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Açaí Benefícios e Malefícios: Conheça todos!

Conheça os benefícios do açaí e aprenda como incluí-lo na sua dieta de uma maneira saudável e equilibrada, pois não há nada melhor do que aproveitarmos alimentos naturais para criar uma dieta que supra as nossas reais necessidades, além de potencializar outros pontos importantes em nossa saúde, não é?

Para isso, preparamos um guia completo com todas as informações que você precisa para poder incluir este riquíssimo fruto no seu dia a dia. Acompanhe a seguir!

O Infográfico está no final deste artigo. Veja lá! 🙂

De onde vem o açaí?

O açaí é o fruto do açaizeiro, proveniente de uma espécie de palmeira da Região Amazônica, a Euterpe oleracea ou palmeira Juçara.

Este é um dos frutos mais importantes para os habitantes da região da Amazônia. Mas, além de ser encontrado no Brasil, também tem forte produção em países como Colômbia, Venezuela, Guianas e Equador.

A sua árvore é robusta e capaz de se desenvolver em até incríveis 30 metros de altura. A preferência da planta é por regiões mais úmidas (por isso é tão cultivada na Amazônia). Dessa maneira, é muito encontrada nas margens de rios por lá.

Esta pequena fruta, com uma estrutura mais arredondada, conta com uma coloração que varia entre tonalidades de preto e roxo, contando com um pequeno caroço e uma polpa mais escassa.

A estruturação da fruta ocorre da mesma forma que com uvas, sendo desenvolvida em cachos. Cada tronco do açaizeiro é capaz de produzir grandes e robustos cachos, sendo o máximo de quatro por árvore.

Quais suas propriedades?

O açaí é um verdadeiro complexo de vitaminas e nutrientes essenciais para a nossa saúde. Por essa razão, é muito conhecido como uma ótima opção para complementar os mais diversos tipos de dietas.

Mas, da mesma forma, precisamos ter certa cautela em seu consumo, uma vez que esta fruta é altamente calórica.

Conheça as propriedades do açaí e saiba mais sobre esta riquíssima fruta.

O nome científico do açaizeiro é Euterpe oleracea.

Fibras

Um dos grandes benefícios do açaí é em relação a sua fonte rica de fibras. E todo mundo sabe que as fibras são responsáveis por melhorar expressivamente o nosso trânsito intestinal.

Mas, além disso, elas são responsáveis por promover uma sensação de saciedade, o que nos auxilia na reeducação alimentar e na diminuição de ingestão de alimentos em excesso.

Outro ponto importante das fibras é que elas ajudam a controlar o colesterol e o açúcar presente em nosso sangue. Assim, garante uma saúde mais equilibrada.

Antioxidantes

O açaí também apresenta uma rica fonte de antioxidantes em sua composição, sendo estes responsáveis por manter o nosso corpo em equilíbrio, expulsando agentes externos que possam ser nocivos para a nossa saúde.

Assim, mantém uma proteção extra para o nosso organismo, eliminando toxinas que possam prejudicar o desenvolvimento saudável, colaborando por uma diminuição do impacto de agentes nocivos.

Vitaminas

Você poderá encontrar no açaí uma fonte praticamente inesgotável de importantes vitaminas para o nosso organismo. São elas:

  • Complexo B: As vitaminas do complexo B são responsáveis por diferentes funções em nosso organismo. Por exemplo, aumentar a nossa capacidade de proteção contra agentes externos, aumentando a nossa imunidade e diminuindo as chances de desenvolver inflamações. Além disso, as vitaminas do complexo B são responsáveis pelo desenvolvimento e “manutenção” de diversas funções metabólicas que garantem a nossa saúde.
  • Vitamina C: Todo mundo já está “careca” de saber que a vitamina C é responsável pela manutenção do nosso sistema imunológico, não é? É ela quem garante que as nossas defesas se mantenham sempre saudáveis e sempre prontas para lutar contra males e doenças que queiram atingir o nosso organismo. Além disso, a vitamina C está atrelada ao desenvolvimento saudável de nossa pele e cabelos, garantindo uma pele sempre bonita e um crescimento acelerado dos fios.
  • Vitamina E: A vitamina E apresenta potentes efeitos antioxidantes, que expulsam os radicais livres do nosso organismo. Mantendo o corpo protegido contra danos externos, desintoxicando profundamente. Além disso, promove uma proteção extra contra o envelhecimento dos tecidos e até mesmo pode ser uma aliada na proteção contra o câncer.

Magnésio

O magnésio é um importante nutriente capaz de manter a saúde dos nossos músculos e artérias em dia. Ele é responsável pelas contrações e relaxamentos dos mesmos. Sua deficiência pode causar desequilíbrios severos no corpo.

O magnésio é ótimo para a saúde dos músculos.

Fósforo

O fósforo, também presente no açaí, é responsável pela integração de nossos ossos, além de auxiliar no metabolismo muscular. O sistema nervoso também tem auxílios do fósforo em seu metabolismo, garantindo equilíbrio e saúde para todo o organismo. Este mineral só está “atrás” do cálcio, sendo o segundo mais encontrado em nosso corpo – e por essa razão, a sua ingestão é tão importante.

Proteínas

Todo mundo sabe que as proteínas são responsáveis pela construção muscular saudável. São elas que garantem uma estruturação firme e saudável do nosso organismo como um todo. Além disso, está diretamente associada ao desenvolvimento de atletas que buscam a hipertrofia.

Ácidos graxos

Os ácidos graxos atuam em diversas partes de nosso organismo. No sistema nervoso, garantem um equilíbrio. No corpo, garantem a expulsão de agentes maléficos. Diminuem a pressão arterial e até mesmo mantêm o nosso corpo protegido contra inflamações dos mais diversos tipos.

Potássio

O potássio, por sua vez, é responsável pela condução de energia em nosso organismo. Mas, além disso, graças a este mineral é que podemos ter uma boa formação de nossos tecidos e manutenção da saúde de nossas células.

Açaí faz mal para o fígado?

Existem diversas afirmações acerca dos alimentos que consumimos no dia a dia. Basta abrirmos uma revista sobre alimentação ou acessarmos um site do mesmo segmento para nos depararmos com dúvidas infinitas.

Dentre estes questionamentos, muitas vezes nos deparamos com a ideia de que o açaí, por exemplo, faz mal para o nosso fígado. Mas, por que esta afirmação seria uma verdade?

Pare e reflita: estudos afirmam que o açaí conta com uma fonte incrível e riquíssima de fibras solúveis. Estas fibras, no entanto, fazem com que haja um aumento na excreção de ácidos biliares. Ou seja, auxilia no processo do fígado remover o colesterol do sangue, garantindo a facilitação da síntese de novos ácidos e sais biliares.

Dessa forma, não existe nenhum apontamento científico que realmente conclua malefícios do consumo do açaí para o fígado.

Porém, lembre-se que sempre precisamos garantir um consumo consciente e de qualidade, que não seja em excesso, pois sabemos que tudo que é demais pode se tornar um veneno para o corpo – e não somente para o fígado.

Açaí faz mal para o estômago?

As sementes de açaí são ricas nos cristais de inulina, sendo estes cristais responsáveis pela sensação de saciedade que sentimos depois de consumirmos o fruto.

Mas, além disso, elas trabalham diretamente na melhora do pH em nosso estômago, promovendo, inclusive, o esvaziamento gástrico.

Logo, fica-nos evidente que algumas afirmações acerca do açaí fazer mal para o estômago não contam com algum tipo de respaldo científico.

Aliás, pelo contrário! Estudos afirmam que o açaí é um fruto rico em benefícios para todo o nosso corpo, e isso inclui o nosso próprio estômago. Mas, sempre partindo de um consumo consciente que não sobrecarregue o seu organismo.

Além disso, sabemos que o açaí é muito consumido com uma mistura de guloseimas e doçuras em geral. Dessa forma, algumas pessoas podem ter apresentados efeitos colaterais a partir deste tipo de consumo e, assim, acabam associando os malefícios à fruta exclusivamente, mas nós sabemos que o consumo de doces e guloseimas em geral pode causar prejuízos ao nosso organismo.

Vincular isso única e exclusivamente ao açaí não é somente um ato de falta de informação, como também certa covardia com a alimentação mais natural provinda de frutos ricos em nutrientes e minerais.

Não há evidências científicas de que o açaí faça mal para o estômago.

Açaí aumenta a pressão arterial?

O que ocorre, com o consumo do açaí, é exatamente o contrário. Os ácidos graxos presentes em sua composição são responsáveis por manter diversos pontos do nosso organismo em equilíbrio.

Dentre eles, temos a pressão arterial como um fator que se mantém mais saudável do que em casos de pessoas que não consumam a polpa do açaí.

Além disso, estes ácidos graxos também promovem ainda uma redução nas inflamações do nosso organismo, garantindo saúde, bem-estar e equilíbrio para todo o organismo.

Açaí é bom pra que? Benefícios gerais

Sim, ficou claro, até aqui, que o açaí faz bem para o fígado, estômago, pressão arterial. Portanto, existem diversos benefícios do açaí para a nossa saúde de um modo geral. Mas, para lhe exemplificar mais a fundo, elencamos 6 benefícios do açaí para o organismo.

1. Auxilia no emagrecimento saudável

O nosso corpo só mantém o metabolismo equilibrado, bem como a capacidade de eliminarmos gorduras ruins, a partir de uma alimentação saudável e rica em nutrientes, minerais e vitaminas que realmente ajam em nosso desenvolvimento.

Como o açaí é uma riquíssima fonte de vitaminas e minerais capazes de reduzir a gordura no organismo, o mesmo é altamente recomendado para quem busca um emagrecimento saudável.

Eliminando toxinas e mantendo o nosso metabolismo ativo e funcionando perfeitamente, o corpo vai eliminando as gorduras pouco a pouco.

Porém, não se esqueça que esta fruta também pode ser calórica. Ou seja, o seu consumo em excesso também pode provocar o efeito rebote em quem está querendo emagrecer.

Portanto, ela é altamente indicada para quem pratica exercícios regulares, já que promove energia para desempenhos ainda mais interessantes. Assim, prepara você de “fora para dentro”, pois você irá praticar com mais intensidade os exercícios, e de “dentro para fora”, auxiliando no metabolismo e na eliminação de gorduras.

2. Reduz o colesterol

Os antioxidantes presentes na composição do açaí também são responsáveis por melhorar os níveis de colesterol “ruim” no corpo.

Assim, pouco a pouco você nota um equilíbrio mais expressivo nas taxas de colesterol, eliminando a gordura em excesso, garantindo uma saúde às suas artérias, que além de eliminarem a gordura em excesso também contam com outros minerais responsáveis pela saúde e contrações das artérias.

3. Previne inflamações

Como já mencionamos no decorrer deste artigo, o açaí apresenta ainda importantes agentes capazes de proteger o nosso organismo, aumentando a nossa imunidade.

Consequentemente, podemos notar uma diminuição nas inflamações dos mais diversos tipos, melhorando o desenvolvimento do corpo como um todo.

4. Retarda o envelhecimento

A expulsão dos radicais livres e das toxinas que possam se alojar em diferentes partes do nosso organismo faz com que o envelhecimento seja retardado, uma vez que são estes mesmos agentes que promovem a oxidação dos tecidos, fazendo com que os mesmo percam a sua saúde e sua elasticidade e, assim, fiquem “envelhecidos” antes do tempo.

5. Previne o câncer

Os mesmos causadores do envelhecimento precoce são os responsáveis pelo desenvolvimento de diversos tipos de cânceres.

Uma vez que os mesmos são expulsos de nosso organismo, e ficam longe de nossas células, estes desenvolvimentos podem ser inibidos.

Assim, você estará protegendo o seu corpo na medida que aumenta a imunidade, e da mesma forma protegendo na medida que expulsa os agentes maléficos já presentes.

6. Previne doenças cardiovasculares

O teor de gordura que encontramos no açaí apresenta um importante fator de prevenção para doenças cardiovasculares, uma vez que é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Portanto, o seu consumo protege todo o nosso sistema circulatório e cardiovascular.

Você imaginava que o açaí tinha tantos benefícios assim?

Benefícios do açaí para a musculação

Já notamos que os benefícios do açaí são muitos. Mas, você sabia que ainda existem outros benefícios, que estão atrelados a musculação e ao dia a dia de atletas de alto impacto? Pois é! Acompanhe a seguir para saber mais.

Energia para exercícios mais intensos

Como mencionamos anteriormente, o consumo da fruta do açaí promove um aumento expressivo em nossa energia.

Assim, proporciona mais fôlego e disposição na hora do treino. E por isso ele deve ser consumido pelo menos 30 minutos antes de irmos para a academia.

Desde o primeiro consumo, você já notará uma melhora incrível no seu desempenho e, assim, poderá aumentar a intensidade dos treinos, melhorando e acelerando os seus resultados.

Construção muscular no pós treino

Além disso, as proteínas presentes na composição do açaí são responsáveis por auxiliar na construção muscular.

Ou seja, se você pretende aumentar os impactos da hipertrofia, poderá consumir uma porção de açaí depois do treino, juntamente com um bom carboidrato. Assim, você notará resultados ainda mais interessantes no seu treino.

Malefícios do açaí

O açaí pode engordar em grandes quantidades.

São mesmo muito os benefícios do açaí que fica difícil imaginar que possa nos trazer algum malefício, mas infelizmente eles existem, embora pouco conhecidos. Mesmo assim, é preciso levar isso em conta para não sair prejudicado.

Por ser um fruto rico em carboidratos, o seu consumo exagerado pode ter um efeito negativo no organismo de algumas pessoas, como aumento de peso e favorecimento do acúmulo de gordura, podendo estimular o desenvolvimento da diabetes.

Alguns estudiosos também não recomendam o seu consumo em alguns casos de pacientes com câncer, principalmente em relação à caquexia.

Para quem não sabe, a caquexia é uma das possíveis consequências do câncer, que causa inflamação crônica dos órgãos, levando o indivíduo a uma perda excessiva de peso e desnutrição.

Nesses casos, a suplementação com açaí comercial, que normalmente contém xarope de glicose, aumentou a gordura no fígado, reduziu as enzimas metabólicas da glicose e acarretou no aumento de peso e gordura corporal.

Por outro lado, outros casos tiveram um aumento do tumor.

Suplementos de açaí também costumam ser contraindicados, em casos de pessoas alérgicas e mulheres grávidas e lactantes, pois não há estudos comprovados sobre os impactos do fruto na saúde de pessoas nessas condições.

Então, podemos dizer que açaí engorda?

Justamente por ser um fruto rico em carboidratos, poderíamos afirmar sem medo que o açaí é bastante calórico. No entanto, seus carboidratos são de cadeia complexa, ou seja, de baixo teor calórico por conta da grande quantidade de fibras.

Isso estimula a sensação de saciedade por mais tempo, por isso é interessante usá-lo na dieta, com moderação e, de preferência, na versão natural.

O que acontece é que a maioria do açaí comercializado por aí possui xarope de guaraná, que aumenta o seu potencial calórico, além de deixar o sabor mais doce.

Por exemplo, 100 gramas de açaí contém cerca de 60 calorias, mas quando incluímos o xarope, o seu teor calórico aumenta para 110 calorias. Qualquer outro ingrediente que seja também acrescentado ao açaí aumentará ainda mais esse potencial calórico.

Portanto, em muitos casos, ele pode sim virar uma bomba calórica e contribuir para o aumento de peso.

Por isso, recomenda-se consumir a fruta com moderação e, de preferência, sem adicionar muito elementos igualmente calóricos, como banana, mel, aveia, entre outros ingredientes.

Açaí e o Mal de Chagas

Com o aumento no consumo do açaí em todo o Brasil, um alerta chamou a atenção dos especialistas para uma doença que, embora tenha tratamento para seus sintomas, não tem cura na fase crônica: a doença de Chagas.

No entanto, não é o fruto que causa a doença, mas uma espécie de inseto atraído por ele, mais conhecido por barbeiro, que costuma guardar em seu intestino o protozoário Trypanossoma cruzi, causador da doença.

O fato é que este inseto acaba sendo atraído pelo fruto e sendo colhido junto, sendo que uma vez moídos, fica bem mais difícil percebê-lo, por conta da pasta de cor escura resultante do processo.

Por isso, os protozoários são ingeridos durante o consumo e passam a se reproduzir dentro do organismo humano. Eles se instalam no coração e no intestino e geram as sequelas comuns da doença: problemas cardíacos, como a insuficiência, e dilatação do intestino, prejudicando a evacuação.

No entanto, isso pode acontecer com qualquer outro fruto comestível, como casos passados em que foi a vez da cana-de-açúcar infectar o caldo de cana.

O alerta fica por conta da manipulação dos alimentos, que deve ser na mais perfeita condições de saúde.

Evite assim, consumir alimentos vendidos em beira de estrada. Além disso, a única forma comprovada para prevenir a transmissão da doença é através do aquecimento da polpa de açaí a 43ºC durante 20 minutos, pois o seu congelamento é ineficiente.

Benefícios incríveis para você

Com tantos benefícios que podemos encontrar no açaí, será impossível deixar esta fruta de fora da sua dieta!

Aposte nesta alternativa natural e inclua resultados impactantes no seu dia a dia. Bom apetite!

Infográfico

Coloque este infográfico em seu site!

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