Take a fresh look at your lifestyle.

Babosa No Rosto Isso Funciona? Leia nosso artigo completo!

0 8

Por séculos a Babosa ou Aloe Vera tem sido usada como ingrediente em muitos produtos para a indústria de cosméticos devido aos seus inúmeros benefícios. Isso porque a babosa é uma planta medicinal com propriedades terapêuticas antibacterianas e cicatrizantes que também faz muito bem para a pele e para os cabelos. Versátil, a babosa no rosto hidrata, cicatriza e regenera; já a babosa nos cabelos é um excelente hidratante para os fios.

Por estes, entre outros benefícios da babosa, que a indústria de cosméticos tem investido tanto em desenvolver produtos capazes de manter a pele e os cabelos saudáveis e cheios de vida. No entanto, nem sempre dispomos do dinheiro para gastar em cosméticos todos os meses. A boa notícia é que a babosa é fácil de cultivar e pode ser utilizada como veio ao mundo, de forma natural, sendo aplicada diretamente no rosto ou adicionada a outros ingredientes.

Neste artigo, vamos explicar como essa planta milagrosa age na pele: suas propriedades rejuvenescedoras e antioxidantes; e como a babosa no rosto pode ser um ótimo produto regenerador de pele. De bônus você ainda ganha algumas receitinhas! Confira abaixo!

O que é babosa?

babosa no rosto é um poderoso rejuvenescedor de pele
A babosa no rosto é utilizada como rejuvenescedora e cicatrizante

A Babosa ou Aloe vera (Caraguatá, Erva Babosa, Babosa de Botica, Babosa de Jardim) é uma planta suculenta de folhas grossas conhecida por suas propriedades medicinais, terapêuticas e cosméticas, que servem para tratar vários tipos de doenças, ferimentos e ainda cuidar da beleza.

Ela é uma planta nativa do norte da África que se desenvolve em regiões áridas, que se adaptou muito bem aos solos brasileiros, sendo seu plantio largamente difundido por aqui.

A babosa cresce de forma selvagem em climas tropicais e sempre foi cultivada para usos agrícolas, medicinais e decorativos. Suas folhas, quando abertas possuem uma substância pegajosa incolor, tipo um gel, com muitas vitaminas e minerais capazes de trazer vários benefícios para a pele e cabelos.

O extrato de Aloe vera é usado em uma infinidade de produtos para fins cosméticos ou medicinais, incluindo loções para a pele, shampoos, pomadas para queimaduras, entre outros.

Propriedades da babosa no rosto

babosa no rosto devido à inúmeras propriedades benéficas
A babosa no rsot pode trazer inúmeros benefícios devido às suas propriedades benéficas à saúde da pele.

Historicamente, a babosa havia sido utilizada desde a antiguidade por povos egípcios, gregos, chineses, japoneses e macedônios, como forma de alimento e uso medicinal. Há relatos que atribuem o uso da babosa no rosto como o segredo de beleza de Cleópatra.

A babosa é rica em nutrientes, vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais, todos de ação antioxidante natural. Além disso, por ser uma substância totalmente natural, sem efeitos colaterais ou químicas prejudiciais à saúde, a babosa ainda possui inúmeras propriedades capazes de beneficiar a sua pele:

  • Regeneradora: tem o poder de regenerar as células da pele;
  • Cicatrizante: acelera a cicatrização da pele;
  • Oxidante: atua diretamente na eliminação de radicais livres;
  • Rejuvenecedora: auxilia na produção de colágeno e elastina;
  • Emoliente: contém água e sais minerais;
  • Clareadora: suaviza e clareia as manchas de pele;
  • Antibiótica: comabte infecções;
  • Anti-inflamatória: diminui inflamações;
  • Antibacteriana: evita a proliferação de bactérias nos ferimentos;
  • Anestésica: anestesia as dores;
  • Adstringente: desobstrui os poros e promove limpeza profunda;
  • Digestiva: auxilia na digestão de alimentos;
  • Coagulante: facilita a oxigenação sanguínea promovendo uma melhro coagulação;
  • Desintoxicante: desintoxica o organismo;
  • Hidratante: hidrata profundamente.

Benefícios da babosa no rosto: Como funciona?

babosa no rsoto cicatriza e regenera a pele
A babosa no rosto atua com um poderoso cicatrizante e regenerador da pele.

A babosa sempre foi mais conhecida pelas suas propriedades medicinais no tratamento e cura de queimaduras e ferimentos. É largamente utilizada em produtos capilares para fortalecer, regenerar e evitar a queda dos cabelos. No entanto, a babosa no rosto tem sido muito utilizada para inúmeros fins.

1. Babosa no rosto para hidratar a pele

No caso do tratamento facial a babosa no rosto traz inúmeros benefícios para a pele, pois é capaz de hidratar a pele, devido a água em sua composição. A babosa no rosto é capaz de devolver os emolientes necessários à pele para mantê-la hidratada e macia. Isso porque é rica em Vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, nutrientes essenciais para a hidratação da pele.

2. Babosa no rosto para cicatrizar a pele

A babosa no rosto possui ação cicatrizante, muito eficaz no tratamento de queimaduras, acne e clareamento de manchas. Ela alivia o incômodo causado por queimaduras de grau 1 e solares, acelerando o tempo de cicatrização celular e fornecendo frescor.

Também é capaz de cicatrizar feridas e irritações na pele como cortes, espinhas, erupções de pele, arranhões, evitando o surgimento de inflamações, manchas e marcas na pele. Para secar espinhas suas propriedades antibióticas e bactericidas naturais agem diretamente na pele sobre a inflamação evitando infecções e diminuindo os inchaços. É muito eficaz contra picadas de insetos e no alívio da coceira.

As manchas também costumam desaparecer progressivamente a longo prazo quando usamos a babosa no rosto com aplicação direta do gel sobre a pele.

3. Babosa no rosto como antirrugas

A babosa ainda possui inúmeras substâncias antioxidantes capazes de eliminar grande parte dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos, ressecamento e aparecimento de rugas. Ela contém sais minerais, enzimas, aminoácidos e vitaminas essenciais para evitar o aparecimento precoce de rugas.

Assim, a babosa no rosto é um excelente restaurador de pele, pois tem a capacidade de atingir as camadas mais profundas, nutrindo a pele de substâncias necessárias à saúde da pele. Isso porque além de ação oxidante, a babosa ainda é capaz de estimular e aumentar a produção de elastina e colágeno, mantendo a pele tonificada.

Suas propriedades hidratantes também proporcionam uma maior oxigenação para as células, aumentando a sua elasticidade.

4. Babosa no rosto como anti acne

Além de cicatrizante, a babosa é capaz de curar os ferimentos e hidratar a pele agindo também como um poderoso adstringente capaz de limpar profundamente a pele, desobstruindo os poros e eliminando as impurezas responsáveis pelo surgimento de acne, espinhas e cravos.

Receitas para utilizar a babosa no rosto

babosa no rosto faz bem pra pele
Receitas de babosa no rosto trazem muitos benefícios à pele

A maioria dos cosméticos encontrados por aí possuem ingredientes químicos extremamente prejudiciais à saúde a longo prazo. Sem falar que produtos realmente eficazes que não trazem danos à pele são demasiadamente caros.

Felizmente a babosa é um ingrediente natural muito fácil de ser encontrado e utilizado em máscaras de resultados igualmente satisfatórios. E o melhor de tudo, baratíssimo! É só cultivar em vasos no seu quintal.

As receitas para utilizar a babosa no rosto são várias, pois o seu gel pode ser adicionado à muitos outros ingredientes para intensificar ainda mais a sua ação. O procedimento para obtenção do gel é o mesmo em todas elas, em seguida é só adicionar os ingredientes conforme a receita. Para retirar o gel da babosa basta seguir os passos à seguir:

  • Corte uma folha ou mais da planta;
  • Lave bem em água corrente, alisando a folha a fim de retirar qualquer resíduo de sujeira;
  • Corte as extremidades da folha, retirando os espinhos com a ajuda de uma faca;
  • Separe em pequeno pedaços;
  • Descasque cada pedaço da folha dividindo-os ao meio;
  • Extraia o gel contido no meio da folha com uma colher, e coloque-o em um recipiente.

1. Máscara de hidratação com babosa

A máscara de hidratação apenas com o gel puro da babosa é muito fácil. Basta aplicar o gel retirado da planta diretamente na pele para hidratar, cicatrizar áreas afetadas ou clarear manchas.

Deixe agir por 15 ou 20 minutos até secar sobre a pele. Em seguida, esfregue suavemente a pele para retirar o gel, esfoliando. Por fim, lave com água em abundância e seque com uma toalha limpa ou naturalmente. Não use sabão ou qualquer outro produto após o procedimento.

2. Máscara de babosa com pepino e iogurte

O pepino também é ótimo para evitar as rugas, pois é rico em vitaminas A, C e E e excelente oxidante. Aliado à babosa no rosto, esses dois ingredientes potencializam as propriedades de cada um. Essa receita de babosa no rosto com pepino é excelente para quem tem pele seca mais propensa às rugas e linhas de expressão. A máscara além de hidratar, vai suavizar as marcas de expressão e combater as rugas.

Para a máscara, bata lentamente no liquidificador 100 gramas do gel extraído da babosa com a mesma quantidade de pepino em rodelas e 2 colheres de iogurte natural, acrescentando água aos poucos até obter uma consistência homogênea. Se quiser potencializar ainda mais o rejuvenescimento da pele, adicione 3 gotas de vitamina E.

Em seguida, lave bem o rosto com um sabonete neutro e seque-o completamente. Antes de dormir, aplique a máscara sobre a pele limpa em todo o rosto, fazendo uma leve massagem com movimentos circulares até espalhar bem a máscara, evitando a área dos olhos.

Deixe-a atuar a noite toda. No dia seguinte, lave o rosto somente com água morna e finalize com hidratante ou filtro solar de sua preferência. Para melhores resultados, repita o procedimento pelo menos 1 vez por semana.

3. Máscara de babosa, iogurte natural e mel

babosa no rosto com mel
Babosa no rosto com mel hidrata, combate a acne, clareia manchas e evita cicatrizes.

A hidratação de babosa no rosto com iogurte e mel vai hidratar, combater a acne e tirar as manchas da pele. Misture o gel retirado da planta com cinco colheres de iogurte e bata no liquidificador. Depois de tudo misturado, junte cinco colheres de mel na mistura e bata mais um pouco. A mistura também pode ser usada no corpo inteiro.

Após o banho ou lavar o rosto com água morna para abrir bem os poros, aplique a máscara em todo o rosto fazendo uma leve massagem com movimentos circulares até espalhar bem a máscara, evitando a área dos olhos. Deixe agir por 10 minutos, depois enxágue com água. Borrife um pouco de soro fisiológico sobre o rosto para fechar os poros. Repita o procedimento a cada 15 dias.

4. Máscara de babosa com mamão

A máscara de babosa no rosto com mamão possui o poder de regenerar a pele e suavizar olheiras. Para fazer a máscara, basta amassar metade de um mamão maduro e misturar ao gel retirado da planta até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplique a máscara de babosa no rosto em movimentos leves e circulares, deixando agir por 20 minutos. Depois remova com água morna.

5. Máscara de babosa com leite e mel

A babosa no rosto misturada ao leite e mel é um ótimo hidratante para a pele. Para fazer a máscara, basta misturar o gel extraído da babosa ao leite e ao mel em quantidades e proporções iguais. Em seguida, aplique no rosto, deixando agir por 40 minutos e lave com água fria para fechar os poros.

6. Máscara de babosa com açúcar

Quando misturamos o gel extraído da babosa ao açúcar orgânico ou cristal, criamos um poderoso esfoliante natural para o rosto capaz de eliminar as células mortas e evitar o surgimento de cravos e espinhas. Para isso, basta misturar o gel no açúcar e aplicar a máscara de babosa no rosto limpo com massagens suaves e circulares. Em seguida, deixe agir por 5 minutos e remova com água fria para fechar os poros.

7. Máscara de babosa com limão siciliano

babosa no rosto com limão siciliano
Babosa no rosto com limão siciliano é excelente adstringente

A babosa no rosto aliada ao limão siciliano é uma poderosa máscara de ação adstringente e cicatrizante que auxilia na remoção de manchas no rosto e suaviza cicatrizes. Basta misturar o gel extraído da babosa ao suco de um limão siciliano, até obter uma consistência homogênea. Em seguida, espalhe a máscara de babosa no rosto e deixe agir por 15 minutos, lavando com água morna. Aplique a máscara diariamente até remover as manchas por completo.

8. Máscara de babosa para pele oleosa

A pele oleosa é mais propensa aos cravos e espinhas, devido aos poros sempre abertos. A máscara de babosa com mel, cevada e ovo proporciona um maior equilíbrio no pH da pele, diminuindo a sua oleosidade, sem ressecamento.

Para aplicar a babosa no rosto, misture o seu gel a 1 colher de chá de mel, 1 ovo inteiro e
2 colheres de sopa de farinha de cevada até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplique a máscara de babosa no rosto e espere secar. Depois de seca, deixe agir por mais 5 minutos e retire com água abundante.

9. Máscara de babosa para clarear a pele

As propriedades anti-inflamatórias e hidratantes do mel combinado com a babosa fazem desses dois ingredientes um medicamento natural eficaz no combate das manchas na pele. Para fazer a máscara, basta misturar o gel extraído da planta com uma colher de chá de azeite de oliva e duas colheres de sopa de mel. Em seguida, aplique a mistura no rosto já limpo e deixe agir por 15 minutos. Depois retire tudo com água morna.

Leave A Reply

Your email address will not be published.