Take a fresh look at your lifestyle.

Alongamento de Cílios: Guia Completo da Técnica Fio a Fio e Volume Russo

As mulheres são incansáveis na busca pela aparência perfeita. Com isso, novas técnicas e procedimentos estéticos não param de surgir a todo momento. Uma das mais novas tendências é o alongamento de cílios, que vem conquistando a mulherada que deseja um olhar mais marcante e volumoso.

A técnica consiste na aplicação de extensões de fios sintéticos ou de seda sobre cada cílio natural, a fim de deixá-los mais longos e com mais volume. O procedimento tem sido um sucesso, pois é mais moderno, prático e capaz de deixar uma aparência mais natural, comparada aos cílios postiços, além de dispensar o uso de máscara ou curvex.

Isso porque o alongamento de cílios procura aplicar fios de tamanho, curvatura e espessura diferentes. O sucesso da técnica tem sido tão grande que até a busca por máscaras de cílios no mercado diminuiu bastante.

Muitas mulheres tem aderido ao procedimento devido a sua praticidade, durabilidade e por fazer muita diferença no acabamento da maquiagem. Ficou curiosa?

Preparamos um guia completo sobre alongamento de cílios com todos os detalhes que você precisa saber antes de fazer: técnicas, tipos de fios, volumes, tamanho de cílios, duração, etc. Confira!

Alongamento de cílios: O que é?

Alongamento de cílios é uma técnica para aplicar extensões e alongar os cílios existentes.
Alongamento de cílios é uma técnica para aplicar extensões e alongar os cílios existentes.

Os cílios fixados nas pálpebras são essenciais para a saúde dos olhos, pois são eles os responsáveis por evitar a entrada de impurezas nos olhos, entre outras funções. Eles se renovam constantemente ao longo de nossas vidas e costumam cair naturalmente, dando lugar a novos fios.

Sendo assim, costumamos ter sempre cílios de vários tamanhos diferentes ocupando o mesmo espaço nos olhos. O comprimento varia para cada pessoa, sendo que eles diminuem o crescimento e em volume com o passar da idade.

Assim, como nem todo mundo pode ter cílios muito grandes e volumosos naturalmente, a técnica de alongamento pode ser a solução para muitas mulheres. O método consiste em aplicar extensões de cílios sintéticos ou de seda sobre os naturais, por meio de procedimentos como o fio a fio ou volume russo.

O objetivo é dar aquela aparência de “maquiagem pronta”, sem precisar aplicar rímel ou outros produtos para realçar o olhar.

Técnicas de Alongamento de Cílios

Existem várias técnicas que podem ser usadas para aumentar e dar mais volume aos cílios naturais por mais tempo. No entanto, as mais conhecidas são o alongamento de cílios fio a fio e o volume russo.

Ambas as técnicas podem ser aplicadas tanto na pálpebra inferior como na pálpebra superior, embora seja mais comum realizar o procedimento apenas na pálpebra superior.

A técnica clássica ou alongamento fio a fio, tem um resultado mais natura, pois adiciona apenas um fio sintético a cada fio natural.

Mas, para quem busca mais de volume, o volume russo é ideal, pois aplica-se uma quantidade maior de fios sintéticos em cada fio natural.

Segundo os especialistas, o fio sintético é superleve e nesta técnica, em específico, pesa bem menos do que no método clássico.

Além disso, há como aliar as duas técnicas também (técnica híbrida), intercalando a clássica e o volume russo, colando apenas um fio sintético em um cílio, enquanto nos outros são colocadas de 3 a 7 unidades.

E se você deseja cílios ainda mais cheios, uma alternativa é o megavolume, que utiliza uma quantidade de fios ainda maior (entre 8 e 15 ou mais).

Alongamento de Cílios Fio a Fio

O alongamento de cílios fio a fio tem efeito bem natural.
O alongamento de cílios fio a fio tem efeito bem natural.

Como o próprio nome já diz, a técnica de alongamento de cílios fio a fio é a mais tradicional, e consiste em aplicar um cílio sintético de cada vez sobre o cílio natural. O objetivo é oferecer mais volume e maior comprimento aos fios, mas de forma bem suave e natural.

O resultado é uma aparência mais leve, como se tivesse usando uma pequena camada de rímel, porém de uma forma bem sutil e natural. A vantagem é não precisar gastar tanto tempo se maquiando, pois a técnica já dá uma levantada no olhar.

A técnica é realizada com auxílio de um pinça para implantar os fios artificiais sobre o fio natural, um a um, do meio para as pontas, e em tamanhos diferentes. Já logo após o procedimento os cílios ficarão mais longos e mais volumosos.

Volume Russo

alongamento de cílios volume russo
O volume russo possui um volume bem maior e mais marcante,

Diferente da técnica de alongamento de cílios fio a fio, a técnica do volume russo é como uma múltipla extensão de cílios pautada no visagismo facial. Ela consiste em aplicar de 3 a 6 fios sintéticos, muito finos e todos juntos (fans ou tufos), em 1 fio natural.

O objetivo é criar um leque e promover o preenchimento dos cílios. Assim, além de alongar, a técnica também preenche os espaços com baixa densidade de pelos, dando mais volume e destacando ainda mais o olhar.

O volume russo é uma ótima opção para quem já está com cílios esparsos, ausentes ou finos, porém o resultado não é tão natural quanto a técnica de alongamento de cílios fio a fio.

As extensões ultrafinas são criadas manualmente no momento da aplicação por um consultor(a), usando pinças especialmente projetadas para o procedimento. O profissional vai criando junções para as extensão dos cílios, que são então colocadas sobre os fios naturais.

O efeito “leque” é bem mais marcante, com cílios bem grandes e volumosos, como se tivesse conseguido com várias camadas de rímel, mega impactante.

Alongamento de cílios: Volume e Dimensão

É possível escolher o volume e a dimensão dos fios no alongamento de cílios.
É possível escolher o volume e a dimensão dos fios no alongamento de cílios.

No caso do alongamento de cílios pelo volume russo, é possível criar diferentes dimensões, dependendo da quantidade de fios na extensão, finalidade e do resultado que a pessoa deseja obter.

  • Dimensão 1D de fans (tufos): adiciona comprimento aos cílios naturais, tornando-os mais longos e notáveis, estendendo seu comprimento e adicionando uma cor mais escura. Ótima opção para quem tem poucos fios e deseja mais naturalidade.
  • Dimensão 2D e 3D de fans (tufos): adiciona de 2 a 3 fios para ajudar a preencher as lacunas entre cílios naturais espaçados para maior volume. O efeito é de uma aparência delicada, natural e suave no olhar.
  • Dimensão 4D e 5D de fans (tufos): adiciona 4 a 5 fios ao cílio já existente para um volume mais expressivo, com um visual mais denso. Ideal para destacar o olhar, principalmente para sessões fotográficas e filmagens ou para quem tem cílios naturais finos ou escassos. A técnica modela a curvatura da extensão de cílios para criar um efeito de leque.
  • Dimensão 6D de fans (tufos): adiciona 6 fios no mesmo cílio para dar efeito super intenso e com bastante destaque no olhar. É mais indicada para quem possui fios grossos, porém separados.

O que são fans e tufos?

tufos de alongamento de cílios
Fans e Tufos possuem diferenças entre si.

Para leigos, os fios usados na técnica de alongamento de cílios pode parecer tudo igual, mas existem algumas diferenças entre eles. Diferente dos cílios postiços que já vem pronto e você precisa ajustar o comprimento dos fios, cortando algumas partes, dependendo do comprimento desejado, fans e tufos funcionam de forma diferente.

Os tufos, por exemplo, possuem a base dos fios previamente colada, bastante similar aos cílios postiços. Com isso, quando aplicados ao cílio existente, podem promover certo desconforto ou deixar o olhar artificial. Para manter os fios da extensão de cílios unidos no tufo, alguns são colados com cola e outros são presos com nó.

Já os fans vêm em uma cartela fio a fio, podendo ser destacamos individualmente, de acordo com a quantidade que se vai usar. Assim, eles podem ser utilizados tanto para a técnica de alongamento de cílios fio a fio quanto no volume russo, além de serem extremamente finos e naturais (espessura de menos 0,07mm).

Desse modo, a extensão de cílios é feita individualmente, juntando punhados de 2, 3, 4, 5 ou 6 fios de uma vez e colando-os nos cílios já existentes. Basta deixar a base bem juntinha ao formar um tufo na hora para ajustar direitinho no cílio original.

Tamanhos do alongamento de cílios

Os tamanhos dos fios no alongamento de cílios são decididos de acordo com uma avaliação de visagismo e desejo da cliente.
Os tamanhos dos fios no alongamento de cílios são decididos de acordo com uma avaliação de visagismo e desejo da cliente.

Assim como existem vários tipos de aplicação, os modelos de fios também variam em relação ao tamanho, curvatura e espessura.

Mas como no design de sobrancelhas, o alongamento de cílios fio a fio ou o volume russo exigem a aplicação de técnicas de visagismo facial para indicar o tamanho ideal das extensões.

O profissional vai levar em consideração a sua estrutura facial, o formato dos olhos e o perfil de cada pessoa, assim como o resultado final que a pessoa deseja, para tudo ficar natural e harmonioso.

Os fios costumam ser bastante longos e após aplicados por toda a extensão das pálpebras, eles são ajustados no comprimento com uma tesourinha especial, para que fiquem alinhados dando o destaque perfeito ao olhar.

Preço do alongamento de cílios

O preço do alongamento de cílios pode variar com a técnica eo local em que é feito.
O preço do alongamento de cílios pode variar com a técnica eo local em que é feito.

O alongamento de cílios deve ser realizado em clínicas de estética, salões de beleza ou locais especializados em serviços de beleza. O preço vai depender e variar muito de acordo com o estado, cidade e local que você escolher.

Esse valor é calculado baseado também na experiência da extensionista, qualidade do material, além da média de mercado. Além disso, o tipo de técnica empregada também vai influenciar bastante no preço final do procedimento.

Em geral, varia entre R$100 a R$350, com manutenções necessárias de 15 a 20 dias que podem custar custar entre R$40 e R$90, sendo que a sua duração é de cerca de 20 a 45 dias, sem passar de 60 dias.

Essa durabilidade, pode variar para cada técnica, além de como cada organismo lida com os fios artificiais.

Além disso, fique atenta! Pois, preços muito abaixo da média podem indicar inexperiência ou má qualidade do profissional, além de ferramentas e produtos de baixa qualidade.

Por isso, não arrisque a sua saúde nas mãos de pessoas que não têm os conhecimentos e habilidades necessárias ou locais que não estejam aptos para desempenhar um bom serviço.

O alongamento de cílios deve ser feito com segurança e profissionalismo para um resultado positivo como esperado!

Alongamento de cílios dói ou faz mal?

O alongamento de cílios odor ser feito por qualquer um, sem restrições e não dói.
O alongamento de cílios odor ser feito por qualquer um, sem restrições e não dói.

Não! Pode ficar tranquila que o procedimento completo não dó e também não possui nenhuma restrição, portanto não faz mal.

Apesar de de ser uma área delicada, o material usado e a maneira com que é aplicado não compromete a saúde dos fios naturais. O que pode acontecer é pesar um pouco demais sobre os fio original e acelerar a sua queda natural.

Porém, em geral, os cílios naturais crescem devagar e aos poucos, fazendo com que os fios postiços caiam também gradativamente nesse processo.

O procedimento costuma durar cerca de 2 horas e a maioria do tempo você passará de olhos fechados.

Embora a aplicação seja totalmente externa aos olhos, existem cuidados que devem ser tomados, principalmente para quem tem problemas oftalmológicos, como lesão na córnea ou alergias ao adesivo (PET) ou a outros materiais usados.

Assim, se você tiver algum tipo de reação alérgica aos componentes da cola ou outros produtos utilizados no procedimento, converse com o seu médico antes e com a profissional extensionista para que ela entenda o seu perfil e possa optar por produtos mais adequados.

Além disso, manter a higienização e cuidados após o alongamento de cílios é fundamental para evitar qualquer tipo de problema. Em caso de incômodos e desconfortos, procure imediatamente a sua extensionista ou profissional de saúde para retirar as extensões.

Como é feito o alongamento de cílios: Passo a Passo

O alongamento de cílios é feito tufo por tufo ou fio a fio em cada cílio original.
O alongamento de cílios é feito tufo por tufo ou fio a fio em cada cílio original.

O primeiro passo é fazer uma higienização nos cílios e retirar também toda a maquiagem, caso esteja usando. Em seguida, cola-se uma fita própria para a realização do procedimento na pálpebra inferior na qual é desenhada o design desejado para os seus fios.

Aí, então, começa a aplicação. No caso do alongamento de cílios fio a fio, a técnica consiste em colar o fio sintético alguns milímetros depois da raiz do cílio natural, com uma cola cirúrgica própria. O procedimento é feito fio a fio, em toda a extensão da pálpebra, realizando assim o alongamento do fio natural.

Para a técnica de volume russo, o procedimento inicial é praticamente o mesmo. A profissional higieniza a área e, em seguida, aplica o primer para cílios, e coloca cuidadosamente o PET na região das pálpebras, cobrindo também os cílios inferiores.

Isso protege a região do uso da cola e ajuda no mapeamento dos cílios, que estuda o comprimento dos seus cílios naturais para aplicar os FANS do tamanho adequado.

Com o auxílio de uma pinça especial, a profissional passará a cola na quantidade de fios sintéticos e, na sequência, aplicará delicadamente sobre o fio natural. Depois do procedimento feito em toda a extensão da pálpebra nos dois olhos, o PET é retirado e aplica-se um secador especial para os fios.

Importante: Todas as ferramentas devem estar devidamente esterilizadas e ser descartáveis.

Cuidados necessários

É preciso tomar cuidados específicos para manter o alongamento de cílios por mais tempo.
É preciso tomar cuidados específicos para manter o alongamento de cílios por mais tempo.

Após a aplicação do alongamento de cílios, o ideal é não usar rímel à prova d’água, pois a sua remoção é mais difícil e pode danificar os fios postiços, fazendo com que caiam mais rapidamente. Também evite usar o curvex, ele não é mais necessário.

Procure usar máscaras de cílios mais leves e sempre aplicadas do meio para as pontas dos cílios e não pegar a raiz. Procure “pentear” os fios para que a extensão fique sempre alinhada.

Evite também abusar de demaquilantes à base de óleo e com muitos ativos capazes de retirar a cola que prende os cílios falsos aos naturais.

Tente também não esfregar o algodão nos olhos para não remover parte da cola ou arrancar os fios. Da mesma forma, evite de ficar esfregando os olhos enquanto estiver com o alongamento.

Lave sempre os olhos com água fria e sabonete neutro ou água micelar, inclusive sempre que mergulhar no mar e piscina. Evite também o contato do protetor solar com os olhos e sempre proteja os olhos da exposição direta do sol.

Leia mais: Melhor Máscara de Cílios: Mais de 30 Opções Nacionais e Importadas!

Como tirar alongamento de cílios?

retirando o alongamento de cílios
O alongamento de cílios deve ser retirado por um profissional no local onde foi aplicado.

Naturalmente, com o passar do tempo os seus cílios naturais vão cair e outros irão nascer no lugar deles. Esse ciclo varia para cada pessoa, mas dura em média 2 meses. Portanto, os fios artificiais também vão acompanhar os fios naturais.

Mas caso algo aconteça no processo e você desista de esperar por esse prazo normal, o ideal é voltar ao local do procedimento para que a profissional extensionista retire o alongamento.

Isso porque ela vai usar removedores próprios para retirar os cílios artificiais, mantendo a saúde e qualidade dos naturais. Assim, evite retirar os fios alongados em casa para não machucar a região dos olhos, além de causar danos com produtos nada apropriados.

Caso não seja possível voltar ao local, há maneiras de como tirar alongamento de cílios da forma correta, sem correr riscos, basta fazer os procedimentos com cuidado e usar produtos específicos.

Curso de Alongamento de Cílios

Se você chegou até aqui e se encantou tanto pelo procedimento de alongamento de cílios quanto pela possibilidade de aproveitar esse mercado em crescimento para se profissionalizar, não perca tempo.

Muitas mulheres têm recorrido às técnicas de alongamento para destacar o olhar, mas muita gente também tem aproveitado esse momento para fazer um curso na área e se especializar.

Para isso, busque referências e pesquise bastante o mercado para encontrar os melhores cursos. Priorize aqueles que oferecem teoria e prática, para que você possa estudar o conteúdo com profundidade e treinar ao vivo o que está aprendendo.

O embasamento teórico e a prática são ambos fundamentais para se obter segurança e desempenhar o serviço com profissionalismo.

Alongamento de Cílios: Antes e Depois

Ficou curiosa para ver algumas imagens de antes e depois de alongamento de cílios? Você vai perceber como é possível obter vários efeitos diferentes com as técnicas aplicadas. É possível escolher entre um efeito mais intenso ou mais natural, de comprimento maior ou mais suave, com mais volume ou nem tanto.

Confira abaixo!

alongamento de cílios: antes e depois alongamento de cílios: antes e depois alongamento de cílios: antes e depois alongamento de cílios: antes e depois

E aí, gostou? O olhar fica mesmo bem marcante não é mesmo? Embora o efeito também possa ser bem suave e natural, qualquer uma das técnicas de alongamento de cílios faz a diferença! Experimente e venha nos contar depois o que achou!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais