23 mai - 2013

Criado por | 584 Comentários

As heroínas da vida real

As heroínas da vida real

Já falamos aqui nesse blog que, para nós, Cinderela, Bela Adormecida e Branca de Neve não são, definitivamente, exemplos de mulheres a serem seguidos. O problema é que, infelizmente, desde meninas, somos envolvidas por uma onda de contos de fadas que teimam em nos fazer acreditar que precisamos ser mulheres extremamente belas, frágeis e submissas, à espera de um príncipe encantado que chegará num cavalo branco e nos salvará de todas as dificuldades da vida. Só que, já na adolescência, percebemos que não nos enquadramos ao perfil das princesas Disney, por não querermos ser submissas, por constatarmos que príncipes não existem e por descobrirmos que o padrão de beleza imposto a nós é algo inatingível.

A notícia boa é que nem tudo está perdido. Nesta semana vimos que é possível construir um mundo fantástico, diferente e real, para servir de inspiração para qualquer garota. A divulgação do presente de aniversário inusitado e criativo da fotógra Jaime Moore para sua filha surpreendeu positivamente a todos que acreditam na força e no poder femininos. Querendo mostrar para Emma as verdadeiras heroínas da vida real, Jaime fez também uma bela homenagem a algumas das grandes mulheres que foram ícones da história. Em seu aniversário de 5 anos, a garota ganhou um ensaio fotográfico onde foi clicada representando mulheres incríveis que, mesmo sem terem conhecido Emma, interferiram positivamente na sua vida e na vida de mulheres de todo o mundo. Segundo Jaime, as princesas Disney são uma “fantasia pouco realista para a maioria das meninas”. A intenção foi mostrar a Emma quantas mulheres especiais passaram pelo planeta e que, se ela quisesse, poderia ser tão incrível quanto elas.

Entre as escolhida estão Susan Brownell Anthony, Gabrielle Bonheur, “Coco” Chanel, Amelia Mary Earhart, Helen Keller, Valerie Jane Morris Goodall e, por fim, a própria Emma como a futura presidente dos EUA.

Confira as fotos:

Susan Brownell Anthony

Professora feminista, sufragista e reformista estadunidense que, junto com Elizabeth Cady Stanton, ficou conhecida por sua luta pela igualdade da mulher no direito à educação, ao trabalho e ao voto. Foi também uma ativa defensora da abolição da escravatura.

“Esqueça as convenções, esqueça o que o mundo pensa sobre você sair do seu lugar; pense os seus melhores pensamentos, fale as suas melhores palavras, trabalhe as suas melhores obras, peça aprovação à sua própria consciência. Eu prefiro fazer história a escrevê-la. Fracassar é impossível.” (Susan Brownell Anthony)

Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa. Suas criações influenciaram a moda mundial. Revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19.

“Para ser insubstituível, uma pessoa deve sempre ser diferente. – A vida não é para você se achar, é para você se criar. – Uma garota deveria ser duas coisas: quem e o que ela quiser.” (Coco Chanel)

Amelia Earhart

Pioneira na aviação nos EUA e defensora dos direitos das mulheres. Foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar. Desapareceu no oceano Pacífico enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo.

 

 “De vez em quando as mulheres deveriam fazer por si mesmas o que homens já fizeram – eventualmente, o que homens não fizeram – estabelecendo a si mesmas como pessoas, e quem sabe encorajando outras mulheres a uma maior independência de pensamento e ação. Essa ideia foi uma das razões que contribuíram para que eu quisesse fazer o que eu queria tanto fazer.” (Amelia Earhart)

Helen Keller

Célebre escritora, filósofa, conferencista e ativista política, perdeu a visão ainda nos primeiros meses de vida. Ficou famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Também foi membro do Partido Socialista dos EUA e militou pelo sufrágio feminino e pelos direitos dos trabalhadores.

“Tenha uma atitude positiva. Não pense nos fracassos de hoje, mas no sucesso que pode vir amanhã. Vocês se lançaram em uma tarefa árdua, mas vão vencer se perseverarem, e vão encontrar alegria na superação dos obstáculos. Lembrem-se, o esforço empregado na busca do belo não se perde jamais. – O que eu estou procurando não está la fora, está dentro de mim.” (Helen Keller)

Jane Goodall

Primatóloga, etóloga e antropóloga britânica. Estudou por cerca de 40 anos a vida social e familiar dos chimpanzés na Tanzânia. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens. É mensageira da paz das Nações Unidas, fundou o Jane Goodall Institute e é afiliada ao grupo defensor dos animais Humane Society of the United States.

“Há mulheres muito fortes na minha família. Minha mãe nunca riu do meu sonho africano, mesmo que todas as outras pessoas o fizessem porque nós não tínhamos dinheiro, porque a África era o ‘continente negro’, e porque eu era uma garota. – O que você faz faz diferença, e você deve decidir que diferença quer fazer.” (Jane Goodall)

Emma

Emma como futura candidata  a presidente dos Estados Unidos.

“Deixe de lado as Barbies e as princesas Disney por apenas um momento e vamos mostrar para nossas meninas as verdadeiras mulheres que elas podem ser” (Jaime Moore)

  1. Parabéns pelo texto! Também acredito que precisamos de exemplos alternativos às princesas para emancipar nossas meninas. Crescer acreditando que é preciso ser linda, frágil e que só um homem pode te salvar é altamente opressor.

Deixe um Comentário