Take a fresh look at your lifestyle.

Alisamento Natural com Maizena funciona?! Veja aqui como fazer!

O alisamento natural com Maizena proporciona os mesmos benefícios que as progressivas industrializadas e é menos agressivo.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre alisamento natural com Maizena, mas nunca teve vontade de fazer o teste ou saber mais a respeito.

Ouviu e não botou muita fé. Deu-lhe a impressão que se trata de uma última alternativa para não ficar sem tratamento para aquelas que passam por dificuldade econômica, afinal, crise é que não falta neste país e amido de milho é acessível.

Ou também pode ter achado que alisamento natural com Maizena não passa de uma crendice, uma pegadinha de pega trouxa, já que seus propagados efeitos se enquadram em algumas características de toda conversa mole:

  • É barato;
  • Não tem restrição;
  • É fácil de aplicar;
  • Os efeitos são ótimos e quase imediatos.

Há ainda uma possível terceira cogitação. A hipótese de que intuiu que esse procedimento seja indicado para casos excepcionais como forma de amenizar problemas derivados da falta de tratamento mais adequado como, por exemplo, em crianças, gestantes e para pessoas que sofrem reações alérgicas severas ao ter contato com a química dos tratamentos tradicionais aplicados nos salões.

Quanto a esse último, é uma impressão correta, já que de fato o alisamento natural com Maizena é a opção mais recomendada para os casos mencionados acima. Como é à base de um componente natural, diminui sensivelmente os riscos de uma reação alérgica ou intoxicação.

Mas não quer dizer que a técnica é tratada pelos profissionais de beleza ou pela comunidade médica como apenas uma opção paliativa para impedir o total desmantelamento dos fios pela falta de ações estéticas mais agressivas que se valem de soluções químicas.

O alisamento natural com Maizena proporciona os mesmos benefícios que as progressivas industrializadas e é tão eficaz quanto. Saiba mais a respeito de seus benefícios, outros ingredientes que podem ser incluídos e o modo de preparo nos tópicos que seguem abaixo.

Confira!

Por que a maisena faz bem para o cabelo?

Primeiro, é importante esclarecer que existem duas formas de escrito desse plantio, desse ingrediente típico de cozinha: maisena, referência direta ao amido de milho, e Maizena, relação direta com a marca que comercializa o produto.

Por ser a mais famosa e ter a grafia parecida, tornou-se um sinônimo, assim como ocorre com o Ibope, originalmente um instituto de pesquisa, mas que com o passar do tempo começou a ser utilizado como sinônimo de popularidade ou alta popularidade, prestígio.

Sobre a maisena, melhor, o amido de milho, o que explica os benefícios que confere aos fios capilares é o fato de ser um polissacarídeo, carboidrato de cadeia longa, sequência de um único monossacarídeo, a glicose. Isso significa que, como todo carboidrato, sua principal função é fornecer energia, nutrir, fortalecer.

Você imaginava que o amido de milho tinha tantas propriedades assim?

Benefícios do alisamento natural

Os benefícios do alisamento natural com Maizena são vários e, como dito anteriormente, não ficam devendo em nada para as progressivas que utilizam substâncias industrializadas.

Só pela circunstância de evitar que tenha contato com tais substâncias, ao menos diminuir a quantidade de vezes a submissão a essa forma de tratamento ao longo do ano, pode ser considerado como um benefício inestimável.

Isso porque as escovas que utilizam produtos químicos aumentam as chances de danificar seriamente o cabelo, torná-lo quebradiço, provocar quedas, fazê-lo perder o brilho.

Outro benefício do alisamento natural com Maizena é o de combater a oleosidade do cabelo. Uma de suas qualidades é o de absorver a oleosidade.

A técnica se mostra útil especialmente nos casos em que não conseguiu lavar a cabeça direito ou em situações mais extremas como a situação de não conseguir lavá-la. É possível utilizar a maisena a seco, como um xampu a seco. Basta colocá-la na raiz e depois espalha-la com um pente e umas batidinhas na mão.

O alisamento à base de maisena funciona como um selador de pontas secas, o que ajuda a recuperar as pontas ressecadas.

Além disso, auxilia na selagem dos fios, diminui o frizz, deixa os fios mais alinhados e ainda reduz volume.

Detalhes importantes a serem observados

Primeiro é importante observar que aplicar a maisena por si só no cabelo não trará os resultados esperados. É recomendado (na verdade, necessário!) que misture-a com máscaras de hidratação ou cremes hidratantes que já costuma utilizar.

Os resultados não são imediatos, ainda que se perceba progresso em pouco tempo. O segredo é a consistência, a continuidade regular da aplicação do produto para que se alcance a meta esperada.

É um tratamento progressivo: quanto mais fizer, desde que respeite o período de intervalo saudável, mais avanços conquistará em termos estéticos e de saúde capilar.

A saúde dos seus fios nunca mais será a mesma.

Alisamento natural com Maizena e água

Modo de preparo

Além de ser um recurso acessível, o alisamento natural com Maizena também é fácil para preparar.

O procedimento é o seguinte:

  1. Pegue uma vasilha limpa;
  2. Preenche-a com água;
  3. Dissolva a maisena (amido de milho) no líquido;
  4. Coloque essa mistura no fogo;
  5. Espere engrossar e adquirir a textura de um mingau amolecido;
  6. Aguarde esfriar;
  7. Pegue os cremes de hidratação que está habituada a usar no cabelo e junte-os com a mistura.

Modo de aplicação

Depois de ter feito o procedimento para preparar a maisena, naturalmente o próximo passo será aplicar a mistura no cabelo para fins de hidratação e alisamento.

A técnica de aplicação se resume a:

  1. Lavar o cabelo utilizando um xampu anti-resíduo (é fácil encontrar essa opção no mercado);
  2. Com ele lavado, é preciso retirar o excesso de água até deixá-lo somente úmido;
  3. O passo seguinte é separar os fios em mechas;
  4. Com um borrifador ou pincel, deverá aplicar a maisena em cada mecha, em todo o cabelo, da raiz às pontas;
  5. Depois de ter passado a maisena, o ideal é utilizar uma touca térmica enquanto aguarda a ação do produto no cabelo;
  6. O tempo estimado de espera é de 40 minutos;
  7. Terminado esse período, lave a cabeça novamente;
  8. Seque os fios e use um selador térmico;
  9. Deixe que o produto aja por cerca de 3 minutos;
  10. Mais uma vez, deverá enxaguar o cabelo findo esse tempo de espera;
  11. Utilize em seguida um defrizante;
  12. Escove os cabelos e fique sem lavá-los por 3 dias.

Qual a frequência indicada para tratamento com maisena?

Deve ter notado acima que a técnica de alisamento natural com Maizena tem algumas similaridades com as progressivas mais usuais, como o de ficar 3 dias sem lavar a cabeça, por exemplo, mas essas semelhanças também ocorre com a frequência que se deve aplicar o tratamento?

Será que por ser à base de uma substância natural e, por isso, não agredir, desgastar tanto o cabelo, o intervalo entre uma aplicação e outra pode ser menor?

O que os especialistas sugerem é que o intervalo deve ser determinado de acordo com a condição que o cabelo se encontra. Se estiver muito ressecado, o aplique da maisena nos fios pode ser feito, sem prejuízo da saúde capilar, do alisamento ou da redução de volume, semanalmente, isto é, uma vez por semana.

Mas se a urgência não for tão grande, se for uma opção para mudar a forma de tratamento para uma mais saudável, o intervalo de aplicação da maisena no cabelo pode ser de 15 dias.

Vale lembrar que, por ser uma técnica que utiliza substância natural, não há contraindicações de cabelos, podendo ser usada em qualquer tipo, mesmo em grávidas e crianças. A única particularidade é que se percebe ação mais efetiva em tipos cacheados ou ondulados.

Cabelos cacheados e ondulados ficam ainda mais lindos com o amido de milho.

Alisamento com Maizena, leite e açúcar

Bom, já explicamos que a maisena faz bem para o cabelo por ser um carboidrato, rico em glicose e que por isso fortalece o cabelo. Mas e essas adições informadas no tópico, leite e açúcar?

As propriedades do leite o tornam um ativo super hidratante para o cabelo. Já o açúcar é capaz de atuar como um esfoliante capilar, contribuindo para alinhar os fios, dar mais brilho, mais vida.

Detalha-se que deve procurar pelo açúcar menos refinado possível, porque os refinados passam por processos químicos que tiram muitas das vitaminas benéficas do açúcar, como a vitamina B1, B2, C, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Zinco.

Veja as medidas de cada ingrediente desse alisamento natural com Maizena, leite e açúcar:

  • Uma xícara de açúcar;
  • Três colheres de maisena;
  • 200ml de leite (o melhor é o de cabra, mas o de vaca também serve, em último caso).

Modo de preparo

É bem parecido com a maisena e água, a diferença, lógico, é trocar a água pelo leite.

  1. Pegue uma vasilha limpa;
  2. Adicione o leite;
  3. Adicione o açúcar;
  4. Adicione a maisena;
  5. Misture;
  6. Coloque no fogo;
  7. Espere até que fique com a consistência de um mingau amolecido;
  8. Aguarde esfriar;
  9. Pegue os cremes de hidratação que está habituada em usar no cabelo e junte-o com a mistura.

Modo de aplicação

Para aplicar essa técnica de alisamento natural com Maizena, leite e açúcar, basta seguir esse passo a passo:

  1. Lavar o cabelo utilizando um xampu anti-resíduo;
  2. Depois de lavado, basta retirar o excesso de água até que fique somente úmido;
  3. Se o cabelo for longo, separe os fios em mechas;
  4. Com um borrifador ou pincel, deverá aplicar a maisena em cada mecha, em todo o cabelo, da raiz às pontas;
  5. Depois de ter passado a mistura, o ideal é utilizar uma touca térmica enquanto aguarda a ação do produto no cabelo;
  6. O tempo estimado de espera é de 3 horas;
  7. Terminado esse período, lave a cabeça novamente, tratando de retirar completamente a mistura da cabeça;
  8. Deixe que o produto aja por cerca de 3 minutos ou utilize um condicionador nos fios e aguarde o tempo de ação de 5 minutos;
  9. Mais uma vez, deverá enxaguar o cabelo terminado esse tempo de espera;
  10. Desembarace os fios fazendo uso de um pente largo;
  11. Utilize em seguida um defrizante;
  12. Escove os cabelos e fique sem lavá-lo por 3 dias, assim como no outro método.

Alisamento natural caseiro: mais 4 receitas para você experimentar!

Aproveitando este post sobre alisamento natural com Maizena, nada mais oportuno do que mencionar outros tipos de alisamento natural, não é mesmo? Alisamentos que também podem ser feitos em casa.

Que tal uma transformação incrível como essa?

Alisamento natural com Maizena e leite em pó

Sim, trata-se de uma pequena variação em relação a última receita. O que deve se alterar nesse caso para o preparo da mistura a ser colocada no cabelo é o tipo de leite e quantidade:

  • Duas colheres de leite em pó;
  • 200 ml de água;
  • Duas colheres de amido de milho.

Alisamento natural com leite e limão

O modo de preparo é parecido. Misture-os, esquente e passe no cabelo.

Mas há alguns detalhes que diferem e que são importantes.

O leite é leite de coco e, depois de aplicar no cabelo, recomenda-se que evite o sol por um tempo, pois o limão pode manchar a pele.

Alisamento natural com banana

Essa você irá ficar em dúvida se passa no cabelo ou se se lambuza para sustentar o corpinho. A banana não é somente ótima para a saúde, como também para os fios capilares.

O preparo é simples:

  1. Corte 1 banana em pedaços, coloque as fatias no liquidificador, despeje leite de coco e faça a mistura;
  2. Depois, basta aplicar na cabeleira.

Alisamento natural com óleo de coco

Talvez o mais fácil e simples de todos. Irá precisar somente de duas colheres de sopa de óleo de coco. Ele deve estar em estado líquido, derretido em banho-maria.

  • Depois de lavar o cabelo com o xampu anti-resíduo e secá-lo com uma toalha para retirar o excesso de água, irá dividi-lo em mechas e aplicar o óleo de coco;
  • Penteie com um pente fino para espalhá-lo da raiz até as pontas;
  • Aguarde por 2 horas. Neste caso, dispense a touca de proteção e deixe os fios descansarem soltos;
  • Enxague o cabelo e aplique um xampu normal seguido de um condicionador;
  • Escove os cabelos e passe a chapinha para selar as cutículas;
  • Outra opção, caso não queira usar esse equipamento, é deixar secá-los naturalmente.

Considerações finais

O alisamento natural com Maizena funciona. É composto por carboidratos que alimentam, fortalecem e hidratam os fios capilares, deixando-os com mais brilho, sedosos, reduzindo o volume e o frizz.

Não há contraindicações por ser basear em uma substância natural, sendo aplicável para todos os tipos de cabelo e até mesmo para gestantes e crianças.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe! Veja mais de nossa sessão de beleza.

Leave A Reply

Your email address will not be published.