Take a fresh look at your lifestyle.

Argila Preta Benefícios: Pele, Corpo e Cabelo

Em se tratando de máscaras de beleza e tratamentos estéticos para a pele, corpo e agora até cabelos, a argila preta é um dos ingredientes mais procurados. Isso porque a argila preta benefícios são inúmeros, devido a rica concentração de minerais como silício, alumínio e titânio, que juntos possuem um alto poder rejuvenescedor.

A argila preta é a mais nobre dentre todos os tipos de argilas que podemos encontrar, além de ser também a mais rara, pois é extraída de lama vulcânica. Ela é muito utilizada em tratamentos estéticos de pele para remover células mortas, fechar os poros, iluminar e suavizar manchas, deixando a pele do rosto e do corpo com um aspecto mais liso.

Tudo isso devido ao seu alto poder poder purificante, capaz de limpar profundamente os poros e reduzir os danos causados pela poluição, envelhecimento e do estresse diários.

No entanto, de uns tempos para cá, ela tem sido muito empregada também nos tratamentos capilares, a fim de ajudar a eliminar toxinas no couro cabeludo e melhorar a circulação sanguínea da região, ajudando a acelerar o crescimento dos cabelos.

Gostou? Então, confira abaixo tudo sobre argila preta benefícios e formas de utilizá-las na sua rotina de beleza. Vamos lá!

O que é Argila Preta

argila preta benefícios: o que é
A argila preta é um material orgânico, natural, rico em minerais.

A argila é um material orgânico terroso, natural, proveniente da degeneração de rochas feldspáticas, constituída basicamente pela combinação de minerais como a sílica e alumina, em partículas extremamente inferiores a dois micra de diâmetro, além de outras substâncias.

Dependendo da quantidade dessas substâncias em sua composição, sua cor pode variar do branco ao vermelho, verde e preto, assim como a sua plasticidade e capacidade de absorção de água.

No caso da argila preta ou lama vulcânica, ela é composta por substâncias como o silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, com destaque para o silício – segundo elemento mais abundante na natureza.

Além disso, ela contém também titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio, enxofre e ferro, ricos em propriedades que ajudam a potencializar determinados efeitos, conforme a sua concentração.

A argila preta é também a mais nobre e mais rara de todas as argilas, pois é de origem vulcânica e, para obtê-la, é necessário descer 4 metros abaixo da superfície, onde os níveis de alumínio e silício são muito altos e os de ferro bem mais baixos.

Argila preta: Curiosidade

A argila preta é a mais rara por ser vulcânica.
A argila preta é a mais rara por ser vulcânica.

Os tratamentos com argilas sempre foram utilizados como uma das primeiras formas de medicina natural pelas civilizações antigas. Elas eram utilizadas como medicamento para diversos fins, principalmente para a cicatrização rápida de ferimentos.

Foi de uns tempos pra cá, que elas se tornaram excelentes aliadas nos tratamentos estéticos e medicinais, como a argiloterapia.

No entanto, a qualidade, assim como as composições das argilas dependem muito da região de onde são extraídas. Como existem vários tipos de argila, cada um deles é indicado para uma finalidade específica.

Isso porque cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes, por isso as diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, é muito importante se informar qual é o tipo mais adequado para a finalidade desejada antes de usá-la.

Você pode encontrar a argila preta, por exemplo, em casas de produtos naturais, viveiros de plantas e também na internet. Mas sempre se certifique da origem da argila para que você não use produtos falsos que possam colocar a sua saúde em risco.

Argila preta: Propriedades

Por conta dessas substâncias ricas em inúmeras propriedades, principalmente as altas quantidades de silício e alumínio, a argila preta é capaz de produzir efeitos de ação equilibrante, absorvente, descongestionante, rejuvenescedora, antibacteriana, anti-inflamatória, desintoxicante, estimulante, anti-estresse, cicatrizante, antisséptica, adstringente, oxigenante e reativante .

Isso graças aos seus elétrons livres, que lhe conferem capacidades também energéticas, radiônicas e iônicas. Sendo assim, a sua maior atuação é principalmente cosmética, mas ela também é capaz de ajudar no tratamento de doenças, como inflamações na pele, reumatismo, rinite, entre outros.

Sendo assim, há algum tempo cientistas têm demonstrando a eficiência da aplicação tópica da argila preta para aumentar a produção de colágeno pela pele, acelerar a regeneração celular, limpar profundamente resíduos de poluição, tratar a acne, espinhas, inflamações e machucados superficiais, entre outras ações.

Argila preta: Indicações

A argila preta pode ser usada em todos os tipos de pele e cabelos.
A argila preta pode ser usada em todos os tipos de pele e cabelos.

Com tantas proriedades, impossível não incluir a argila preta na rotina de beleza. Ela pode ser usada para tratamento facial, corporal e capilar. Ela também é indicada para todos os tipos de pele e cabelos, mas principalmente oleosos.

Ao contrário da argila verde, que é bem específica para o tratamento de peles oleosas, a argila preta pode ser usada na pele para quem precisa equilibrar a pele, seja mista, normal, oleosa ou mesmo seca.

A argila preta é encontrada na forma de pó, e para aplicá-la, deve ser misturada com água pura (mineral ou filtrada) ou soro fisiológico. É importante ressaltar, que a argila preta contém quantidade de nutrientes suficientes para ser utilizada sozinha. Portanto, não misture com cremes hidratantes corporais ou capilares quando for aplicá-la.

Seja qual for o tratamento, a argila preta vai desintoxicar a pele e ainda favorecer a absorção de outros cremes e tratamentos. Ela também pode preparar a pele para receber a maquiagem, deixando o rosto mais luminoso, uniforme e sequinho.

Quando aliada ao carvão ativado pode ser um poderoso tratamento detox contra os efeitos da poluição na pele, pois o carvão também tem uma super capacidade de absorção e ação magnética, criando ligações poderosas com toxinas, resíduos e agentes poluentes – que aceleram o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Argila Preta: Benefícios

A argila preta benefícios são inúmeros.
A argila preta possui inúmeros benefícios.

A argila preta ficou super famosa em se tratando de tratamentos para a pele e cabelos. Tudo por conta das suas propriedades e seu poder purificante e desintoxicante, capaz de absorver toxinas e limpar profundamente a pele e o couro cabeludo, deixando a pele mais suave e uniforme.

Portanto, a argila preta pode trazer muitos benefícios quando incorporada na sua rotina de beleza, veja abaixo:

  • Altamente rejuvenescedora e revigorante pelas altas quantidades de silício e alumínio;
  • Melhora a circulação sanguínea periférica, promovendo a regeneração celular;
  • Controla a oleosidade pela sua ação desintoxicante (enxofre), através da esfoliação e limpeza profunda;
  • Uniformiza o tom da pele, equilibra e clareia manchas da pele;
  • Combate flacidez e linhas de expressão, estimulando a produção de colágeno;
  • Tem ação antibacteriana e desintoxicante, auxiliando na absorção de resíduos poluentes;
  • Sua ação descongestionante limpa os poros profundamente, proporcionando uma pele suave e limpa;
  • Ameniza os efeitos da sinusite e da rinite e ajuda no tratamento do reumatismo;
  • Atenua celulites e estrias;
  • Suas funções bactericida e anti-inflamatórias são fortes aliadas contra acne;
  • Para os cabelos, revitaliza o couro cabeludo, controla a oleosidade, ativa a circulação local e estimula o crescimento através da limpeza profunda;
  • Ajuda a combater a queda de cabelo;
  • Acelera o processo de cicatrização das espinhas existentes e previne o aparecimento de novas infecções.

1 – Argila Preta: Benefícios para iluminar a pele

Através da sua limpeza profunda desintoxicantes, a argila preta é capaz de uniformizar o tom de pele, devolvendo o brilho e o viço da pele, iluminando o rosto por completo. Ao purificar a pele, a argila preta consegue igualar os diferentes tons de pele do rosto, suavizando a aparência e garantindo um aspecto mais saudável.

2 – Argila Preta: Benefícios contra efeitos da poluição

Nada como depois de um dia inteiro de trabalho contar com um tratamento que devolve a suavidade e o viço da pele do rosto. Um dos efeitos mais marcantes da poluição do ar é deixar a pele com uma aparência estressada, ressecada e opaca, por conta da absorção de poeira e partículas tóxicas ao longo do dia.

Mas a argila preta aliada ao carvão mineral pode ajudar a reverter essa situação. Juntos, eles conseguem absorver as toxinas e resíduos poluentes acumulados na pele por meio de uma ação magnética que atrai e remove essas, deixando o rosto limpo e purificado!

A argila preta vai limpar e reequilibrar a pele, deixando os poros desobstruídos e renovando a aparência do rosto.

3 – Argila Preta: Benefícios de detox

Mesmo que você tenha o costume de fazer uma limpeza no rosto diariamente, a desintoxicação completa argila preta é importante. Você pode aplicá-la pelo menos a cada 15 dias, a fim de garantir a “respiração” adequada da pele sem interferências.

Apenas a limpeza tradicional pode não ser capaz de remover todos os resquícios de maquiagem, toxinas e poluentes, provocando o desequilíbrio na produção de oleosidade. A argila preta consegue ir fundo nos poros e limpar mais profundamente a pele, higienizando e desintoxicando o rosto por completo.

O mesmo acontece quando aplicada no corpo e nos cabelos, pois tem ação desintoxicante e adstringente, liberando todas as toxinas presentes na pele e no couro cabeludo, estimulando a regeneração celular e circulação local.

4 – Argila Preta: Benefícios pré-maquiagem

Uma boa oportunidade para usar a argila preta é como tratamento pré-maquiagem para preparar a pele. Como ela consegue iluminar e igualar o tom da pele, ela vai garantir também uma melhor absorção da maquiagem, deixando a pele mais uniforme e iluminada.

5 – Argila Preta: Benefícios para combater olheiras e manchas

Por ser capaz de uniformizar o tom de pele e iluminar, a argila preta também é eficaz no tratamento das olheiras e manchas. Sua ação desintoxicante, purificadora e adstringente combate as inflamações e desobstrui os poros.

Além disso, ela também tem propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento cutâneo e previne o aparecimento de novas inflamações e manchas escuras, bem como ameniza as linhas de expressão.

Como fazer máscara facial de argila preta

A argila preta no rosto pode ser aplicada de 15 em 15 dias.
A argila preta no rosto pode ser aplicada de 15 em 15 dias.

Antes de usar a máscara, faça uma limpeza no rosto com sabonete líquido ou água micelar, deixando a pele um pouquinho úmida antes de aplicar a máscara.

Para prepará-la, misture em uma vasilha uma a duas colheres (café) de argila preta e com 2 colheres (café) de água pura (filtrada ou mineral) ou soro fisiológico, mexendo lentamente com uma espátula até ganhar uma consistência pastosa.

Em seguida, aplique uma camada fina e uniforme da máscara por todo o rosto ou nas áreas em que deseja concentrar o tratamento. Sempre em sentido ascendente, de baixo para cima e do centro para as laterais, evitando a aplicação próxima aos olhos e boca.

Deixe repousar no rosto durante 20 minutos (pode deixar por 1 hora se preferir) – o “ponto ideal” é as bordas secas e o centro levemente úmido.

Evite fazer qualquer tipo de expressão facial, ficando imóvel. Aproveite o momento para relaxar e absorver o efeito anti-estressante.

Depois, retire a sua máscara de argila preta no chuveiro, com movimentos circulares de baixo para cima, e em seguida aplique um hidratante facial levinho para devolver a oleosidade à pele, já que a argila a deixa bastante seca.

A máscara pode ser feita a cada duas semanas. No entanto, produtos a base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente. Se a sua intenção é diminuir a acne, adicione 3 gotinhas de óleo essencial de alecrim ou óleo de rosa mosqueta à mistura.

Como usar argila preta nos cabelos

A argila preta no cabelo rediz a oleosidade e regenera o couro cabeludo.
A argila preta no cabelo rediz a oleosidade e regenera o couro cabeludo.

A argila preta tem inúmeras vantagens para o cabelo, principalmente os oleosos. Ela tem propriedades adstringentes e antissépticas, capazes de promover uma limpeza profunda nos fios e eliminar impurezas que os impedem de crescer saudável, promovendo um verdadeiro detox capilar.

Cabelos quimicamente tratados com relaxamento e alisamento, a aplicação da argila só deve ser feita dois meses após o procedimento químico, para evitar remover certas substâncias do processo.

Para aplicar no cabelo, misture num recipiente 3 colheres (sopa) de argila preta com 3 colheres (sopa) de soro fisiológico ou água mineral morna, até formar uma pasta homogênea.

Em seguida, aplique a mistura em toda a extensão do couro cabeludo com os cabelos úmidos, com a ajuda de um pincel. Massageie o couro cabeludo para permitir que a argila penetre bem e fortaleça os fios.

Espere 15 a 20 minutos, depois lave o seu cabelo com o s​hamp​oo​ e condicionador, como de costume. Se quiser uma hidratação ainda maior, acrescente 1 colher (sopa) de óleo de coco à mistura ou a mesma quantidade de e queratina, se a necessidade for de reconstrução capilar. Se quiser diminuir a oleosidade acrescente 5 gotas de óleo essencial de alecrim.

O tratamento vai deixar os cabelos com um aspecto mais saudável e vai reduzir a queda significativamente.

Como usar argila preta no corpo

A argila preta no corpo é desintoxicantes e relaxante.
A argila preta no corpo é desintoxicantes e relaxante.

Para os tratamentos corporais, você vai precisar misturar uma maior de argila preta com água mineral ou soro fisiológico, dependendo da área que vai tratar.
Em seguida, aplique a pasta em toda a região desejada, com a pele limpa e esfoliada, para absorver melhor os efeitos da argila. Envolva a região com plástico filme, a fim de fazer uma compressa com a argila.

A temperatura da argila aplicada depende da região do corpo beneficiada pelo tratamento, ou seja, em locais excessivamente frios pode-se aplicar a argila um pouco aquecida, já em locais quentes deve-se usá-la em temperatura ambiente.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre argila preta e seus benefícios e aplicações, experimente! Volte depois aqui para nos contar os resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.