23 jan - 2013

Criado por | 28 Comentários

Toda mulher já nasce pronta para usar biquini

Toda mulher já nasce pronta para usar biquini

Mais uma vez uma propaganda veiculada no Brasil gera polêmica por possuir conteúdo de gosto duvidoso, pra não dizer preconceituoso. Dessa vez o motivo da discussão é o comercial de um produto da Nestlé que promete fazer emagrecer em apenas 14 dias. Até aí, tudo bem. O problema é que, logo no começo do vídeo, aparece uma moça (bastante magra) na praia vestindo uma camisa, enquanto a locutora sugere que ela não estaria “pronta para usar um biquíni”. Na sequencia, a protagonista do comercial fica sentada embaixo do guarda-sol, enquanto outras pessoas simulam estar se divertindo,  vestindo roupas de banho.

A propaganda sugere que é preciso estar dentro de um padrão de extrema magreza para poder usar biquíni e aproveitar a praia. A mensagem pode facilmente ser interpretada como preconceituosa e cabe reflexão, afinal, toda mulher nasce pronta para vestir um biquíni e, independentemente de estar ou não acima do peso, ela pode e deve fazê-lo, desfrutando seus momentos de lazer vestindo-se como achar mais conveniente.

O estímulo a uma imagem extremamente rigorosa sobre o próprio corpo é bastante apelativo e não condiz com o ideal de alimentação balanceada que é citado de forma rápida no vídeo. Quem busca alimentação saudável sabe que o exagero é sempre prejudicial à saúde.  Mensagens apelativas como esta costumam atingir pessoas que já se encontram com a autoestima baixa e estão propensas a fazer dietas radicais e nocivas.  Ao mesmo tempo, a propaganda deixa de cumprir sua função que é explicar para o consumidor como ele poderá perder peso consumindo o tal alimento, quais os reais benefícios que ele poderia oferecer, limitando-se à mensagem fútil.

E você, o que acha do comercial? Confira o vídeo abaixo e dê sua opinião!

Deixe um Comentário