nutrientes
Podemos adicionar à mistura do banho de brilho vários tipos de nutrientes

Existem alguns produtos no mercado já prontos para serem aplicados sem que haja necessidade de fazer uma mistura em casa. Mas, caso você queira potencializar ainda mais o produto ou fazer a sua própria mistura para o banho de brilho em casa, além do tonalizante ou tintura e a máscara hidratante, você pode acrescentar ampolas de vitamina para nutrir ainda mais os fios.

Veja abaixo alguns ingredientes que podem turbinar ainda mais o seu banho de brilho:

  • Extrato de uva: deixa os cabelos mais leves, sedosos e brilhantes;
  • Vitamina D: ideal para os cabelos enfraquecidos e com pontas duplas;
  • Vitamina E: ideal para cabelos extremamente secos, pois nutre os fios profundamente;
  • Extrato de bambu: fortalece a raiz e estimula o crescimento dos fios;
  • Óleo de argan: ajuda na reconstrução capilar hidratando, fortalecendo e dando brilho;
  • Vitamina A: apesar de ajudar no crescimento rápido dos fios, pode levar à queda de cabelo;
  • Bepantol líquido: ajuda na reparação dos fios, na hidratação e no crescimento.

Receitas de banho de brilho

banho de brilho com café e chocolate
O banho de brilho pode ser com tintura, tonalizante e ingredientes naturais como o café e o chocolate.

Como já vimos acima, o banho de brilho pode ser feito com tintura, tonalizante ou de forma caseira usando apenas ingredientes naturais. Veja agora algumas receitas de diferentes banhos de brilho para cada tipo de cabelo.

Receita de banho de brilho com tintura

Há várias possibilidades de fazer o banho de brilho em casa, sendo que os ingredientes principais são a tinta e a máscara hidratante. No entanto, existem receitas em que cada nutriente terá o seu papel em recuperar a fibra capilar e também pigmentos que restauram a cor. O banho de brilho com tintura é ideal para quem já colore os cabelos e deseja retocar o cabelo, nutrindo os fios. Mas também, a técnica pode ser usada por quem tem os cabelos virgens, porém desejam dar uma levantada no brilho da cor dos fios.

Ingredientes:

  • 1 Ampola de vitamina (de sua preferência);
  • 3 colheres (sopa) de creme de hidratação branco;
  • Água oxigenada 20 volumes;
  • ½ tubo de tinta de coloração na cor do seu cabelo;
  • 1 colher de queratina líquida (opcional);
  • 1 colher de pantenol (vitamina B5) ou Bepantol líquido (opcional).

Como aplicar:

Lave os cabelos com shampoo antirresíduo de costume para abrir bem as cutículas dos fios e enxugue tirando todo o excesso da água com uma toalha. Em um recipiente, misture todos os ingredientes até virar uma pasta bem homogênea.

Em seguida, divida os cabelos em mechas e aplique o produto em toda a extensão dos cabelos, inclusive na raiz. Coloque uma touca plástica ou enrole plástico filme e por cima, uma touca térmica (não é obrigatório), deixando o produto agir nos cabelos por 30 a 40 minutos.

Após esse período, enxágue bem os cabelos até remover todo o produto e finalize como de costume, passando um condicionador nas pontas para fechar as cutículas. Seque os cabelos com um secador, aplicando antes um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Receita de banho de brilho com tonalizante

A receita para o banho de brilho com tonalizante é praticamente a mesma do banho de brilho com tinta, no entanto é ideal para cabelos virgens, uma vez que a pigmentação irá apenas realçar a cor natural dos fios e não penetrará na cutícula capilar.

Ingredientes:

  • Tonalizante na cor do seu cabelo;
  • Fixador (que vem com o tonalizante);
  • Ampola de vitamina (de sua preferência);
  • Creme hidratante branco.

Como aplicar:

Lave os cabelos com shampoo antirresíduo de costume para abrir bem as cutículas dos fios e enxugue tirando todo o excesso da água com uma toalha. Em um recipiente, misture todos os ingredientes até virar uma pasta bem homogênea.

Em seguida, divida os cabelos em mechas e aplique o produto em toda a extensão dos cabelos, inclusive na raiz. Coloque uma touca plástica ou enrole plástico filme e por cima, uma touca térmica (não é obrigatório), deixando o produto agir nos cabelos por 20 minutos.

Após esse período, enxágue bem os cabelos até remover todo o produto e finalize como de costume, passando um condicionador nas pontas para fechar as cutículas. Seque os cabelos com um secador, aplicando antes um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Receita de banho de brilho caseiro

Para quem não quer utilizar nem tintura e nem tonalizante e prefere fazer uso de apenas ingredientes naturais para fazer o banho de brilho, também há uma solução. Basta investir em uma versão incolor do tratamento, e adicionar alguns ingredientes de sua preferência de acordo com o estado dos fios. Temos três receitas diferentes abaixo para você escolher a que mais te agrada:

Ingredientes:

  • Bepantol líquido;
  • Máscara de hidratação;
  • Mel.

Ou

  • Gel de duas folhas de babosa;
  • 100 ml de água gelada.

Ou

  • Um abacate;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 gema de ovo.

Como aplicar:

Lave os cabelos com shampoo antirresíduo de costume para abrir bem as cutículas dos fios e enxugue tirando todo o excesso da água com uma toalha. Em um recipiente, misture todos os ingredientes até virar uma pasta bem homogênea. No caso da babosa, bata no liquidificar o gel com a água até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, divida os cabelos em mechas e aplique o produto em toda a extensão dos cabelos, inclusive na raiz. Coloque uma touca plástica ou enrole plástico filme e por cima, uma touca térmica (não é obrigatório), deixando o produto agir nos cabelos por 20 minutos.

Após esse período, enxágue bem os cabelos até remover todo o produto e finalize como de costume, passando um condicionador nas pontas para fechar as cutículas. Seque os cabelos com um secador, aplicando antes um protetor térmico para proteger os fios dos efeitos negativos do calor do aparelho.

Receita de banho de brilho caseiro para cabelos pretos

Os cabelos pretos ou castanhos escuros também precisam recuperar o brilho dos fios, pois costuma ficar mais visíveis quando opacos.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de pó de café;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 100 ml de Água;
  • Creme de hidratação.

Como aplicar:

Misture o pó de café com a água e leve ao fogo, deixando esquentar até ferver. Deixe a mistura esfriar e acrescente o chocolate em pó e o creme de hidratação, misturando bem até que vire uma pasta homogênea. Aplique a mistura nos cabelos ainda úmidos, já lavados com shampoo de sua preferência. Deize agir por 30 minuto, depois enxague com água e finalize como de costume.

Leave A Reply

Your email address will not be published.