Take a fresh look at your lifestyle.

Açúcar no Cabelo: Faz Mal? Para que Serve?

O açúcar já é um velho conhecido para tratamentos na pele, mas o que muita gente pode ainda não saber é que o açúcar no cabelo também pode usufruir dos mesmos tratamentos e benefícios. Isso porque ele é um ingrediente com propriedades esfoliantes e hidratantes, que costumam ser eficientes na limpeza profunda e redução da oleosidade. No entanto, o assunto é controverso e divide opiniões em relação a aplicação do açúcar no cabelo.

Na verdade, não há comprovações científicas que provem que o açúcar no cabelo faz bem, mas também não há o que dizer sobre fazer mal. Os adeptos dos tratamentos com açúcar afirmam que o açúcar no cabelo como forma de hidratação, ajuda a restaurar a maciez, prevenir pontas duplas, alinhar os fios, selar as cutículas, estimular o crescimento, reduzir a oleosidade e até limpar profundamente o couro cabeludo.

Por outro lado, há quem se preocupe com o açúcar no cabelo com relação à esfoliação, que pode causar muito atrito no couro cabeludo e irritá-lo, ao invés de trazer benefícios. Se você também tem dúvidas, sobre para que serve o açúcar no cabelo, e se é bom ou faz mal aos fios, vamos explicar tudo abaixo.

Confira abaixo!

Afinal, açúcar no cabelo pode ou faz mal?

Açucar no cabelo faz uma limpeza profunda através da esfoliação do couro cabeludo.
Açucar no cabelo faz uma limpeza profunda através da esfoliação do couro cabeludo.

A verdade é que existe uma certa polêmica sobre o uso de açúcar no cabelo, e o assunto divide opiniões. Muitos afirmam que o açúcar quando aplicado no cabelo pode resultar em cabelos bonitos, brilhantes e hidratados, além de estimular o crescimento saudável dos fios.

Por outro lado, outros defendem que o açúcar no cabelo não traz benefícios para a saúde dos fios e que isso pode até prejudicar o cabelo e o couro cabeludo.

No entanto, dermatologistas da Sociedade Brasileira de dermatologia (SBD) advertem, cuidar da limpeza do couro cabeludo é tão importante quando dos fios. Pois quando deixamos de cuidar do couro cabeludo, isso pode impedir o crescimento de novos fios saudáveis, aumentar a oleosidade e causar irritação.

Assim, alguns especialistas na área de cabelos defendem a teoria de que combinar o açúcar com um shampoo para lavar o cabelo e massagear o couro cabeludo algumas vezes na semana pode ajudar a esfoliar e limpar profundamente o couro cabeludo.

A técnica de esfoliação suave ajuda remover as células mortas e o acúmulo de resíduos provenientes de produtos aplicados ao longo do tempo. Além disso, essa limpeza diminui a oleosidade na raiz, permite que o condicionador ou máscara hidratante usados posteriormente penetrem mais facilmente no cabelo, promovendo uma hidratação mais profunda e ajuda a reter a umidade natural dos cabelos. Sem falar que, por ser um ingrediente muito solúvel em água, ele é facilmente removido, sem deixar resíduos no couro cabeludo.

Mas, qual o problema em aplicar açúcar no cabelo

No entanto, nem todos os especialistas concordam com esse poder do açúcar no cabelo. Há quem acredite que o açúcar acrescenta rigidez no cabelo e é abrasivo demais, podendo prejudicar os fios ou irrite o couro cabeludo. Porém, não há argumentos suficientes que provem que o açúcar no cabelo faz mal.

Conclusão, a esfoliação do couro cabeludo pode ser benéfica para remover camadas de resíduos e células mortas, para que o local respire adequadamente. Sendo o açúcar, uma maneira natural de esfoliar o couro cabeludo totalmente válida, desde que feita com moderação e com delicadeza para não machucar o couro do cabelo.

Assim, apesar de não haver estudos científicos que comprovem os benefícios ou malefícios da aplicação de açúcar no cabelo, a prática pode ser adotada, desde que não seja realizada diariamente. Caso ela seja feita todos os dias, com certeza o produto vai danificar os fios e fragilizar o seu couro cabeludo, sendo o ideal apenas 1 ou 2 vezes por semana.

Propriedades do açúcar no cabelo

Açúcar no cabelo pode trazer benefícios por conta de suas propriedades e nutrientes.
Açúcar no cabelo pode trazer benefícios por conta de suas propriedades e nutrientes.

Apesar dos benefícios relatados, o açúcar no cabelo só apresentará resultados positivos se ele próprio for menos refinado possível, como os açúcares orgânico, mascavo ou cristal. Isso porque esses tipos de açúcar não passam por processos químicos como o açúcar refinado tradicional.

Quando o açúcar não é refinado, ele consegue manter suas propriedades e vitaminas B1, B2, C, cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo, nutrientes essenciais à saúde do organismo, assim como dos cabelos.

Embora muitas receitas utilizam o açúcar branco como base, caso decida fazer um desses tratamentos, opte sempre por opções mais saudáveis, como o açúcar mascavo, orgânico ou cristal, a fim de garantir os bons resultados e obter mais força, brilho e maciez nos fios.

Açúcar no cabelo alisa

Além dos seus nutrientes, o açúcar também contém o ácido PCA (pirrolidona carboxílico), altamente umectante em sua composição. Assim, ele é capaz de hidratar o cabelo e combater o frizz e as pontas duplas. Além disso, ele também é capaz de controlar o pH dos fios, selando (fechando) as cutículas, deixando-os mais alinhados. Daí a ideia de que açúcar no cabelo alisa.

Açúcar faz o cabelo crescer

Por conta da sua textura cristalizada, o açúcar vai agir como um esfoliante capilar, removendo todos os resíduos acumulados nos fios e no couro cabeludo, ativando a circulação sanguínea da região e promovendo a regeneração celular.

Isso vai promover o seu crescimento saudável, dar mais vida, brilho e força. Sendo assim, aplicar açúcar no cabelo pode hidratar, reduzir as pontas duplas, limpar profundamente, alinhar os fios e selar as cutículas.

Porém, é preciso ter em mente que a principal ação do açúcar é a esfoliação e a limpeza profunda, e todo os outros benefícios são apenas consequências. Isso porque, como já dissemos, ao limpar o couro cabeludo profundamente através da esfoliação, qualquer produto usado no cabelo vai penetrar mais profundamente no couro cabeludo e ser absorvido pelos fios mais facilmente, resultando em melhor hidratação e cabelos mais bonitos e saudáveis.

Como usar açúcar no cabelo

O açúcar no cabelo pode ser usado para esfoliação do couro cabeludo ou hidrataçãod os fios com outros ingredientes.
O açúcar no cabelo pode ser usado para esfoliação do couro cabeludo ou hidratação dos fios com outros ingredientes.

Com tantas propriedades benéficas, é possível aproveitar o açúcar no cabelo de diversas formas, dependendo dos resultados que você queira obter. No entanto, os principais tratamentos são a esfoliação completa do couro cabeludo ou a hidratação dos fios.

Açúcar no shampoo para esfoliar o couro cabeludo

Um dos principais tratamentos caseiros com açúcar no cabelo é a esfoliação do couro cabeludo, para remover impurezas acumuladas no local.

O leve atrito do açúcar no couro cabeludo é capaz de ajudar a remover células mortas, partículas de poeira e outros tipos de poluição, além de resíduos de produtos. A esfoliação capilar é indicada, sobretudo, para quem tem cabelos oleosos ou faz uso constante de tipos de leave-in.

O ideal é optar por açúcar mascavo, orgânico (demerara) ou cristal, ao invés do branco, pois eles mantém seus nutrientes provenientes cana de açúcar, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, entre outros.

No entanto, a esfoliação com açúcar no cabelo não deve ser feita aplicando o ingrediente diretamente no couro cabeludo, pois suas partículas podem machucar. Ele deve ser diluído no shampoo e a mistura usada ao lavar os cabelos.

Ao lavar, faça massagens suaves no couro cabeludo usando as pontas dos dedos. Isso vai ativar a circulação sanguínea, fazendo com que mais nutrientes e oxigênio cheguem ao local e estimulem o crescimento natural do cabelo.

Além disso, a limpeza vai permitir a absorção melhor dos produtos como condicionadores ou máscaras de hidratação, por exemplo. Porém, a técnica não deve exceder mais do que 2 vezes por semana para evitar agredir o couro cabeludo com uma esfoliação constante.

Açúcar para hidratar o cabelo

Há várias receitas na internet que sugerem uma hidratação com açúcar e máscara hidratante para potencializar o uso da máscara. Mas, na verdade, como o açúcar ajuda a limpar o couro cabeludo e não é capaz de promover uma hidratação e selagem das cutículas diretamente.

O ideal é combinar o açúcar no cabelo com produtos que tenham essa função, assim, ele desempenha a função de limpeza, enquanto os outros ingredientes são melhor absorvidos para promover uma hidratação mais profunda.

Para isso, algumas receitas de hidratação incluem misturas de açúcar com maizena, leite e azeite, entre tantas outras opções.

Hidratação com açúcar e maizena

A hidratação de maizena no cabelo com açúcar é capaz de alisar os fios, além de hidratar. Basta misturar 2 colheres de sopa de maizena com 1 colher de sopa de açúcar cristal, mascavo ou demerara, 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de creme hidratante de sua preferência.

Outra opção envolve misturar 1 colher de sopa de maizena com 1 colher de sopa de açúcar cristal, mascavo ou demerara, 1 colher de creme hidratante de sua preferência, 100 mL de leite e 3 gotas de um óleo vegetal como o azeite ou o óleo de coco, por exemplo.

Em ambos os casos, é necessário dissolver a maizena em um pouco de água em fogo baixo até que a mistura engrosse. Em seguida, deixe esfriar e incorpore os demais ingredientes.

Depois, é só aplicar o creme nos cabelos limpos e levemente úmidos espalhando bem mecha por mecha. Em seguida, enrole os cabelos em uma toalha úmida ou touca térmica e deixe agir por 20 minutos a 1 hora dependendo do efeito hidratante desejado. Quanto mais tempo deixar, melhor. Por fim, enxágue os cabelos com água fria e finalize como de costume.

Hidratação de leite com açúcar no cabelo

O leite é muito benéfico para os cabelos, pois contém vitaminas e minerais como a vitamina A, vitamina B12, vitamina D, potássio, cálcio e fósforo, além de proteínas e gorduras que ajudam a hidratar e condicionar os fios, deixando-os até mais lisos.

Para a receita, misture 1 colher de sopa de açúcar mascavo, cristal ou demerara com 4 colheres de sopa de leite e 1 colher de sopa de creme hidratante.

Antes de aplicar a mistura, lave os cabelos, retire bem a umidade. Depois, aplique a mistura em todo o comprimento do cabelo, envolvendo todos os fios com uma toalha ou touca térmica, deixando agir por ao menos 30 minutos. Em seguida, é só enxaguar e pronto.

Hidratação com açúcar e azeite no cabelo

O azeite no cabelo também proporciona diversos benefícios para os fios, que incluem hidratação, diminuição de caspas, pontas duplas, maciez, força e brilho. Para a receita, basta misturar 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem com 1 colher de sopa de açúcar mascavo, demerara ou cristal e 2 colheres de sopa de creme hidratante.

Depois de misturar bem todos os ingredientes, aplique nos fios úmidos previamente limpos em todas as mechas e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Para potencializar os efeitos, envolva o cabelo em uma toalha úmida ou em uma touca térmica.

Por fim, lave os cabelos e passe um pouco de shampoo para ajudar a remover os resíduos de óleo e finalize com condicionador como de costume.

Hidratação com café e açúcar

O açúcar noc abelo pode ser usado com café para hidratar e estimular o crescimento.
O açúcar noc abelo pode ser usado com café para hidratar e estimular o crescimento.

Além de hidratar os cabelos, deixando-os macios e brilhantes, o café também pode ajudar no crescimento mais rápido dos folículos, além de promover a limpeza do couro cabeludo. Você pode fazer isso de duas formas diferentes, um shampoo estimulante ou uma hidratação.

Para o shampoo de café, misture três colheres de pó de café em um shampoo sem sal transparente, e lave os cabelos massageando bem o couro cabeludo, e deixe agir por 3 minutos, depois enxágue completamente.

Para a hidratação com café, misture 2 colheres de café em pó com 2 colheres de qualquer máscara, 1 colher de açúcar cristal e uma colher de óleo de coco. Em seguida lave os cabelos com shampoo e condicionador normalmente, e depois aplique a máscara deixando agir por uns 15 minutos. Depois lave com água em abundância e finalize apenas com o condicionador.

Considerações finais

O açúcar em si é eficaz apenas como um agente esfoliante, para que o couro cabeludo seja esfoliado através de uma limpeza profunda. No entanto, ele não deve ser usado com frequência e nem sozinho diretamente no couro cabeludo, para evitar que suas partículas causem danos.

Como hidratante, ele precisa ser misturado a outros ingredientes que promovam tal efeito como a maisena, o leite, óleos vegetais ou cremes hidratantes.

Qualquer que seja a sua escolha, aplicar açúcar no cabelo pode trazer muitos benefícios para melhorar o aspecto do seu cabelo, deixando os fios mais limpos, bonitos e saudáveis, além de manter a saúde do couro cabeludo e promover o crescimentos dos cabelos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.