Take a fresh look at your lifestyle.

Alisamento natural caseiro: As melhores receitas para alisar os cabelos

0 62

Sem dúvida que nos últimos anos passamos por bombardeios de procedimentos químicos em praticamente todos os âmbitos da estética e beleza. Eles já estiveram no topo das preferências, apesar das suas enormes desvantagens. Assim, já estava mais que na hora de dar um basta na química, e voltarmos aos procedimentos naturais que não acarretam risco algum à nossa saúde. É o caso do retorno mais que bem vindo do alisamento natural dos cabelos.

Afinal, não é mais segredo pra ninguém que os alisamentos químicos utilizados por quem deseja reduzir os cachos, ondulações ou volume nos cabelos são altamente prejudiciais aos fios e ao couro cabeludo.

Hoje já se sabe que as substâncias químicas presentes nos alisantes para cabelos, como o formaldeído, podem trazer muitos outros malefícios, além de danificar os fios a longo prazo. Como por exemplo, irritação nos olhos e pele, tontura, complicações na gestação, e mesmo causar câncer nos sistemas respiratório e sanguíneo.

Além disso, a maioria dos procedimentos químicos é responsável pela queda, dificuldade de crescimento e ressecamento dos fios. Por isso, está cada vez maior a procura de procedimentos naturais e o incentivo à beleza natural, sem necessidade de recorrer à química.

Neste artigo vamos passar receitas incríveis de alisamento natural caseiro, muito fáceis de fazer e aplicar para você que não quer deixar de ter os cabelos lisinhos, porém bonitos, macios e saudáveis.

Alisamento natural: Um resgate à saúde e à beleza natural

alisamento natural: mulher de cabelso lisos castanhos
Alisamento natural promove o tratamento dos fios enquanto alisa os fios.

Neste embalo de resgate à saúde e à beleza natural, o alisamento natural tem se tornado a melhor opção para quem não quer abrir mão do cabelo liso, mas também não deseja agredir os fios e nem afetar a saúde dos cabelos.

Apesar de não ser imediato e não ser cientificamente comprovado, o alisamento natural tem funcionado para muita gente que vem divulgando sua eficácia e experiências de sucesso. São muitos os benefícios que a opção pelo alisamento natural pode trazer, mas o melhor de tudo é que o alisamento natural não possui contraindicações ou efeitos colaterais, e pode ser feito por qualquer pessoa, no conforto da sua casa.

Alisamento natural caseiro

Depois de muita pesquisa sobre os alimentos ou plantas que fornecem muitos benefícios à saúde dos fios de cabelo, as opções de tratamentos caseiros se tornaram ainda maiores. Assim, é possível ter acesso à diversas técnicas criadas a partir da combinação de diferentes produtos que, além de alinhar as cutículas capilares, dar brilho e proporcionar o efeito de alisamento natural, também hidratam e nutrem os fios e o couro cabelo.

O melhor de tudo é que você não vai nem precisar ir muito longe para encontrar os ingredientes para as suas receitas e nem gastar muito dinheiro ou sequer horas no salão de beleza. Com ingredientes fáceis de encontrar na sua cozinha é possível deixar o cabelo liso e bem hidratado com apenas algumas sessões.

Além disso, você tem poderá experimentar novas receitas e fazer os testes que quiser antes de decidir o melhor tratamento para os seus cabelos.

É bom ressaltar que nenhuma das receitas tem resultado permanente, pois por serem naturais, elas não são capazes de alterar a estrutura do fio. Por isso, para manter os cabelos lisos utilizando técnicas de alisamento natural é fundamental a paciência e a disciplina.

Como fazer alisamento natural caseiro

alisamento natural: mulher de cabelos lisos e compridos
Alisamento natural caseiro é uma opção para quem está cansada de química

O alisamento natural consiste em fazer tratamentos caseiros com ingredientes naturais para alisar e reduzir o volume dos fios de cabelos de forma gradativa, a fim de suavizar as ondulações ou cachos, deixando os fios mais finos, alinhados e sedosos, além de bem hidratados.

As receitas são bem fáceis e os resultados podem ser vistos em poucos dias, dependendo da estrutura de cada cabelo. As receitas consistem em usar ingredientes ricos em nutrientes essenciais para a saúde capilar, como vitamina E e queratina. Normalmente, as receitas levam açúcar, leite, creme de leite, leite de coco, limão, amido de milho e outras opções.

Ao contrário dos demais procedimentos químicos, o alisamento natural caseiro pode ser feito em qualquer pessoa, mesmo que a pessoa tenha coloração, escova progressiva, relaxamento ou outro tipo de alisamento nos fios de cabelo.

Para um melhor efeito, as receitas para o alisamento natural deve ser aplicada após a lavagem do cabelo com um shampoo anti-resíduos e finalizado com secador e chapinha para ajudar a selar as cutículas dos fios.

No entanto, caso os seus fios estejam muito prejudicados e você não queira usar os aparelhos para evitar danos maiores, é possível deixar os cabelos secando naturalmente e obter os mesmos resultados.

Portanto, se você não quer abrir mão dos cabelos lisos, mas os fios não aguentam mais química ou simplesmente porque prefere os produtos naturais, leia abaixo as melhores receitas de alisamentos naturais caseiros. Siga o passo a passo direitinho para começar o alisamento natural dos seus fios hoje mesmo.

1. ALISAMENTO NATURAL COM AMIDO DE MILHO

alisamento natural: mulher com creme no cabelo
Existem milhares de receitas diferentes para alisamento natural

Uma das formas de fazer um alisamento caseiro é utilizar o amido de milho. O melhor é que o mesmo ingrediente poderá ser usado em três receitas diferentes. O restante dos ingredientes vai oscilar, mas o passo a passo das receitas é o mesmo.

Receita de alisamento natural de amido de milho e leite

A receita leva 200 ml de leite integral, 2 colheres de sopa de amido de milho e 2 colheres de creme de massagem capilar, de sua preferência. Leve ao fogo até engrossar e depois deixe esfriar. Caso a mistura fique muito grossa, reduza a quantidade de amido de milho e aumente a de leite. O alisamento natural trará um resultado leve e mais hidratado.

Receita de alisamento natural de amido de milho com leite em pó

Uma variação da receita acima, é utilizar leite em pó na receita. Para isso, basta misturar 2 colheres de leite em pó a 200 ml de água, 2 colheres de amido de milho e 2 colheres de creme de massagem capilar. Mexa até adquirir consistência.

Receita de alisamento natural de amido de milho e açúcar

Esta receita pode ser repetida tanto com leite integral ou leite em pó, adicionando 2 colheres de sopa açúcar também para fazer o creme.

Receita de alisamento natural de amido de milho e óleo vegetal

Essa receita de alisamento natural é capaz de deixar o cabelo mais liso, reduzindo o volume e o frizz, e leva apenas água, amido de milho, máscara para cabelo, maionese e óleo vegetal.

Agora é só seguir o passo a passo:

  • 1º passo: Lave bem os cabelos com um shampoo anti-resíduos para abrir as cutículas do cabelo e facilitar a penetração dos nutrientes nos fios. Seque bem os fios com uma toalha;
  • 2º passo: Em seguida, pegue a mistura da receita que você escolheu, e passe-a nos cabelos já secos, dividindo-os em mechas, massageando sempre com os dedos;
  • 3º passo: Deixe a mistura nos cabelos por pelo menos uma hora até que os ingredientes penetrem nas camadas internas dos fios. Deixe os cabelos descansarem soltos e sem touca durante este período;
  • 4º passo: Após uma hora, enxágue os cabelos normalmente com um shampoo normal seguido do condicionador de costume;
  • 5º passo: Depois, escove o cabelo, seque com um secador e passe a chapinha para selar as cutículas que foram abertas pela shampoo anti-resíduos. Caso Não queira usar os aparelhos, deixe o cabelo secar naturalmente.

2. ALISAMENTO NATURAL COM LEITE

A receita de alisamento natural com leite é muito simples, apenas feita com ½ xícara (chá) de leite integral misturado a ½ xícara (chá) de água. A mistura deve seguir os passos acima, desde que a mistura seja colocada em um borrifador e aplicada nos cabelos secos, mecha a mecha, da raiz ao comprimento dos fios, massageando. Após 30 minutos, enxaguar e seguir os mesmos passos acima.

3. ALISAMENTO NATURAL COM ÓLEO DE COCO

Essa receita de alisamento natural com óleo de coco leva apenas 2 colheres (sopa) de óleo de coco (líquido). Repita o 1º passo das receitas acima e com os cabelos úmidos, divida-os em mechas e aplique o óleo de coco em estado líquido, derretido em banho-maria, penteando em seguida com um pente fino para espalhá-lo da raiz até as pontas.

Em seguida, aguarde cerca de 2 horas até o óleo penetrar nas camadas internas dos fios e depois repita os passos finais da receita acima. Apenas evite usar o secador ou chapinha enquanto ainda estiver com o óleo no cabelo. Isso poderá “queimar” as fibras do seu cabelo e danificá-lo, podendo causar até a quebra.

4. ALISAMENTO NATURAL COM BABOSA

A receita de alisamento natural com babosa leva 30 ml de óleo de abacate puro misturados a um gel extraído de 2 folhas de babosa, 2 copos de 200 ml de água morna, 100 ml de óleo de coco, ¼ de sabão de coco ralado. Bata bem até obter uma mistura homogênea e coloque-a em uma garrafa plástica ou outro recipiente limpo e fechado.

Repita o 1º passo da receita acima e em seguida, com os cabelos ainda úmidos, divida-os em mechas e aplique a mistura, massageando sempre com os dedos e espalhando-a da raiz até as pontas até virar uma espuma. Após 30 minutos até os ingredientes penetrarem nas camadas internas dos fios, repita os últimos passos da receita acima.

5. ALISAMENTO NATURAL COM MEL

A receita de alisamento natural caseiro com mel feito com 4 colheres (sopa) de leite integral em pó a uma 1 colher (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de água. Comece lavando os cabelos com um shampoo anti-resíduos para abrir as cutículas do cabelo e facilitar a penetração dos nutrientes nos fios.

Em seguida, aplique a mistura sobre os cabelos ainda úmidos, dividindo-os em mechas e massageando sempre com os dedos para espalhar tudo da raiz até as pontas. Em seguida, aguarde cerca de 40 minutos até os ingredientes penetrarem e repita os passos finais da receita anterior.

6. ALISAMENTO NATURAL COM LEITE DE COCO E LIMÃO

A receita de alisamento natural com leite de coco e limão é boa para quem está passando por transição capilar, mas não gosta da aparência do cabelo, nessa fase. A mistura leva 10 colheres (sopa) de leite de coco natural extraído da polpa da fruta através do liquidificador e suco de limão. Apenas não se exponha o cabelo ao sol, pois o limão mancha a pele.

Para aplicar a receita, repita o 1º passo da primeira receita e bata todos os ingredientes no liquidificador coando em um pano. Aplique a mistura nas mechas com a ajuda de um pincel ou borrifador, penteando os fios e espalhando a mistura da raiz até as pontas.

Em seguida, aguarde cerca de uma hora até os ingredientes penetrarem nos fios e depois repita os passos finais. Evite a exposição solar enquanto estiver com a mistura no cabelo, pois o limão pode ressecar o cabelo se combinado com o sol.

7. ALISAMENTO NATURAL COM BEPANTOL

Essa receita de alisamento natural com Bepantol é muito boa para quem tem cabelos volumosos e pretende diminuir o volume dos fios. Entre os ingredientes vão 1 aspirina, 1 copo de 100 ml de leite integral, outro de creme de leite, 1 colher (sopa) de Bepantol, 1 colher (sopa) de mel e 4 colheres (sopa) de Albumina em pó (suplemento) ao seu creme de hidratação de costume.

O Bepantol também pode ser usado como um finalizador para ser utilizado após a lavagem normal dos cabelos. A mistura pode ser feita com soro fisiológico, Bepantol, leave-in e óleo finalizador termoativado. A receita dá brilho e alinha as cutículas, alisando os fios. Ela poderá ser aplicada nos fios e deixar secar naturalmente ou com secador, sendo que a mistura pode ser usada em até uma semana.

Para aplicar essa receita, repita o 1º passo da primeira receita, em seguida aplique a mistura com os cabelos ainda úmidos, dividindo-os em mechas com a ajuda e um pincel, desde a raiz ao comprimento dos fios, massageando para espalhar bem a mistura.

Aguarde cerca de uma hora até os ingredientes penetrarem nas camadas internas dos fios e repita os passos finais da primeira receita.

8. ALISAMENTO NATURAL COM BANANA

Essa receita de alisamento natural com banana é ótima para a saúde dos cabelos. Para fazer essa receita, corte 1 banana em pedaços, leite de coco, bata no liquidificador e passe nos cabelos.

9. ALISAMENTO NATURAL COM VINAGRE

A receita de alisamento natural com vinagre pode ser feita até por gestantes e lactantes. Para melhores resultados, a receita deve ser aplicada com frequência, para que o cabelo fique cada vez mais liso. A mistura leva açúcar e leite de coco, banana, vinagre de maçã orgânico, mel e máscara de cabelo.

10. ALISAMENTO NATURAL COM SHAMPOO

Essa receita promete um shampoo que alisa, hidrata e nutri os fios de cabelo. Além do seu shampoo de costume, a receita leva leite de coco, bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e mel. A mistura pode ser usada em até 30 dias e o segredo é usá-la frequentemente para renovar o efeito a cada lavagem.

Como manter os fios de cabelo saudáveis após o tratamento

alisamento natural: mulher com cabelos lisos
Alisamento natural trata os fios e alisa os fios aos poucos

Independente da receita escolhida, além de alisar, praticamente todos os ingredientes são capazes de tratar os fios também, deixando-os hidratados. Nenhum processo é milagroso ou transformador o suficiente que irá alisar, relaxar ou alinhar os cabelos sem que os fios estejam completamente saudáveis antes.

Portanto, para obter os melhores resultados, trate dos cabelos primeiro, e depois tenha paciência para ir fazendo uso de cada uma dessas receitas ou daquela que melhor se adapte aos fios do seu cabelo.

Para que os cabelos se mantenham saudáveis sempre, não abra mão de hidratações frequentes, usando a máscaras de cabelo e outras ampolas de vitaminas. Em contato com o sol use produtos com filtro solar e mantenha-os sempre limpos. Isso vai ajudar os fios a ganharem força e vitalidade novamente.

E se o alisamento natural não funcionar?

alisamento natural: mulher com escova progressiva
Se o alisamento natural não for satisfatório há a opção de um procedimento químico de alisamento

Agora, se nenhuma dessas receitas acima foi capaz de alisar os fios de cabelo como você desejava. É importante ressaltar antes que, diferentemente de qualquer técnica de alisamento, o alisamento natural é incapaz de modificar a estrutura da fibra capilar. Para tanto, só mesmo recorrendo a alternativas junto a profissionais de confiança para mudar a estrutura da fibra capilar para os cabelos lisos que você deseja.

Independente da técnica escolhida, seja ela química ou natural, para alisar os cabelos, é imprescindível contar com a ajuda de um bom profissional, que saiba utilizar as fórmulas e composições de cada produto e que domine a técnica utilizada. Além disso, que ele seja capaz de avaliar a saúde dos seus cabelos antes de submetê-los a qualquer procedimento.

Dessa forma, os seus cabelos não sofrerão danos irreparáveis e o resultado tão desejado não será comprometido. Mas não se esqueça, procedimentos químicos são coisa séria e não se deve brincar com isso. Os seus cabelos precisam estar muito bem hidratados, com os fios nutridos e fortalecidos para suportar a mudança em sua estrutura.

Mas agora que você conhece várias receitas de alisamento natural, vai poder testá-las com calma e deixar de vez de usar químicas no cabelo. No pior das hipóteses, assuma a beleza dos seus fios naturais e seja saudável para sempre!

Leave A Reply

Your email address will not be published.