Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Abacate no Cabelo: É Bom? Como Usar?

O abacate é um dos alimentos mais versáteis que existe, podendo fazer parte de saladas, sobremesas e vitaminas, entre outros pratos da culinária. Além de delicioso, é rico em nutrientes e gorduras, sendo um verdadeiro aliado das dietas saudáveis. E como se só isso não bastasse, o abacate no cabelo vem sendo utilizado como tratamento de hidratação caseira e natural.

Por ser um ingrediente totalmente natural, o abacate no cabelo como máscara é capaz de tratar os fios, devido suas propriedades hidratantes e antioxidantes.

Além disso, ele é rico em óleos naturais, vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Com tantos nutrientes, obviamente o abacate não oferece risco algum à saúde. Pelo contrário, a hidratação de abacate é tão potente que é capaz de reverter qualquer quadro de ressecamento dos fios e acabar com as pontas duplas e frizz, restaurando os danos e devolvendo a vitalidade aos cabelos.

Gostou? Então continue lendo o artigo abaixo para aprender como fazer hidratação de abacate no cabelo e começar a se beneficiar dos seus nutrientes agora mesmo. Confira!

Benefícios da hidratação de abacate no cabelo?

O abacate no cabelo pode trazer muitos benefícios.
O abacate no cabelo pode trazer muitos benefícios.

A hidratação de abacate no cabelo é capaz de restaurar os fios ressecados, pois a fruta contém aminoácidos que revestem a fibra capilar, ajudando a reter a umidade dentro dos fios.

Além disso, seus óleos naturais, vitaminas e minerais proporcionam uma hidratação profunda para os cabelos e o couro cabeludo. Sem falar que o abacate tem capacidade de desobstruir os folículos capilares, facilitando o crescimento de novos fios.

Portanto, a hidratação com abacate no cabelo pode trazer muitos benefícios, assim como incluir a fruta na sua dieta para nutrir o organismo e mantê-lo funcionando de forma saudável. Veja todos os seus benefícios.

Abacate no cabelo repõe nutrientes após química

Normalmente, procedimentos químicos como alisamentos, tinturas e descolorações costumam danificar os fios, principalmente quando a frequência é alta. Isso porque a química utilizada para realizar esses procedimentos é bastante agressiva.

Aliada a outros fatores externos do dia a dia, como umidade, poluição e o uso das ferramentas de calor, como a chapinha e o secador, contribuem para agravar ainda mais o ressecamento dos fios.

Nesse caso, a hidratação com abacate no cabelo pode ajudar na recuperação dos fios, devido aos seus nutrientes que fortalecem as fibras capilares, devolvendo a maciez e acabando com as pontas duplas.

Leia mais: Hidratação com Vinagre de Maçã! Diversas Dicas!!

Abacate no cabelo pode entrar no cronograma capilar

Toda mulher deve ter uma espécie de agenda de tratamentos capilares. É o que chamamos de cronograma capilar, normalmente composto por três etapas – hidratação, nutrição e reconstrução.

Como o abacate é um ingrediente rico em lipídios, ele pode ser facilmente incorporado na etapa da nutrição, a fim de devolver a gordura perdida, responsável por produzir a oleosidade dos fios.

Os óleos naturais do abacate são essenciais para proteger o couro cabeludo e manter os cabelos hidratados, principalmente para quem tem os cabelos cacheados e crespos, que costumam ter mais problemas com o ressecamento.

Leia mais: Glicerina no cabelo: Como usar? Quais os seus benefícios?

Abacate deve fazer parte da alimentação

A saúde dos cabelos também depende de uma boa alimentação. De nada vai adiantar as receitas caseiras ou os melhores cosméticos, se por dentro o seu organismo não estiver fortalecido e saudável.

Para isso, a sua dieta alimentar deve incluir alimentos nutritivos, com proteínas e aminoácidos suficientes para manter os cabelos crescendo fortes e saudáveis. E o abacate é um desses alimentos rico em gorduras boas, vitaminas e minerais, capazes de combinar com uma variedade enorme de pratos ou até puro.

Receitas caseiras de hidratação de abacate no cabelo

Há várias receitas poderosas de abacate no cabelo.
Há várias receitas poderosas de abacate no cabelo.

As receitas caseiras são uma excelente opção de tratamentos de beleza. Além da maioria incluir ingredientes naturais, em geral, custam bem menos que muitos cosméticos e não oferecem riscos à saúde.

É o caso da hidratação de abacate no cabelo que é cheia de vitaminas e gordura boa, que deixam os cabelos macios, nutridos e brilhantes. O abacate pode ser utilizado sozinho ou ser combinado a outros itens, para potencializar ainda mais o seu efeito, como máscaras de hidratação e nutrição.

O ideal é combinar propriedades de aminoácidos, ceramidas e proteínas, ao abacate manteiga, que é mais macio e contém menos fibras. A seguir, selecionamos 6 receitas de hidratação de abacate no cabelo:

1 – Hidratação de abacate no cabelo tradicional

Hidratação de abacate no cabelo com mel é altamente nutritivo.
Hidratação de abacate no cabelo com mel é altamente nutritivo.

A hidratação de abacate no cabelo tradicional é muito simples e fácil de ser feita. Basta bater meia polpa de abacate no liquidificador com duas colheres de mel puro para dar uma consistência mais fácil de aplicar.

Para aplicar, lave os cabelos antes e retire o excesso com uma toalha. Com os cabelos úmidos e separe o cabelo em 4 partes e aplique a mistura, mecha por mecha, enluvando e massageando bem.

Em seguida, faça um coque no alto da cabeça, coloque uma touca de banho ou alumínio e deixe a máscara agir por 30 a 40 minutos.

Finalize lavando como de costume com shampoo e condicionador, deixando secar naturalmente ou finalizando com o secador, sem esquecer de proteger os fios com um produto termoativado.

Leia mais: Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços! Veja aqui!!

2 – Hidratação de abacate no cabelo com máscara

Essa opção de hidratação de abacate com máscara de tratamento capilar é ainda mais potente por conta dos seus nutrientes. Para fazer, basta misturar 4 colheres de sopa de polpa de abacate amassada com 3 colheres de sopa da máscara de hidratação capilar de sua preferência.

Desta vez, passe a mistura nos cabelos secos, massageando bem e enluvando mecha por mecha. Depois, deixe agir por meia hora e, em seguida, enxágue e finalize como preferir.

3 – Hidratação de abacate no cabelo com óleo de coco

O óleo de coco tem a capacidade de penetrar profundamente nas fibras capilares e repará-las de dentro para fora, acabando com o frizz e os danos causados pelo ressecamento.

Para fazer essa hidratação, misture a polpa do abacate amassada com 2 colheres de sopa de óleo de coco até obter uma pasta homogênea. Para aplicar, divida o cabelo em 4 partes e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem.

Em seguida, cubra com uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos, finalizando com uma lavagem com shampoo e condicionador.

Leia mais: Óleo de Coco para Pele, Como Usar? Antes e Depois

4 – Hidratação de abacate no cabelo com iogurte

O iogurte é outro ingrediente que tem excelentes propriedades hidratantes que, junto ao abacate, podem revitalizar cabelos secos e danificados. Se quiser, pode adicionar uma colher de mel para uma nutrição melhor ainda.

Para fazer a receita, misture 1 xícara de chá de iogurte com a polpa de meio abacate maduro bem amassado e 2 colheres de sopa de mel até obter uma consistência uniforme.

Em seguida, aplique essa mistura nos cabelos do couro cabeludo às pontas, cobrindo com uma touca de banho. Deixe agir por 20 minutos e depois, lave com shampoo e condicionador, finalizando como quiser.

5 – Hidratação de abacate no cabelo com leite

Essa receita é apenas uma variação da receita acima, substituindo o iogurte por 4 colheres de sopa de leite integral. Bata o leite no liquidificador com meio abacate amassado e 1 colher de sopa de mel.

Em seguida, aplique a mistura em todo o comprimento dos fios, deixando agir nos cabelos por 30 minutos, com uma toalha úmida e aquecida enrolada na cabeça. Depois enxágue abundantemente até retirar toda a mistura e finalize o cabelo como sempre faz.

Leia mais: Babosa no Cabelo: Como Usar? Benefícios, Antes e Depois!

6 – Hidratação de abacate no cabelo com azeite

Hidratação de abacate noc abelo com azeite é uma poderosa nutrição e umectação.
Hidratação de abacate noc abelo com azeite é uma poderosa nutrição e umectação.

Essa receita de hidratação de abacate no cabelo com azeite promove uma enorme maciez. Junto ao mel, é capaz de reduzir a perda de umidade e nutrir os fios ainda mais. Para fazer a receita, basta amassar a polpa de um abacate maduro e misturar com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 2 gotas de óleo essencial de lavanda.

Em seguida, aplique a mistura da raiz, comprimento, até as pontas, cobrindo depois a cabeça com uma touca térmica ou de banho e aguarde 20 minutos. Por fim, lave com água fria, shampoo e condicionador, finalizando depois como quiser.

Qual a frequência para as hidratações de abacate no cabelo?

A frequência com que as hidratações de abacate no cabelo devem ser feitas vai depender do estado dos cabelos. Os fios muito danificados por química, como tintura, alisamento, escova progressiva ou relaxamento, podem fazer o tratamento duas vezes por semana.

Já quem estiver apenas com o cabelo desidratado e pouco ressecado, é possível recuperar a maciez com uma única aplicação por semana. E se os seus cabelos forem oleosos, então prefira fazer a hidratação de abacate no cabelo com menos frequência, de 15 em 15 dias, evitando as raízes.

Pronto! Viu que fácil manter os cabelos saudáveis? Essas receitas de hidratação de abacate no cabelo vão manter os fios saudáveis por muito tempo e evitar que os cabelos voltem a ficar ressecados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.